A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira
Entenda como funciona o Pix em lote

Entenda como funciona o Pix em lote

Demorar mais de uma semana para fazer todos os pagamentos e ter que alocar diversos colaboradores para essa tarefa. Esse é um cenário conhecido de negócios online que realizam dezenas ou até centenas de transações manuais.

Mas, você sabia que ao fazer as transferências em lote de forma automatizada sua empresa consegue agilizar todo o processo e reduzir os erros? Além disso, que também reduz custos bancários?

Se você está interessado em saber mais, então é hora de conhecer o Pix em lote. Confira tudo a seguir:

O que são transferências em lote?

As transferências em lote ocorrem quando os pagamentos são centralizados e realizados em uma única vez. Em outras palavras, permitem que empresas paguem colaboradores, fornecedores e outras contas gerando um único arquivo.

Os objetivos das transações em lote são de agilizar a operação de cash out e tornar a equipe mais produtiva. Se a tarefa for automatizada, ainda evita erros de preenchimento de dados e atrasos nos pagamentos.

É possível fazer transferência em lote via TED ou DOC. No entanto, em termos de custos, o Pix é uma opção melhor. Além disso, como veremos, o método instantâneo de pagamentos e recebimentos possui outras vantagens.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Pix em lote

Trata-se de um recurso que possibilita às empresas fazerem pagamentos sequenciais automaticamente, utilizando o Pix. Dentre as vantagens da forma de pagamento instantâneo, destacamos:

  • Agilidade: pagamentos são processados em questão de segundos;
  • Praticidade: as transações podem ser realizadas de qualquer lugar com acesso à internet;
  • Disponibilidade: o Pix está disponível 7 dias da semana e 24 horas por dia;
  • Segurança: o Banco Central trabalha constantemente para a modernização e segurança do Pix;
  • Adesão: seu uso cresceu 1000% em 12 meses;
  • Redução de custos: as tarifas para pessoas jurídicas utilizarem o Pix para pagamentos são mais baixas do que as praticadas pelas formas de transferência TED e DOC.

Saiba mais em:

Pix no e-commerce: 9 vantagens para começar a usar

Por que fazer Pix em lote?

Realizar o Pix em lote significa agilizar a gestão de pagamentos. O meio instantâneo também traz mais competitividade à empresa.

Isso porque o financeiro deixa de perder tempo em processos lentos e passa a centralizar o processo de cash out. Quando as transações de Pix em lote ganham também em escala – conforme mostraremos mais adiante – as rotinas de pagamento são ainda mais simplificadas.

Como funciona a transferência em lote na Transfeera?

A Transfeera é uma fintech que desenvolveu uma ferramenta para auxiliar empresas que precisam fazer muitas transferências bancárias.

Para auxiliar na gestão de contas a pagar, especialmente pensando nos pagamentos em lote, o usuário pode fazer suas transferência de duas maneiras:

  • Com planilha de pagamento: nesse caso, os dados dos pagamentos devem ser exportados em uma planilha. Em seguida, é necessário importar a planilha na plataforma da Transfeera.

Veja como criar um lote de Pix na Transfeera com a planilha:

 

  • API de pagamentos: explicaremos melhor sobre isso, mas para você já ter uma ideia, com uma API é possível integrar a solução da Transfeera ao seu sistema e realizar transferências em lote de maneira automatizada.

Leia também:

Como inovar a planilha de controle financeiro empresarial

Benefícios do Pix em lote

Os pagamentos por Pix trazem as vantagens que citamos de ganhos em agilidade e produtividade, redução de custos, aumento de segurança e mais praticidade.

Contudo, para que as transações em lote ganhem em escalabilidade também, é necessário contar com aplicativo de pagamento automatizado para as transações em lote via PIX. É o caso da solução da Transfeera.

Inclusive, alguns dos resultados que nossos clientes já conquistaram com a funcionalidade de pagamentos em lote via Pix foram:

Além desses resultados, destacamos ainda quatro outros benefícios do Pix em lote realizado pela plataforma da Transfeera:

Envio automático de comprovante

A plataforma da Transfeera envia automaticamente um comprovante de pagamento a cada transação realizada.

Isso evita os esquecimentos que podem ocorrer em um processo manual, melhora o relacionamento com fornecedores e outros recebedores, e reduz os chamados de suporte.

Transações mais transparentes

Quando as transações de Pix em lote são automatizadas, sempre que houver uma falha a ferramenta já indica a razão por ela ter acontecido. Com isso, a equipe financeira pode agir rapidamente para corrigir o erro.

Ganho em eficiência

Automatizar o Pix em lote significa que a equipe financeira economiza no tempo que gastaria ao realizar o trabalho manual. O time pode, desse modo, se concentrar em atividades de mais valor agregado e que podem trazer melhores resultados.

Pagamentos realizados na data certa

O Pix em lote automatizado garante, além da agilidade e mais segurança, que as transações sejam realizadas na data correta.

Somado a isso, é possível também contar com um validador de dados bancários que evita pagamentos serem enviados para contas erradas ou inexistentes (evitando dinheiro perdido com estornos).

Como implantar Pix em lote?

É possível implantar o Pix em lote por meio de uma API de pagamentos. Ao contar com essa ferramenta, o envio de arquivos de remessa para instituições bancárias não precisará mais ser realizado manualmente.

Além do mais, a equipe financeira não precisará mais pegar o arquivo de retorno para dar baixas nos pagamentos no ERP sendo utilizado. Ou seja, o time deixa de perder tempo com atividades simples de rotina.

Outros benefícios da API de pagamentos da Transfeera são:

  • Automatização das liquidações financeiras, eliminando a burocracia de cada sistema bancário;
  • Escalabilidade e flexibilidade;
  • Integração com o marketplace ou e-commerce;
  • Acesso aos dados em tempo real, tais como status das transações e outras informações;
  • Checkout transparente;
  • Redução de custos com altas taxas bancárias para efetuar transferências;
  • E muitas outras.

Para saber mais, clique aqui e veja como ganhar eficiência em operações financeiras com a API Pix!

Material API Pix

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!