A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira

Pagamento Pix: diferenças entre QR Code estático e Pix Cobrança

Pagamento Pix: diferenças entre QR Code estático e Pix Cobrança

Desde quando o Banco Central lançou o Pix, o sistema de pagamento instantâneo foi amplamente adotado em todo o país. Para se ter uma ideia, aqui na Transfeera nossos clientes fazem mais Pix do que outras formas de pagamentos, sendo mais de 10 mil processados diariamente.

Mas, você sabia que empresas que adotam pagamentos via Pix, podem fazer isso de diferentes maneiras? Isso é possível pois existem algumas alternativas de pagar com a modalidade.

A seguir, saiba quais são as formas de pagamento Pix disponíveis e entenda a diferença entre elas.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Quais são as formas de pagamento Pix?

Como fazer pagamento pelo Pix é cada vez mais usual, é importante conhecer as modalidades disponíveis. São elas:

  • Chave Pix
  • Pix copia e cola
  • Pix com dados bancários
  • QR Code

Chave Pix

A chave é um dado que permite um usuário enviar dinheiro para outro. Esse dado pode ser um e-mail, o número de telefone, o CPF/CNPJ, ou uma chave aleatória, que é uma sequência alfa numérica gerada pela instituição onde você tem conta.

Como explicamos em outra oportunidade, na prática a pessoa não precisa mais digitar o código do banco, a agência, o número da conta e o CPF/CNPJ para enviar dinheiro ou realizar um pagamento. Tudo que precisa ser feito é informar uma das chaves do receptor.

Aqui não vamos nos alongar no tema, mas caso queira entender melhor sobre as chaves do PIX, recomendamos este post com perguntas e respostas.

Pix copia e cola

O PIX copia e cola é uma alternativa oferecida por toda instituição bancária que opera o Pix. Ela converte o QR Code em um código único, o qual é facilmente copiado e colado.

O processo é bastante simples:

  • O usuário copia o código
  • Em seguida, deve colar o código no campo reservado para isso, disponível na conta bancária em que realizará o pagamento.

Das formas de pagamento Pix, esta é a alternativa para os momentos em que o usuário não consegue utilizar a câmera do celular, que é o que acontece quando faz uma compra online ou recebe uma cobrança por e-mail.

Pix com dados bancários

Uma pessoa que não tenha a chave Pix do recebedor e nem um QR Code, pode mesmo assim realizar pagamento Pix.

Para isso, basta informar os dados bancários como: agência, conta, instituição financeira de destino e outras informações que o banco julgar necessário.

QR Code

O pagamento via Pix pode ser realizado também por meio do uso de QR Codes. Entenda que ele funciona como se fosse um atalho para a chave Pix e pode ser utilizado para pagamentos em lojas ou de prestadores de serviços, por exemplo.

Desse modo, ao invés de informar a chave, basta disponibilizar o QR code ao cliente. Tão logo o código seja escaneado pela câmera do dispositivo móvel a transferência é realizada para a conta.

Existe também a opção Pix Copia e Cola. Ela pode ser muito útil nos momentos em que o usuário não consegue utilizar a câmera do celular, que é o que acontece quando faz uma compra online ou recebe uma cobrança por email.

Em situações como essas, basta copiar o código referente ao QR Code e colar no campo disponível no aplicativo da instituição bancária.

Sobre os códigos, são duas as possibilidades: a geração de QR Code estático e de QR Code dinâmico, conhecido atualmente por PIX Cobrança. Ressaltamos que o objetivo de ambos é o mesmo, ou seja, ser uma ferramenta facilitadora de cobrança. No entanto, existem algumas diferenças entre as opções.

Quais as diferenças entre QR code estático e dinâmico?

O QR Code estático pode ser usado em várias transações. Isso significa que se a pessoa ou a empresa tem um valor fixo a receber mensalmente, ela pode passar um único código que poderá ser utilizado a cada vez. A opção do QR Code estático é ideal para pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços.

Por sua vez, o QR Code dinâmico, conhecido atualmente por Pix Cobrança, é criado por venda. A fim de compreender bem sobre ele, entenda que seu surgimento está atrelado a uma demanda particular.

Mas para você ter uma boa noção das principais diferenças entre QR Code estático e dinâmico, confira a tabela:

E como funciona o Pix cobrança?

Desde que surgiu, o pagamento Pix ganhou os holofotes pelas transferências em tempo real. Mas o que acontece quando a data de pagamento é futura e não imediata?

A resposta veio na ferramenta PIX Cobrança, disponibilizada pelo Banco Central em 14 de maio de 2021. A alternativa possibilita ao emissor criar uma data de vencimento ou agendar uma cobrança. Assim, ao invés de emitir um boleto, o responsável gera um QR Code.

Como em um boleto, com o PIX Cobrança há a possibilidade de que informações além do valor sejam configuradas, tais como multas, descontos e juros. A diferença é que o pagamento cai na conta instantaneamente, ao contrário de algumas instituições financeiras que podem levar 3 dias para fazer a compensação.

Lojistas, prestadores de serviços, fornecedores e outros usuários podem encontrar muitos benefícios com o PIX Cobrança.

Banner Calculadora de Taxas Pix

Pix cobrança é seguro?

A proposta do Pix é ser um meio rápido e seguro de pagamento. Mas sabemos que a questão da segurança é algo que preocupa cada vez mais as empresas.

No entanto, tenha em mente que quando os pagamentos Pix são realizados, os dados das transações passam pelo Sistema Financeiro Nacional e pelo sistema do Banco Central. Além disso, o próprio BACEN trabalha constantemente para trazer robustez de mecanismos e medidas para garantir a segurança das movimentações Pix.

Aliás, na própria página da instituição, são esclarecidos alguns pontos sobre a segurança do meio de pagamento, o que inclui o Pix cobrança:

  1. Autenticação do usuário;
  2. Rastreabilidade das transações;
  3. O tráfego das informações das transações é feito de forma criptografada na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN)
  4. Definição de medidas que reduzem o risco de fraudes.

Também explicamos mais sobre a segurança das formas de pagamento Pix neste artigo:

Conclusão

Os pagamentos Pix são formas de reduzir o tempo que sua empresa leva para receber de seus clientes. São diversos os meios que podem ser utilizados, como chave Pix, Pix Copia e Cola, QR Code e dados bancários. Em termos práticos, isso significa que há opções para todo tipo de cliente.

Para que seu negócio virtual possa oferecer pagamentos via Pix de forma segura e ainda por cima ganhar em agilidade e outras vantagens, a plataforma da Transfeera entra como grande aliada. Dê uma olhada nos benefícios da ferramenta:

  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar sem o Internet Banking
  • Recebimento 24 horas por dia, 7 dias por semana por Pix
  • Recebimento de alerta na API a cada nova entrada de valor na conta
  • Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real
  • Emissão de QR Codes de cobrança
  • Automação de pagamentos via interface ou API
  • Integração com o ERP financeiro da empresa
  • Possibilidade de validação das informações bancárias
  • Split de pagamento Pix

Para saber mais sobre a plataforma de pagamento da Transfeera e contar com todos os benefícios do Pix de modo seguro, visite nosso site.

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!