Pagamentos

Boleto QR code: como usar o boleto com Pix na prática?

Boleto QR code: como usar o boleto com Pix na prática?

Para quem tem um negócio online, uma coisa é certa: quanto mais opções de pagamento oferecer para o seu público, maiores serão as chances de vendas. O problema, para a empresa, é que existem formas como cartão de crédito e boleto bancário que levam um certo tempo para compensar.

O mesmo não acontece com o Pix, cuja compensação é praticamente instantânea. Mas, e se unirmos a velocidade do Pix com um dos meios de pagamento mais antigos do Brasil (e ainda sendo usados)? É aí que temos o Boleto QR Code, que no mercado costuma ser chamado também de Bolepix.

Para saber como funciona esse serviço e como adotá-lo na sua empresa, continue na leitura deste conteúdo.

O que é boleto QR Code?

O boleto QR Code nada mais é do que o boleto como o conhecemos, com o acréscimo de um QR Code (abreviação para Quick Response Code, que em português significa Código de Resposta Rápida), o qual recebe pagamento via Pix.

Para entender o motivo de seu surgimento, basta analisarmos como anda o mercado hoje. Cada vez mais, clientes e empresas querem agilidade e eficiência nos pagamentos, sem perder a segurança.

O boleto com QR Code tem a vantagem de apresentar essas 3 características (agilidade, eficiência e segurança) em um dos meios de pagamento mais tradicionais no Brasil e ainda em uso. Assim, tanto para quem paga quanto para quem recebe, a transação ocorre em questões de segundos.

Colocando em outros termos, trata-se de uma alternativa de pagamento versátil que une a familiaridade dos boletos e a praticidade do QR Code com a velocidade e segurança do Pix. Outros benefícios dessa forma de pagamento são:

  • Pagamento realizado quase instantaneamente, evitando, assim, a espera da compensação;
  • A análise e conferência é feita de modo automático;
  • O usuário pode pagar de qualquer lugar e não precisa digitar nenhuma informação;
  • Integração via API com o banco;
  • Validado pelo Bacen;
  • Emissão e envio automático para os clientes.

Leia também:

Como funciona o boleto QR code?

O funcionamento de um QR Code boleto é bem simples. Tudo o que o cliente precisa fazer é:

  1. Entrar no aplicativo do banco;
  2. Ir na opção de pagamento por Pix;
  3. Selecionar a leitura de QR Code”;
  4. Apontar o dispositivo móvel para que ele faça a leitura do código.

Logo em seguida, o usuário tem na tela as informações do pagamento, para conferir se está tudo certo. Assim que der o “ok”, a transação é confirmada. O processo é rápido e ocorre em questões de segundos.

Destacamos ainda que o QR Code é como se fosse um atalho para a chave Pix. Desse modo, quando um pagamento é efetuado, ele cai diretamente na conta do destinatário.

Para a empresa o boleto com QR code pode ser uma vantagem, pois a compensação do Pix é instantâneo e não demora 3 dias úteis como os boletos tradicionais.

Como gerar um boleto com QR Code?

Para gerar um boleto QR Code você pode contratar uma instituição financeira como a Transfeera que garante segurança e tecnologia na geração dos boletos..

O ideal é contar com um sistema que possibilite também o controle financeiro e faça os registros das entradas e saídas de pagamentos.

Outra opção é utilizar o próprio aplicativo da instituição financeira para a geração do boleto com Pix. Dependendo da instituição, é possível gerar boletos em lote ou personalizados. Cada caso/solução deve ser avaliado para saber se a empresa disponibiliza a solução via plataforma ou integração com API para facilitar o dia a dia.

Contudo, reforçamos que com um sistema de pagamentos o financeiro ganha em redução de custos e na agilidade e transparência dos processos. Se você tem dúvidas sobre como funciona uma plataforma de pagamentos, assim que terminar de ler este artigo, acesse o conteúdo:

É possível pagar um boleto com QR Code pelo celular?

Mais acima explicamos como pagar um boleto QR Code, mas para você não ficar com dúvidas, sim, é possível fazer o pagamento pelo celular.

Todavia, entenda que para isso é necessário que o usuário tenha o aplicativo do banco instalado no dispositivo. No tópico “como funciona o boleto QR Code” esclarecemos para você.

Quais aplicativos posso usar para ler o QR Code de um boleto?

Para ler o QR Code de um boleto e fazer o pagamento via Pix, é necessário abrir o aplicativo do banco no dispositivo móvel com acesso à internet. Ao fazer isso e realizar o pagamento, o dinheiro sai diretamente da conta de destino e cai, em questão de segundos, na conta do beneficiário.

Além dos aplicativos das instituições bancárias, existem os apps disponíveis tanto para Android quanto para iOS. Nesse caso, verifique a reputação de cada aplicativo antes de fazer o download e começar a usá-lo.

É seguro utilizar o boleto com QR Code para fazer pagamentos?

Fazer pagamentos via Pix por meio de boleto com QR Code é uma opção segura. O principal ponto é que os dados do código são criptografados, impedindo, assim, que eles sejam roubados.

O segundo é que todos os dados de transações via Pix passam pelo Sistema Financeiro Nacional e pelo sistema do Banco Central.

Mas se mesmo assim você tiver dúvidas quanto à segurança, saiba que o Bacen está sempre trabalhando em melhorias para levar robustez de mecanismos e medidas para garantir a segurança das movimentações realizadas pelo Pix.

No entanto, para levar ainda mais segurança ao processo, vale sempre tomar alguns cuidados que devem ser considerados tanto pelas empresas quanto pelos seus clientes. Aliás, como segurança nunca é demais, uma sugestão que damos é educar seus clientes a ficarem atentos sempre que forem realizar um pagamento.

Abaixo compartilhamos algumas questões para levar em consideração:

  • Verificar as informações do boleto antes de confirmar a autorização;
  • Jamais clicar em links suspeitos;
  • Manter o dispositivo seguro e os aplicativos atualizados;
  • Evitar redes Wi-Fi pública;
  • Sempre que ficar em dúvida, entre em contato com o emissor do boleto pelos canais oficiais.

Para saber mais sobre a segurança do Pix, não deixe de ler:

Existe uma data de vencimento específica para o boleto com QR Code?

Os boletos com QR Code são como os boletos tradicionais com código de barras. Isso significa que o emissor é quem define a data de vencimento da cobrança.

Dessa maneira, cada boleto tem uma data específica, a qual é indicada no documento ou no próprio aplicativo para leitura do código.

Como acompanhar o pagamento de um boleto com QR Code?

Monitorar o pagamento de um QR code boleto depende muito do aplicativo ou solução sendo utilizado. Geralmente, é possível saber se o mesmo foi pago, está em atraso ou a receber em uma seção equivalente a “Pagamentos”.

É possível também acompanhar a transação no site ou app da própria instituição bancária. Lembrando que os pagamentos via Pix não demoram dias para compensar, como o que acontece com os boletos tradicionais.

Por essa razão, as confirmações de cada transação, bem como a entrada/saída do dinheiro da conta, acontecem segundos após a realização do pagamento. Inclusive, muitas plataformas de pagamento centralizam as entradas e saídas em uma única tela, o que facilita muito para o controle do financeiro.

Como oferecer o boleto QR Code para seus clientes?

O boleto QR Code é uma solução moderna para um meio de pagamento tradicional. Com a Transfeera você pode oferecer aos seus clientes a opção de pagar via boleto com código de barras ou no QR Code do Pix.

Caso o seu cliente opte pelo código de barras o dinheiro estará disponível em até 1 dia útil. Se a escolha for via QR Code, o recebimento do valor é em tempo real, a qualquer hora ou dia da semana, assim que o pagamento for confirmado. Em ambos os casos, você elimina os 3 dias de compensação do boleto tradicional.

A solução é integrada via API no sistema com notificação de pagamento automática, sem precisar gerenciar arquivos de remessa e retorno. Além disso, oferece vantagens como:

  • Gere quantos boletos precisar e pague apenas os boletos confirmados;
  • Não espere horas para enviar o boleto para o seu cliente (registro instantâneo);
  • Liberdade para determinar juros e multas de cada título;
  • Receba notificações via API para cada novo pagamento.

No vídeo abaixo apresentamos a solução boleto com QR Code da Transfeera:

Conclusão

O pagamento de boleto com QR Code reflete o avanço das soluções financeiras digitais e reforça a busca por oferecer aos clientes uma experiência mais fluida e eficiente. Como você viu aqui neste artigo, empresas e clientes têm benefícios ao optar pela modalidade.

Do lado dos negócios digitais, há a redução da compensação dos pagamentos, o que resulta em uma melhor e mais eficiente gestão do fluxo de caixa. Já olhando para os clientes, eles têm a praticidade e agilidade que o Pix oferece, mas utilizando o boleto.

A tradução disso é aumento nas vendas, redução da taxa de abandono de carrinho e satisfação dos clientes.

Conte com a Transfeera para oferecer aos seus clientes mais uma forma de pagamento e, de quebra, tenha todas as vantagens da nossa infraestrutura de pagamento, como:

Clique no banner e conheça agora mesmo a solução de boleto com QR Code da Transfeera!

Produto - boleto com QR CODE

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!