Gestão Financeira
Relatórios financeiros: como ter uma visão geral de pagamentos

Relatórios financeiros: como ter uma visão geral de pagamentos

Para que uma empresa consiga orientar melhor a sua gestão, os relatórios gerenciais são essenciais, especialmente os relatórios financeiros, que são ferramentas indispensáveis para direcionar as tomadas de decisões nos negócios.

Afinal, são capazes de dar um panorama sobre a saúde financeira da empresa, a taxa de inadimplência e a possibilidade de investimentos, por exemplo.

No entanto, mesmo sabendo da grande relevância dos relatórios financeiros para o sucesso do negócio, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre como usá-los e até mesmo deixam de analisá-los por falta de conhecimento.

Por isso, trouxemos neste artigo as principais informações que é preciso ter sobre relatórios financeiros, como eles podem ser úteis no dia a dia das empresas e qual é a melhor maneira de obtê-los para uma gestão eficiente do negócio.

Confira para se apoderar desse conhecimento e tomar melhores decisões na sua empresa.

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

O que são relatórios financeiros?

Os relatórios financeiros são a junção de dados de determinada atividade ou transação em um determinado período. Por exemplo, o fluxo de caixa é um relatório financeiro que une os registros de contas a pagar e a receber.

A partir dos relatórios financeiros, é possível obter informações relevantes para nortear tomadas de decisões. Sendo assim, a empresa precisa fazer registros precisos de dados. Do contrário, os relatórios não serão fiéis e não fornecerão indicadores confiáveis sobre a situação financeira da empresa.

Por exemplo, a empresa registra o total de faturas enviadas e a quantidade de faturas não pagas. A partir desses dados, poderá extrair a taxa de inadimplência, que é um indicador que revela o percentual de clientes inadimplentes.

Ou seja, são coletadas métricas, que são os dados brutos, e, a partir delas, é possível calcular os KPIs financeiros, por meio dos quais o gestor do negócio poderá colher informações.

Leia também: Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

Relatórios financeiros mais relevantes

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o relatório financeiro de entradas e saídas de dinheiro da empresa. Quando acompanhado com frequência, possibilita uma gestão estratégica, evitando prejuízos.

Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)

O DRE é um relatório que mostra os resultados de determinado período do negócio. Diferente do fluxo de caixa, que apresenta uma visão rápida da situação financeira e pode ser usado em curtos períodos, o DRE é utilizado ao final de um período maior, por exemplo um semestre ou um ano.

Planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é um relatório geralmente gerado a cada seis meses, comparando resultados entre períodos. A partir dele, o gestor tem a possibilidade de planejar o orçamento disponível para despesas e investimentos futuros.

Contas a pagar e contas a receber

Com um relatório de gestão de contas a pagar e contas a receber, é possível ter controle de pagamentos em determinado período, além dos valores que estão para entrar no caixa, como as compras parceladas pelos clientes.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um registro de todas as movimentações financeiras da empresa em determinado período. Para esse relatório, são considerados ativos, passivos e patrimônio líquido do negócio.

Conteúdos Relacionados:

Como gerar relatórios financeiros?

Para gerar relatórios financeiros, é necessário que a empresa registre as atividades e as transações financeiras do negócio.

Com esses dados, o gestor pode extrair os indicadores de que precisa para ter uma visão detalhada do cenário e definir quais decisões ele deve tomar.

O processo é o seguinte:

  • Definir os indicadores que serão analisados;
  • Estabelecer métricas que vão calcular esses indicadores;
  • Organizar as métricas e os indicadores em um gráfico para facilitar a visualização do cenário analisado;
  • Fazer análises;
  • Tomar decisões.

Quando a empresa ainda não conta com um sistema de automação financeira, é possível gerar relatórios financeiros usando planilhas, que é a forma manual e menos segura de extrair essas informações.

No entanto, quando a demanda é maior, ter um bom gerenciador financeiro é essencial para a geração de relatórios. Um software tranquiliza a gestão, uma vez que é preciso apenas registrar os dados e o sistema gera os relatórios financeiros automaticamente.

Como otimizar a geração de relatórios financeiros?

Para que a empresa mantenha sua saúde financeira e possa crescer, é necessário realizar o monitoramento e a análise desses relatórios financeiros, até mesmo para que seja possível projetar ações estratégicas.

Portanto, não há gestão eficiente sem relatórios financeiros. Sendo assim, é importante que a empresa disponha de ferramentas que permitam gerá-los de maneira mais fácil e rápida.

Uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos, por exemplo, é uma saída para automatizar tarefas e gerar relatórios específicos.

Um sistema de pagamentos que oferece esses relatórios de forma automatizada é a Transfeera. Além de gerar relatórios financeiros para o gestor saber como está a eficácia dos pagamentos, o sistema também é eficiente para reduzir o custo operacional e os gastos com tarifas bancárias da empresa.

A solução dispõe de validador de contas bancárias, que é capaz de ajudar a corrigir dados incorretos nas transferências realizadas pela empresa e, com isso, minimizar as perdas por pagamentos errados.

Quem já se beneficia desse sistema é o Vakinha, maior site de financiamento coletivo do Brasil, que reduziu em mais de 50% os erros nas transações de repasse de dinheiro arrecadado pelos usuários. Saiba mais sobre como a Transfeera ajudou o Vakinha conferindo o case completo:

Banner Vakinha

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!