Gestão Financeira Gestão de pagamentos sem falhas com uma solução eficiente

Gestão de pagamentos sem falhas com uma solução eficiente

Fernando Nunes

Fernando Nunes

Quando uma empresa precisa realizar muitos pagamentos, e os faz de forma manual, é comum ter falhas e atrasar a conclusão da operação, sem falar na possibilidade de fraude. Afinal, são inúmeros detalhes a serem observados: conferir dados bancários, verificar valores, checar datas, dar baixa no contas a pagar, enviar comprovantes etc. Fazer essa gestão de pagamentos manualmente, portanto, dá um enorme trabalho e pode gerar muita dor de cabeça para a equipe do financeiro.

O caminho para se livrar desses problemas, e ainda contar com uma série de benefícios, é automatizar o processo por meio de uma solução eficiente, como o sistema de gestão de pagamentos da Transfeera.

Neste artigo, vamos explicar como este tipo de solução pode ser útil para a gestão de pagamentos da empresa, contribuindo para minimizar as falhas e os atrasos, tão comuns em negócios que precisam realizar um grande número de transferências bancárias. Saiba mais!

Como um sistema de gestão de pagamentos pode reduzir falhas e atrasos?

Tornando os processos automatizados

O primeiro e mais notável benefício de um sistema de gestão de pagamentos é a automação de processos, que torna as tarefas muito mais fáceis e ágeis. Todas as atividades que envolvem o processo de contas a pagar, tão repetitivos e demorados se forem realizados manualmente, passam a ser feitos de forma simples. Essa praticidade garante que menos falhas ocorram, além de evitar que prazos sejam perdidos também por esquecimento ou por excesso de trabalho.

Enviando comprovantes de pagamento automaticamente

Na sua empresa, um pagamento já foi realizado em duplicidade? Isso pode acontecer com certa frequência se o número de operações for grande e se o envio de comprovantes aos favorecidos for manual. Dependendo do intervalo entre o pagamento e o envio do comprovante, o fornecedor pode cobrar um pagamento que já foi realizado e ele ser feito novamente por engano.

Por isso, é importante contar com um sistema de gestão de pagamentos que possibilite o envio dos comprovantes automaticamente, avisando o favorecido sobre a realização do seu pagamento imediatamente após a confirmação da transação. Isso reduz, inclusive, o número de chamados que a empresa recebe de fornecedores buscando informações sobre as transferências.

Garantindo segurança para a gestão de pagamentos

Uma solução de gestão de pagamentos é essencial para garantir a segurança das operações online. A Transfeera, por exemplo, utiliza a mesma tecnologia dos sistemas bancários, que geralmente é usada no internet banking. Todos os dados são criptografados do início ao fim do processo, garantindo que nenhuma informação da empresa seja visível.

Além disso, a Transfeera conta com gerentes de contas dedicados. Cada usuário tem o acompanhamento de um profissional, que é responsável pela segurança e pelo sucesso das transferências, estando sempre à disposição para atender se a empresa precisar de algo. E, caso aconteça algum erro no pagamento ou exista alguma dúvida sobre a veracidade das informações fornecidas, a Transfeera assegura que o dinheiro retorne imediatamente para a conta da empresa.

Fazendo validação de dados bancários

Uma das ocorrências que mais causam falhas na gestão de pagamentos é a de dados informados incorretamente no momento da tentativa de transferência bancária. Adotar uma solução automatizada assegura que esses dados sejam verificados antes da transação, evitando que a tentativa seja realizada se houver alguma divergência.

A solução da Transfeera, por exemplo, faz uma validação dos dados bancários, por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ, para saber se os dados dos favorecidos estão corretos. Essa conferência garante que o dinheiro será entregue para o destinatário correto, evitando que vá para uma conta existente na instituição bancária, mas cujo titular não seja o do CPF/CNPJ desejado. Evita ainda que a tentativa de transferência seja realizada caso os dados não correspondam a nenhuma conta existente, já que o banco não devolve o valor da tarifa de TED ou DOC, mesmo que a transação não tenha tido sucesso.

O site de financiamento coletivo Vakinha, por exemplo, passou a usar a solução da Transfeera para a realização dos pagamentos aos usuários da plataforma e obteve uma redução de mais de 50% dos erros em transações bancárias decorrentes de dados divergentes.

Saiba mais como a solução da Transfeera também pode ser útil para a sua empresa, melhorando os resultados e reduzindo custos. Entre em contato com nossos especialistas!