Gestão Financeira

Antecipação de recebíveis: explore as suas vantagens e saiba quando usar

Antecipação de recebíveis: explore as suas vantagens e saiba quando usar

A situação é a seguinte: sua empresa precisa pagar os fornecedores, mas não tem dinheiro em caixa. Existem algumas opções de crédito disponíveis no mercado que podem ajudar nesse caso. Uma delas é a antecipação de recebíveis.

Essa alternativa é utilizada por muitos negócios como uma saída de curto prazo. Contudo, antes de optar por essa operação é fundamental que você conheça como ela funciona. Explicamos tudo a seguir.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma modalidade de recurso financeiro na qual empresas recebem, antecipadamente, os valores de vendas a prazo ou parceladas. Na prática, ao antecipar recebíveis a loja online consegue utilizar no presente um caixa de entrada futura.

A modalidade é totalmente legal e é realizada por um intermediário, o qual pode ser um banco, fintech, factoring ou adquirente. Para trocar o pagamento futuro por liquidez imediata à empresa, esse intermediário cobra uma taxa.

Entenda como funciona a Antecipação de recebíveis

Conforme vimos, operações de adiantamento de recebíveis podem ser realizadas principalmente por bancos, fintechs especializadas em antecipação de recebíveis e adquirentes/operadoras de cartão de crédito.

Desse modo, para solicitar uma antecipação de recebíveis é preciso contactar a intermediária, especificar os valores de vendas que serão adiantados e fornecer os documentos solicitados.

Mas, para entender com mais precisão como funciona a antecipação de recebíveis, vamos ver três formas de pagamentos: boleto bancário, online, cartão de crédito, nota fiscal e Pix.

Antecipação de recebíveis por boleto

É possível antecipar o recebimento de valores emitidos por boletos para seus clientes. O processo é facilmente conduzido diretamente por meio do banco emissor. Por exemplo, uma empresa que emite boletos em um banco X pode antecipar o boleto na mesma instituição financeira.

Contudo, existe uma outra situação possível. Imagine que uma loja virtual emita boletos no banco X, mas deseja fazer a antecipação de recebíveis no banco Y. Nesse caso, é necessário emitir uma duplicata.

Antecipação de recebíveis online

A simulação de adiantamento de recebíveis e o pedido em si podem ser solicitados de forma totalmente online, sem que a pessoa precise se dirigir a um local físico.

Para isso, basta cadastrar as informações no site ou plataforma do banco, fintech, factoring ou adquirente e enviar o que for solicitado.

Antecipação de recebíveis no cartão de crédito

Normalmente, quando um cliente faz o pagamento no cartão de crédito, o valor referente à compra leva de 30 a 45 dias para cair na conta da empresa que realizou a venda. Se a compra foi parcelada, o valor também será pago em parcelas pelas adquirentes.

Caso o negócio online queira antecipar os recebíveis, pode optar pelo modo programado ou pelo modo avulso, sendo que:

  • A antecipação programada é a opção para quem precisa do adiantamento de recebíveis frequentemente. Para isso, é preciso alterar o prazo padrão dos recebimentos
  • A antecipação avulsa é algo pontual. Nesse caso, a empresa faz o pedido somente quando precisa do adiantamento.

Para solicitar a antecipação de recebíveis, é preciso entrar em contato com a adquirente.

Antecipação de recebíveis por nota fiscal

A empresa que deseja adiantar os pagamentos pode fazê-lo por meio das notas fiscais que comprovam a venda de produtos ou serviços. Para isso, deve selecionar as NFs referentes às transações de recebimento pendentes e enviar para a instituição/empresa que fará a antecipação.

Cabe à essa instituição/empresa fazer a avaliação e definir um prazo para adiantar o crédito ao cliente (bem como informar as taxas para essa transação).

Antecipação de recebíveis no Pix

Quando um pagamento é feito por Pix, o repasse de dinheiro ao destinatário acontece em poucos segundos.

Em outras palavras, ao incentivar seus clientes a pagarem por Pix, seu negócio online não precisa solicitar antecipação de recebíveis (e, portanto, não precisa gastar dinheiro com as taxas envolvidas no processo).

Dica Transfeera: para garantir agilidade à operação e um controle ainda mais aprimorado do fluxo de caixa, você precisa automatizar os recebimentos via Pix. A solução da Transfeera se encarrega disso e torna o trabalho da equipe financeira menos operacional.

Por exemplo, a solução auxilia na conciliação bancária, pois envia um alerta a cada nova entrada de valor na conta, bem como um comprovante da transação.

Com total controle do fluxo de caixa, sua empresa consegue melhor gerenciar os recebimentos e, assim, garantir que tenha capital de giro para estar em dia com suas obrigações (e não precisar recorrer à antecipação de recebíveis).

Para saber mais sobre o que o Pix e a solução de pagamentos da Transfeera podem fazer para seu negócio, clique no banner abaixo e descubra como funciona o recebimento por Pix.

Banner solicite uma demonstração

Mas afinal, quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso que empresas podem utilizar para ter capital de giro e equilibrar as contas. Ou seja, pode ser uma opção de curto prazo para trazer um fôlego e desafogar o fluxo de caixa.

Outro benefício é que, apesar de haver a cobrança de taxas, elas são mais baixas que as cobradas nos empréstimos. O processo também é bem menos burocrático, o que dá uma certa comodidade às empresas.

Destacamos ainda que o adiantamento de recebíveis é uma maneira de ter liquidez imediata, já que a empresa recebe antecipadamente um dinheiro que iria entrar no futuro. Falando nisso, não há o risco de inadimplência, justamente porque não é preciso esperar que os clientes paguem para receber os valores devidos.

Existe uma taxa de antecipação de recebíveis?

Sim, e para você entender, primeiro é preciso saber que todo o cálculo da antecipação de recebíveis gira em torno do valor líquido da transação. Isso significa que o MDR – Merchant Discount Rate, em português Taxa de Desconto do Lojista – é deduzido do montante.

Entendido isso, destacamos que, com relação à taxa para o adiantamento do capital, cada instituição financeira pode cobrar um valor por essa operação. Ele varia conforme a bandeira do cartão, o volume das vendas, o tempo e o valor da antecipação.

Geralmente, quanto mais longo for o tempo e maior for o valor solicitado, maiores as taxas podem ser.

Destacamos que é recomendado também verificar se haverá a cobrança de impostos ou de taxas administrativas. Como comentamos, cada intermediadora funciona de uma maneira. Algumas, por exemplo, cobram tarifa de transação, de antecipação e taxa IOF.

Por isso, embora a antecipação de recebíveis possa ajudar uma empresa de diversas maneiras, essa deve ser uma ação pontual e não algo recorrente. Quando se torna uma prática, o negócio pode acabar apresentando problemas de caixa que podem se agravar.

O ideal é que o adiantamento só seja solicitado após um planejamento. A projeção do fluxo de caixa ajuda nesse sentido, pois mostrará se a empresa terá meios de cobrir o valor adiantado com as taxas.

Saiba a diferença entre Antecipação de recebíveis e empréstimo

Para responder à pergunta, vamos analisar o que significa antecipação de recebíveis. Como vimos, na prática, trata-se de uma operação na qual a empresa solicita um adiantamento dos valores que têm a receber.

Já o empréstimo é uma operação na qual pessoas físicas e jurídicas recorrem a uma instituição para solicitar recursos financeiros. Nesse caso, a pessoa ou a empresa, ao pegar um dinheiro emprestado, se compromete a devolver a quantia em um prazo determinado acrescido de juros.

Em suma, a antecipação de recebíveis refere-se a um valor que a empresa tem direito, mas decide adiantar o recebimento. Já o empréstimo é uma quantia que a empresa solicita a uma instituição financeira.

Quando a antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção?

Normalmente, um negócio decide seguir com essa operação porque precisa:

  • Cobrir imprevistos;
  • Evitar empréstimos;
  • Pagar fornecedores e funcionários;
  • Conservar a saúde financeira;
  • Melhorar o fluxo de caixa (principalmente para conseguir ter mais poder de negociação com clientes e fornecedores);
  • Realizar investimentos;
  • Cobrir operações com juros mais baixos.

O fato é que existe uma série de motivos pelos quais uma organização opta por esse recurso financeiro. No entanto, assim como qualquer outro tipo de linha de crédito (como os próprios empréstimos bancários), a antecipação de recebíveis deve ser usada por um único motivo: suprir as necessidades da empresa.

Por exemplo, imagine que esteja chegando a Black Friday e você queira atrair compradores. Para isso, seu negócio online precisa ter uma determinada quantidade de produtos em estoque, certo? Mas o que acontece se você se dá conta de que precisa reforçar o estoque, porém, não tem dinheiro suficiente em caixa?

Nesse caso, pode ser que a antecipação de recebíveis seja uma boa opção. Contudo, apesar de ser uma operação que pode dar um fôlego para o caixa da empresa ou até ajudá-la a crescer, é preciso ter cautela, pois existe um preço a pagar por essa facilidade, conforme comentamos mais acima.

Conheça outras soluções de pagamentos que podem ajudar o seu negócio

A antecipação de recebíveis é um recurso que pode ajudar sua empresa a resolver alguma questão pontual. Entretanto, é preciso cuidar para que a prática não acabe virando uma regra, pois isso significa que a gestão financeira pode estar com problemas.

Lembramos que uma maneira de contar com dinheiro logo após uma venda e, como consequência, ter fluxo de caixa para arcar com as obrigações financeiras, é oferecer o Pix como meio de pagamento e incentivar seus clientes a escolher essa opção.

Nesse sentido, contar com uma solução focada no gerenciamento de recebimentos Pix pode ser um fator fundamental na hora de organizar a gestão de pagamentos e recebimentos.

Se você quer utilizar o Pix, saiba que isso é possível com um sistema de pagamento completo e automatizado, como a plataforma de pagamentos da Transfeera. A gestão de cash in e cash out é feita pela plataforma graças a uma integração via API.

Entenda como contar com uma solução focada em pagamentos Pix pode ser um fator fundamental para ter fluxo de caixa e liquidez, e organizar a gestão de pagamentos e recebimentos! Descubra agora mesmo as possibilidades que uma API Pix oferece aos negócios. Clique no banner:

Material API Pix

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!