Processamento de Pagamentos
Fluxo de pagamentos: como otimizá-lo com a Transfeera?

Fluxo de pagamentos: como otimizá-lo com a Transfeera?

Lidar com diferentes bancos, pagar altas taxas bancárias nas transferências, ter retrabalho na hora de realizar pagamentos, perder tempo procurando erros em informações que não conferem, perceber, tarde demais, erros manuais na digitação de dados bancários e esquecer de enviar um comprovante são alguns dos problemas comuns no fluxo de pagamentos.

Um bom software de gestão financeira como a Transfeera, que é integrado via API com uma solução de gestão e processamento de pagamentos, pode acabar com essas e outras dores. Saiba mais a seguir!

A seguir saiba mais sobre o fluxo de pagamentos e como podemos te ajudar a lidar com essa importante tarefa.

Por que ter um fluxo de pagamentos eficiente?

Motivos definitivamente não vão faltar para te convencer a elaborar um fluxo de pagamentos eficiente.

O primeiro deles diz respeito à gestão financeira, já que o fluxo de pagamentos é a base para a tomada de decisões dos gestores da empresa. A razão é simples: ao obterem informações reais sobre as entradas e saídas do negócio eles não só acompanham a movimentação de valores; como podem direcionar esforços pensando em melhorar algum ponto ou demanda específica.

Imagine também o seguinte cenário. O varejo faz uma promoção de 2 por 1 no dia dos namorados e obtém recorde nas vendas naquele dia. No entanto, os gastos também foram bem mais altos para suprir com a demanda. Controlando as entradas e saídas, a empresa conseguiu perceber que o lucro obtido ao final foi o mesmo após um dia comum, ou seja, a promoção não foi tão interessante como parecia em um primeiro momento.  

Os benefícios, no entanto, não param por aí. Confira os principais deles a seguir.

Quais são os benefícios?

Conforme vimos, um bom fluxo de caixa pode adiantar informações relevantes sobre a saúde das finanças da empresa.

Entre seus principais benefícios podemos então destacar:

  • Planejamento e controle de entradas e saídas financeiras ao longo do período estipulado;
  •  Antecipação de decisões relacionadas a dinheiro sobrando ou faltando;
  • Avaliação prévia se os recebimentos serão suficientes para suprir com os gastos mensais;
  • Compreensão se há necessidade de ajustar os valores de venda para baixo ou para cima;
  • Antecipar se liquidações e promoções podem ser benéficas ou “um tiro no pé” naquele período;
  • Adiantar informações financeiras sobre os próximos meses e períodos, preparando o terreno para futuras decisões (como obter empréstimos ou fazer grandes investimentos, por exemplo).

Como ter um fluxo de pagamentos otimizado?

É claro que para que todas essas vantagens sejam efetivamente observadas é importante otimizar o fluxo de pagamentos, ou seja, torná-lo mais eficiente e prático no dia a dia da sua empresa.

Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas que podem auxiliar nesse sentido.

Registre tudo

Para um fluxo de pagamentos inteligente e funcional, todas as movimentações financeiras devem ser registradas no mesmo. Sendo assim, desde as entradas à saída de um valor “pequeno”, como o cafezinho diário, tudo deve ser lançado nesse fluxo de controle.

Somente dessa forma será possível conhecer – e principalmente controlar – todos os gastos da empresa. Com os recursos também se torna possível reduzir gastos que possam ser considerados “desperdício” e principalmente estabelecer uma média de gastos diários, semanais ou mensais.

Sempre verifique o fluxo de caixa

Sim, é isso mesmo que você leu. Para maior eficiência na otimização do fluxo de pagamentos, o fluxo de caixa deve ser acompanhado de maneira constante, ou seja, diariamente.

Com ele você sabe não só as entradas e saídas de cada dia, como também produtos, materiais e recursos que são utilizados ao longo dele. Assim você previne surpresas desagradáveis e ainda evita paradas por problemas internos que poderiam ter sido previstos com antecedência. 

Coordene fluxo de entrada e saída

Em resumo, as movimentações de entrada e saída devem conversar entre si. Quando alinhadas, o fluxo de caixa não sai prejudicado e as contas são sempre pagas em dia, sem atrasos.

Um exemplo relevante neste sentido é com o pagamento de fornecedores. Se as entradas financeiras estiverem alinhadas com o pagamento dos mesmos, ou seja, você recebe dos clientes e já se prepara para o próximo mês com os fornecedores, raramente você terá algum problema de falta de insumo.

Precisando de uma mãozinha em algum desses pontos? Veja a seguir como a Transfeera pode te ajudar.

Como a Transfeera pode melhorar o fluxo de pagamentos da sua empresa?

Para melhor contextualizá-lo no cenário da Transfeera, destacamos que hoje somos parceiras e responsáveis por automatizar pagamentos de mais de 500 empresas com mais de 10 milhões de transferências. A fim de mostrarmos como ajudamos essas organizações a automatizarem o fluxo de pagamentos, elencamos as soluções que oferecemos:

Pagamentos e recebimentos

A plataforma de pagamentos da Transfeera tem um objetivo especial: facilitar a rotina do contas a pagar  e/ou contas a receber para que a equipe possa atuar de modo mais estratégico. A solução oferece vantagens como:

  • Ganho de escala nos pagamentos, dando um fim às tarefas repetitivas e manuais de pagar fornecedores, clientes ou funcionários um a um e atualizar as planilhas;
  • Envio de comprovantes de transferências de entradas ou saídas para os favorecidos de forma automática;
  • Conciliação bancária com baixa automática (quando integrado via API);
  • Fácil integração ao sistema que a empresa já usa;
  • Realização de pagamentos para bancos diferentes de uma só vez, dando mais agilidade ao fluxo;
  • Redução dos custos bancários, pois oferecemos taxas menores para as operações;
  • Segurança e transparência em todas as operações dentro da API ou plataforma;
  • E muitos outros benefícios.

Ainda que seja uma plataforma para otimizar os pagamentos e recebimentos da empresa, é possível adotá-la para apenas um dos fins. Sendo assim, a solução está disponível nos dois modos, a depender das necessidades e demandas de cada estabelecimento.

Ah, e tem mais: a plataforma permite também a importação da planilha de pagamentos da empresa para que, assim, seja possível enviar lotes de pagamentos. Adicionalmente, otimiza as conferências dos pagamentos ao gerar um único arquivo com o status e os comprovantes dos valores pagos. Para pagamentos realizados por meio de Pix, faz todas as validações para verificar se o recebedor está ativo.

ContaCerta

Geralmente, quem usa a solução de pagamentos e recebimentos acaba adquirindo também a ContaCerta  para automatizar os pagamentos e reduzir erros ao pagar ou transferir dinheiro a parceiros, fornecedores e colaboradores.

A ContaCerta ajuda as empresas a evitarem possíveis fraudes, pois proporciona um registro de parceiros e faz a validação dos dados bancários e chaves Pix no cadastro do fornecedor, ou antes de efetuar o pagamento.

Além disso, com a ferramenta também é possível validar a documentação do recebedor e verificar se ela corresponde ao dono da conta. Isso já tira um peso do contas a pagar, afinal, os pagamentos para contas bancárias ou chaves Pix erradas passam a diminuir com a automatização da validação dos dados.

Teste a validação bancária na versão gratuita.

Plataforma de Recebimentos Pix

O Pix, que veio para mudar o mercado, já ultrapassa os boletos e transferências TEDs por seu valor reduzido e tecnologia. Com a solução da Transfeera, as empresas podem contar com uma ferramenta para cobrança Pix dos seus clientes, garantindo mais rapidez no fluxo de caixa, menos abandono de carrinho (nos casos de e-commerce), e mais segurança.

A solução automatiza os fluxos de pagamento e recebimento, dando mais eficiência no controle do fluxo financeiro. Uma de suas vantagens é centralizar as entradas e as saídas no ambiente financeiro da empresa. Ou seja, elimina a necessidade de ter que entrar no Internet Banking para efetuar as transações.

Graças a um API, a solução da Transfeera certifica-se que o fluxo de pagamentos e recebimentos sejam monitorados. Para cada entrada de valor na conta, o sistema emite um alerta. Isso dá ao financeiro um melhor controle do fluxo de caixa.

A ferramenta possibilita ainda a emissão de QR Codes estáticos e dinâmicos. E para completar a lista de vantagens, a solução pode ser integrada ao ERP financeiro da organização por meio de API. Isso significa que a solução não apenas automatiza o fluxo de pagamentos, como também otimiza o processo de cobrança e controla os recebimentos.

Produto - API Pix

Empresas que melhoraram o fluxo de pagamentos com a Transfeera

Agora que você teve uma visão geral de como a Transfeera atua na otimização das rotinas financeiras, gostaríamos também de compartilhar alguns resultados de nossos clientes.

Com a nossa solução, o Vakinha, maior site de doações online do Brasil e da América Latina, conseguiu reduzir em mais de 50% os erros na realização de transferências para seus usuários. Você pode entender como isso aconteceu aqui.

Banner Vakinha

Outra história de sucesso é do Aiqfome, app de delivery de comida. Como contamos em outra oportunidade, a empresa conseguiu mais eficiência nas transferências bancárias, melhor transparência no relacionamento com os clientes, escalabilidade e redução das demandas de suporte.

Já o Polen, solução que conecta empresas a causas sociais, passou a fazer quase 2 mil pagamentos por mês com a Transfeera para as instituições parceiras. O número é ainda mais surpreendente quando consideramos que, antes de utilizar nossa solução para automatizar o fluxo de pagamentos, a empresa levava um dia para efetuar cerca de 40 transferências. Para saber mais, recomendamos a leitura do case de sucesso.

Invista em uma solução para automatizar seu fluxo de pagamentos

Até aqui compartilhamos com você como a Transfeera tem trabalhado para oferecer ao financeiro das empresas uma solução 100% digital e com máximo nível de segurança. Para ajudarmos você a saber se um sistema de gestão e processamento de pagamentos trará resultados ao seu negócio, basta lembrar que nossa solução:

  • Gera economia para as empresas a cada transferência realizada entre diferentes bancos;
  • Reduz os riscos de realizar uma transferência para a conta errada ou com o valor incorreto (e reduz os gastos com estorno ou com tempo perdido para achar o erro);
  • Garante pagamentos realizados conforme programado;
  • Gera um único arquivo com todos os comprovantes e status de pagamentos;
  • Utiliza a mesma tecnologia dos sistemas bancários para internet banking, isto é, com criptografia dos dados.
  • Conta com o melhor sistema de segurança e segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conheça a plataforma de pagamentos da Transfeera. Clique aqui, tenha mais informações e solicite uma demonstração.

Produto - Pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!