A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira

Conheça o split Pix da Transfeera e ganhe agilidade nas suas transações!

Conheça o split Pix da Transfeera e ganhe agilidade nas suas transações!

Pagamentos, operações bancárias, compras, vendas, controle de estoque e sistema automatizado, são algumas das soluções que o mundo digital oferece atualmente.

Você já parou para pensar como o dinheiro de seus clientes chega até você em uma compra através de um marketplace? Sabia que esse sistema pode ser automatizado em sua empresa?

Isso tudo é possível através de um split de pagamentos ou split Pix, que nada mais é que a distribuição de um pagamento realizado em um único canal pelo consumidor.

Essa é uma operação sensível, que necessita de um prestador de serviço com uma solução prática, dinâmica e segura.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Split Pix da Transfeera? Nesse artigo, explicamos em mais detalhes o funcionamento e as funcionalidades desse recurso para um marketplace. Siga a leitura!

A importância do split Pix para marketplaces

Digamos, por exemplo, que um consumidor compre algum produto em uma plataforma de delivery. Nesse cenário, o marketplace deverá fazer a divisão do pagamento entre diversas partes. Uma parcela desse valor fica para o aplicativo, outra vai para o restaurante, outra para o entregador.

Agora imagine essa dinâmica sendo multiplicada por milhares de produtos todos os dias. Em resumo, um split Pix atua como uma forma de facilitar e otimizar essa divisão desses valores, promovendo mais eficiência nas operações financeiras do seu negócio. 

Contudo, ao utilizar um split, deve-se ficar atento a aspectos como: regulamentação, tributação, dentre outras situações. Confira abaixo detalhes desses fatores citados.

Questões regulatórias

Uma das funções do split é garantir que o gerenciamento das transações seja realizado sem o recebimento do valor em contas bancárias. Dessa forma, a solução anula o processo de bitributação, mantendo a eficiência tributária do negócio.

Nesse sentido, a bitributação é um fenômeno que pode ocorrer em marketplaces e e-commerce que vendem produtos ou serviços de terceiros.

O processo ocorre quando é necessária a transferência do valor da venda do produto para o fornecedor. Como consequência, há cobrança de impostos tanto no recebimento do dinheiro quanto no envio ao fabricante. Dessa maneira, existem dois modelos de recebimento de pagamento de um lojista no cotidiano do marketplace.

O primeiro é o marketplace intermediário de pagamentos: nesse caso, o comprador paga diretamente para a plataforma, que por sua vez repassa o valor combinado previamente ao vendedor. Geralmente, essas transações são realizadas através de TEDs e DOCs.

Em seguida, no outro grupo, temos os marketplaces que utilizam split. Nesse caso, o pagamento é repartido entre as partes envolvidas na origem da transação. Ou seja, a parcela da plataforma fica no marketplace, ao tempo que a quantia líquida do vendedor vai diretamente para ele.

Considerando esses dois modelos, podemos concluir que o segundo grupo não precisa se preocupar com regulações do Banco Central, visto que os pagamentos e a divisão de valores ficam a cargo da instituição desenvolvedora do split.

Eficiência de operações financeiras

Além de estar em conformidade com questões regulatórias, marketplaces que trabalham com um split Pix também podem aproveitar uma melhora considerável nas operações financeiras. 

Afinal, como já citamos, esses comércios contam com um volume muito intenso de transferências financeiras diariamente. Como resultado, ao contar com essa funcionalidade, o setor responsável pelos pagamentos terá maior facilidade na hora de dividir as quantias de cada compra, trazendo mais eficiência às operações financeiras.

Qualidade e rapidez na solução Pix

O Pix, ferramenta lançada em 2020, já se tornou o segundo método de pagamento mais popular no Brasil.

Após cair no gosto dos brasileiros em pouco mais de um ano de existência, essa funcionalidade ganha cada vez mais espaço nas marketplaces.

Em contrapartida, mesmo com a popularidade do Pix, muitos gestores ainda não utilizam o método em suas plataformas, o que pode trazer diversos prejuízos para o negócio.

Visando otimizar a rotina financeira de seu negócio, a Transfeera desenvolveu soluções de cash in (recebimentos) e cash out (pagamentos). Essas plataformas oferecem ao gestor mais facilidades durante as transações realizadas via Pix.

Quando somadas com o split Pix da Transfeera, essas funcionalidades podem potencializar a produtividade do setor e melhorar o gerenciamento do marketplace de uma maneira geral.

Confira abaixo como a solução Pix da Transfeera pode trazer diversos benefícios para o cash in e cash out de seu negócio.

Como funciona o Pix?

Através do Pix, tanto pessoas físicas quanto jurídicas conseguem transferir e receber valores em tempo real. Dessa forma, a ferramenta se transformou em uma alternativa muito mais rápida e eficiente quando comparada a outras formas de pagamento, como TED, DOC, boletos, etc.

Mas afinal, como a solução Pix da Transfeera pode trazer benefícios para seu marketplace? Confira em seguida:

Vantagens no cash in

Dentre as principais vantagens no cash in que a ContaTransfeera para receber pode oferecer, destacamos:

  • Transações instantâneas: o dinheiro depositado cai de maneira instantânea na conta da empresa. Esse fator contribui diretamente para manter um fluxo de caixa sempre atualizado e organizado;
  • Confirmação automática de recebimento: a cada novo valor que cai na conta, a plataforma emite um alerta, garantindo em tempo real o comprovante de cash in do parceiro nesse sentido;
  • Redução de erros: o trabalho manual sempre está suscetível a erros. A ContaTransfeera para receber automatiza o setor e garante que falhas operacionais fiquem no passado;
  • Diversas possibilidades para receber: através do ContaTransfeera para receber, o negócio pode oferecer várias possibilidades de pagamento via Pix, como chave Pix, Pix Copia e Cola ou diretamente do QR code dinâmico ou estático.

Vantagens no cash out

Já no campo dos pagamentos, destacamos  sobretudo, como principais benefícios da ContaTransfeera para pagar:

  • Possibilidade de pagar contas online: em primeiro lugar, quando queremos comprar algum produto ou serviço com saldo em conta, normalmente optamos por boletos bancários. No entanto, esse método funciona apenas em dias úteis. Além disso, ainda devemos levar em consideração o tempo para ser compensado. Com o Pix, as transações são feitas instantaneamente;
  • Redução de saques: as facilidades trazidas por métodos de pagamento online como o Pix diminuem cada vez mais a necessidade e preocupação com saques de dinheiro;
  • Restabelecimento de serviços mais ágil: interrompimentos dos serviços como luz e água por pendências nas contas podem prejudicar profundamente as finanças de uma empresa. Dessa forma, o pagamento de uma fatura em atraso via Pix será compensada imediatamente, agilizando o processo de restabelecimento do serviço.
  • Transferências instantâneas fornecendo menos dados: primordialmente, as transferências via depósito pedem muitas informações, como nome completo, CNPJ, dados bancários, etc. No caso do Pix, apenas a chave permite a realização da transação.

Como o Split Pix da Transfeera pode trazer mais facilidade e controle para suas operações?

O funcionamento do split Pix da Transfeera é muito simples e intuitivo. O primeiro passo é a disponibilização via API Pix um QRCode que conta com a informação de split. 

Esse código, por sua vez, gera automaticamente um lote de pagamentos para os diferentes envolvidos na transferência. Após o fechamento, será possível visualizar o Pix recebido e os lotes que saíram no split.

Como consequência, o gestor poderá registrar os valores pagos a cada envolvido na transação. Rápido e fácil. 

Dessa forma, é possível concluir que o split Pix da Transfeera traz para os marketplaces uma maior facilidade e controle das operações financeiras do negócio.

Portanto,  a automatização do processo de pagamentos poupa o tempo que seria gasto com a realização desse mesmo procedimento de maneira manual, permitindo que os colaboradores possam focar suas atenções em atividades mais estratégicas.

Solução via API

Um outro ponto positivo do split Pix da Transfeera é o fato dele estar integrado via API (“Application Programming Interface” ou ”Interface para Programação de Aplicativos”).

Esse conceito é caracterizado pela integração entre dois ou mais sistemas diferentes, com o objetivo principal de realizar uma comunicação interna entre eles. 

Como resultado desse processo, temos diferentes possibilidades para o negócio e novas perspectivas de melhorias nas atividades cotidianas.

Os principais benefícios que a integração entre os diferentes sistemas de pagamento traz para o negócio são:

    • Auxilia na reestruturação de sistemas internos: com a ajuda de um sistema API, ao passo que, será possível automatizar processos, o que contribui diretamente na eficiência operacional do setor;
  • Fornece uma melhor experiência ao usuário: as APIs também garantem a customização de processos. Em resumo, isso significa que os usuários podem desfrutar de uma transição mais fluida e dinâmica entre os aplicativos, melhorando a experiência de uso;
  • Conectividade com parceiros: o uso de APIs também permite que o seu negócio possa trocar dados com empresas parceiras. Digamos, por exemplo, que o seu controle de estoque seja terceirizado. Através da API, você pode integrar as informações necessárias com esse setor, checando a disponibilidade de produtos e questões logísticas de maneira geral;
  • Mais oportunidades de interação com clientes: caso o seu negócio conte com algum canal online de contato com os consumidores, a presença de API nas atividades da empresa é fundamental. Através dessas aplicações, será possível relacionar uma gama de novas possibilidades de contato, como botões para redes sociais, por exemplo.

A Transfeera oferece as soluções financeiras necessárias para seu negócio

Neste conteúdo explicamos um pouco sobre os serviços de split e pix da Transfeera.

Além dessas soluções, as operações do nosso serviço permitem a diminuição de até 94% dos custos de transações bancárias de seu marketplace.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Split Pix da Transfeera? Acesse nosso site e solicite uma demonstração com informações detalhadas sobre o assunto.

Banner Split de Pagamentos Pix

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!