A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Processamento de Pagamentos
API de Pagamento: Automatize o Seu Financeiro – Transfeera

API de Pagamento: Automatize o Seu Financeiro – Transfeera

As empresas muitas vezes possuem rotinas financeiras que com o passar do tempo e crescimento tornam-se exaustivas. Nesses casos, os colaboradores acabam trabalhando até mais tarde para dar conta, principalmente quando envolve questões manuais como pagamentos para terceiros ou colaboradores de diferentes bancos. Nessa situação, a API de pagamentos pode reduzir o tempo gasto nessas atividades e garantir menos falhas na operação e mais segurança.

Este tipo de integração financeira traz mais agilidade na hora de consultar as ações realizadas. A API de pagamento possui uma boa experiência e possui layout de fácil usabilidade.

De acordo com um estudo realizado pela Broadcom, que entrevistou profissionais de TI de 21 países, entre eles o Brasil, 54% das empresas acreditam que o uso de APIs traz vantagens que as diferenciam dos concorrentes.

De fato, a integração via API ao sistema da empresa é a melhor maneira de aproveitar as funcionalidades de uma ferramenta de pagamento, já que com ela é possível ganhar eficiência, escala e, por consequência, competitividade.

Entenda as vantagens de ter uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos para automatizar as contas a pagar da sua empresa e como uma API de pagamento pode contribuir para que os processos fiquem ainda mais fáceis.

Continue a leitura e fique por dentro das possibilidades desse tipo de integração.

Como uma API de pagamento pode facilitar os processos?

Otimização do tempo

Você conhece aquela antiga máxima de que “tempo é dinheiro”? No mundo dos negócios, onde tudo acontece de forma dinâmica e rápida, essa frase tem seu fundo de verdade. Portanto, automatizar os processos financeiros de sua empresa pode ser um sinônimo de economizar tempo.

Fazer o pagamento diário de colaboradores e fornecedores é uma tarefa que requer bastante planejamento para que prazos não sejam perdidos. A realização manual dessas atividades, além de estar mais suscetível a erros humanos, faz com que um tempo precioso seja perdido.

Assim, a automatização de pagamentos reduz burocracias e garante que o tempo dos colaboradores seja direcionado a campos mais estratégicos.

Redução de erros

Por mais especializado que um funcionário seja em determinada área, erros acontecem no ambiente de trabalho, o que é normal. No entanto, as falhas humanas podem trazer sérios danos aos processos financeiros e para a imagem de uma empresa.

Em casos mais extremos, até prejuízos econômicos podem ser originados por um único momento de descuido. Nesse cenário, quanto mais recursos um gestor tiver em mãos para evitar erros, melhor.

Pensando nisso, a automatização de processos traz mais segurança para as atividades do seu negócio. Afinal, estamos falando de ferramentas que foram programadas para operar com níveis absurdos de precisão e efetividade. Sendo assim, as chances de eventuais falhas durante as operações são mínimas.

Status das tarefas

Acompanhar o desenvolvimento das atividades cotidianas é um fator fundamental para todo gestor que busca manter tudo sob controle. Um software poderá mostrar os status de cada tarefa, fornecendo informações importantes como prazos e andamento geral da ação.

O fácil acesso a esses dados é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos. Afinal, são eles que vão evidenciar os pontos que devem ser acelerados e falhas a serem resolvidas.

Concentração de informações

Com as inovações trazidas pelos APIs, podemos dizer que mesas lotadas de papéis, recibos e planilhas ficaram no passado.

A automatização dos processos financeiros permite que você tenha os dados referentes a pagamentos e transações em apenas um lugar. Assim, será possível localizar qualquer documento, sem perder tempo procurando em meio às pilhas de papéis.

Além disso, com as informações concentradas, os colaboradores terão mais facilidade em analisar dados e compartilhar entre eles por meio da nuvem.

Para realizar os pagamentos pela plataforma Transfeera, por exemplo, você pode importar planilhas com os dados das transferências a serem realizadas.

No entanto, a maneira mais prática e segura é integrando a ferramenta a API de pagamento ao seu sistema financeiro.

Dessa forma, os processos ganham eficiência total porque você consegue fazer tudo diretamente do sistema que já usa.

Por exemplo, a API de pagamento dispõe de webhooks, que emitem avisos quando determinada ação ocorre. Ou seja, é possível programar para o sistema avisar sempre que houver algo novo, como um pagamento que retornou.

Os dados chegam instantaneamente de uma ferramenta para a outra, sem que seja necessária a redigitação de dados e uma verificação constante, eliminando o tempo perdido com retrabalho.

Além disso, uma API de pagamento geralmente oferece gerenciamento de erros, que auxilia a empresa a identificar um possível problema na integração.

Esse é um cuidado que temos na Transfeera, mostrando total transparência a cada eventual erro na integração e sinalizamos o que cada erro significa. Confira aqui.

Por que contar com uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos?

Antes de falarmos da importância de integrar a API de pagamento ao sistema financeiro da sua empresa, é fundamental entender porque contar com uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos.

Para empresas que realizam muitos pagamentos, é essencial usar uma plataforma que automatize os processos para que não a operação não saia do controle, e a empresa toda possa crescer e escalar processos com segurança.

Um exemplo é  o AiQFome, aplicativo de delivery de comida que faz 4 mil TEDs todo mês para pagar os restaurantes. Realizar todas essas transferências manualmente, além de ser um trabalho exaustivo, não é nada seguro. Afinal, a chance de falhas é enorme.

Foi usando a nossa plataforma de pagamento, que realiza transferências em lote automaticamente e com validação de dados bancários, que o AiQFome conseguiu reduzir as falhas nas transações para menos de 3%.

Banner AiQFome

Isso porque o validador de contas bancárias da plataforma faz uma verificação completa dos dados por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ.

Se qualquer dado estiver incorreto, a solução acusa o erro e identifica qual é o possível problema, evitando estornos, atrasos e retrabalho.

Principais vantagens de uma plataforma automatizada

Mais do que garantir essa segurança para o processo de pagamento, uma plataforma automatizada também faz o envio automático dos comprovantes de transferências para os favorecidos.

Essa facilidade também contribui para um melhor relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores e para uma imagem de uma empresa organizada e de credibilidade.

Ao optar por uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos, é possível ter uma visão completa das TEDs realizadas e das que retornaram, garantindo ainda a identificação de quais dados estavam errados para poderem ser corrigidos facilmente.

Além de todas essas vantagens, as taxas de transferências são bem mais baixas do que as cobradas pelas instituições bancárias.

Portanto, adotar uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos se torna uma medida também mais econômica para a empresa.

Como fazer essa automatização com uma plataforma?

Agora que você já sabe que deve contar com uma API de pagamento, a pergunta que resta é: como fazer a automatização por meio de uma plataforma? Felizmente podemos afirmar que operar softwares de processos financeiros não é uma tarefa complicada.

Hoje as empresas oferecem a gestores e seus colaboradores diversos cursos que auxiliam no manuseio do serviço. A própria equipe de TI ou tecnologia geral da empresa é encarregada de realizar a integração da API.

A Transfeera, por exemplo, oferece um suporte via Slack e atendimento personalizado para tirar todas as dúvidas sobre a integração da ferramenta. Além disso, o CS permanece acompanhando a operação diária dos clientes.

Durante esse processo de ensino, as bases para o funcionamento da API são passadas para todos os envolvidos no setor financeiro.

O API da Transfeera garante que você crie integrações de forma fácil, otimizada e segura, valorizando os seguintes aspectos:

  • Transparência na API. Tanto a ferramenta quanto a documentação são públicas para que a integração seja facilitada;
  • Soluções tecnológicas. Todas as tecnologias Transfeera estão na nuvem e utilizam AWS, CloudFlare e criptografia de ponta a ponta;
  • Mais agilidade graças aos processos automatizados de pagamentos e cobrança via Pix;
  • Segurança. Um dos pilares das soluções Transfeera é a proteção de dados. Por isso, seguimos as políticas de privacidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), práticas internacionais do CIS (Center for Internet Security), autenticação com dois tokens e seguimos todas as regras especificadas pelo Banco Central do Brasil.

Dinamização da operação

Após conhecer os conceitos básicos do funcionamento da ferramenta, o restante é totalmente intuitivo. Sendo assim, as plataformas permitem que as rotinas de pagamentos de uma empresa tornem-se mais simples, dinamizadas e de fácil operação.

Por fim, automatizar as atividades só trará avanços para sua companhia. Uma ferramenta especializada em gestão financeira vai permitir que você:

  • Consiga centralizar contas em um único lugar;
  • Fuja das taxas bancárias, auxiliando na redução de custos;
  • Tenha informações e dados sobre a saúde financeira de seu negócio na palma da mão;
  • Evite erros humanos e falhas operacionais;
  • Potencialize a produtividade de sua equipe.

A Transfeera conta com uma ferramenta desenvolvida especificamente para facilitar as operações financeiras do seu negócio.

Com o auxílio do software, gestores poderão focar suas atenções em campos mais estratégicos, deixando a parte mecânica ser realizada por meio de automatização. Quer saber mais? Acesse esse link!

Para ter mais informações sobre como ter ainda mais segurança neste processo, confira um material completo que preparamos com as principais dicas.

Banner 11 pontos para integrar uma API de pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!