Processamento de Pagamentos Ganhe agilidade no processo de pagamento online de fornecedores

Ganhe agilidade no processo de pagamento online de fornecedores

Guilherme Verdasca

Guilherme Verdasca

Talvez você ainda não tenha mensurado, mas o processo de pagamento pode ser uma das rotinas financeiras que mais levam tempo na sua empresa. Listar todos os pagamentos a fazer, negociar prazos, verificar os dados bancários, agendar os pagamentos em cada um dos bancos, fazer conferências, entre outras etapas. São muitas as atividades relacionadas a esse processo. 

Por isso, buscar maneiras de ganhar agilidade precisa fazer parte dos seus objetivos. Afinal, você não quer que sua equipe perca tempo com tarefas repetitivas, enquanto poderia se dedicar a atividades estratégicas para o negócio, certo?

Sabendo dessa relação entre o processo de pagamento e a necessidade de um longo tempo de dedicação, trouxemos algumas dicas para você ganhar agilidade.

3 ferramentas para ganhar tempo no processo de pagamento online

1. Ferramenta de gestão e processamento de pagamentos

Uma das formas mais simples de ganhar agilidade no processo de pagamento é contar com uma ferramenta de gestão e processamento automatizada. Ela será responsável por automatizar as tarefas repetitivas nesse processo, como lançar um a um dos dados bancários para fazer pagamentos em bancos diferentes. Essa é uma atividade que, se feita por uma pessoa, possivelmente pode acarretar falhas de digitação, por exemplo.

No entanto, com a ajuda dessa solução, não será mais preciso fazer isso manualmente. O próprio sistema assume essa função, tornando a tarefa bem mais rápida e permitindo que sua equipe dedique mais tempo a outras atividades na empresa.

É importante que você escolha uma ferramenta de gestão e processamento de pagamentos que possibilite importar suas planilhas de controle ou ainda que possa ser integrado diretamente ao seu sistema financeiro. Busque por uma solução que realmente ofereça agilidade para o seu dia a dia.

2. APIs

As APIs são recursos que facilitam muito no quesito agilidade. Elas possibilitam que várias funcionalidades que não estejam disponíveis por um sistema de gestão sejam integradas. A facilidade está em não precisar transportar dados manualmente de um sistema para outro, porque o tráfego de dados é em nuvem e em tempo real, tornando o processo, além de mais ágil, mais seguro.

Por exemplo, se você já usa um sistema de gestão para o financeiro da sua empresa e esse sistema não possui funcionalidade para pagamentos online, é possível integrar a ele uma ferramenta que tenha essa função por meio de uma API.

Ou seja, a integração dos sistemas através de APIs permite que os processos sejam realizados sem intervalos ociosos. E isso é possível porque a ligação entre eles é aperfeiçoada.

3. Plataforma para comunicação com fornecedores

Uma parte importante do processo de pagamento é fazer o contato com os fornecedores, que, de certa forma, leva tempo. São muitas as ações para serem comunicadas e também é grande o número de empresas para enviar e receber registros e documentos.

Para acelerar a realização dessas atividades, é importante padronizar a comunicação. Isso minimiza a ocorrência de falhas e melhora o desempenho das tarefas. Para isso, você pode contar com uma plataforma virtual para o coleta de informações de seus fornecedores, o que torna o processo mais ágil e efetivo. Depois de coletada essas informações a sua plataforma de cadastro de fornecedores vai poder fazer análise dos documentos e também a validação de dados bancários.

É importante considerar que o processo de pagamento envolve uma série de tarefas e, para administrar tantas atividades, é importante adotar medidas para ganho de agilidade. Com uma plataforma de envio de e-mails que seja adequada às necessidades da sua empresa, você pode facilitar a gestão de dados, além de simplificar e padronizar a comunicação com os fornecedores.

O que sua empresa pode alcançar a partir dessa agilidade?

Ter profissionais mais capacitados

Ao agilizar o processo de pagamento na sua empresa, você certamente conseguirá reduzir custos com um profissional (ou até mais) dedicado exclusivamente a realizar as tarefas manualmente. Sendo assim, você não precisa mais contar com profissionais operacionais para essa atividade, podendo investir em novas habilidades mais importantes para o crescimento do negócio.

Então, invista em capacitações que permitam à sua equipe se desenvolver. Conhecimento nunca é demais e, dessa forma, não só a empresa ganha, mas os colaboradores e os clientes também. 

Tirar projetos do papel

Outro importante ganho com a agilidade proporcionada pelo processo de pagamento online é a possibilidade de colocar projetos em prática. Sabe aquele projeto que você fica adiando por falta de tempo? Então, com menos atividades manuais para fazer, você finalmente terá o tempo necessário para tirar esses projetos do papel.

Tendo também uma equipe com perfil estratégico, aproveite para incentivá-la a trazer novas possibilidades para a empresa. Aqui cabe investir em programas que fomentem uma cultura de inovação para a área financeira.

Ganhar escalabilidade

A partir do momento em que você implanta um processo de pagamento mais eficiente na sua empresa, sua vantagem competitiva no mercado aumenta e, consequentemente, aumentam também suas chances de escalabilidade.

A longo prazo, um processo que economiza algumas horas pode economizar muitos dias, tempo suficiente para que você se dedique a expandir sua base de clientes, adentrar novos mercados, desenvolver novos produtos e serviços e muito mais. Assim, crescem as oportunidades de crescimento para a sua empresa.

Agora que você conhece as vantagens de ganhar agilidade no processo de pagamento online, saiba mais sobre as possibilidades das APIs para os seus processos financeiros. Temos um conteúdo completo sobre assunto.

Ir para material completo sobre APIs