Processamento de Pagamentos
Sistema de pagamentos automatizado: como ele pode ajudar o seu negócio

Sistema de pagamentos automatizado: como ele pode ajudar o seu negócio

Guilherme Verdasca

Guilherme Verdasca

Transferências estornadas, longo tempo dedicado aos pagamentos de fornecedores e funcionários, gastos desnecessários com tarifas de transações que falharam. Ou seja, um setor financeiro ineficiente, de certa forma. Se algum desses problemas faz parte do seu dia a dia, sua empresa precisa de um sistema de pagamentos automatizado.

É comum que gestores se preocupem em ter um bom sistema ERP para cuidar de diversos outros processos da empresa. Porém, apesar das ótimas possibilidades com este sistema, a gestão de pagamentos precisa de uma ferramenta específica para que seja eficiente e segura.

Muitas vezes, um sistema genérico até é capaz de ajudar em algumas atividades do contas a pagar, mas não garante a automação completa do processo nem oferece uma visão geral da eficiência dos pagamentos da empresa.

No entanto, para que o processo de pagamentos realmente não seja um motivo de dor de cabeça para o negócio, é imprescindível contar com um sistema de pagamentos automatizado e voltado para esta atividade.

Neste artigo, levantamos os pontos em que um sistema vai otimizar seu negócio. Fique por dentro!

Em quais pontos um sistema de pagamentos específico contribui para a sua empresa?

Automação

A automação é o primeiro ponto que podemos destacar como benefício para a empresa ao implementar um sistema de pagamentos.

Mesmo que o negócio já conte com um sistema ERP, o processo de pagamentos é muito minucioso e é importante contar com um sistema específico para ele.

Imagine quantos erros poderiam ser evitados se a empresa tivesse uma solução automatizada para realizar todos os pagamentos em dia, sem a necessidade de informar todo mês os mesmos dados e correr o risco de alguma transferência falhar.

É importante lembrar que não são só os erros que a automação evita, mas também o desperdício de tempo com atividades repetitivas, permitindo que a empresa realize os pagamentos ocupando muito menos tempo da equipe.

Leia também: Case Polen: Quase 2 mil doações por mês transferidas para ONGs com a nossa solução

Segurança

Desde que a LGPD passou a vigorar, a segurança de dados se tornou um ponto ainda mais importante a ser monitorado pelas empresas.

É preciso estar de acordo com a lei e garantir a confidencialidade das informações armazenadas relativas aos pagamentos.

No sistema de pagamentos Transfeera, por exemplo, a operação roda 100% em cloud e com infraestrutura segura, de acordo com padrões internacionais do mercado.

Também é usado um firewall de aplicação web na frente de todos os serviços expostos para a internet , que monitora e previne ataques que possam prejudicar o sistema.

Além disso, outro ponto em que o sistema de pagamentos torna os processos mais seguros é em relação à eficiência das transferências.

Nossa solução reduz drasticamente os erros porque faz uma validação dos dados bancários antes de concluir o envio de valores.

Banner Vakinha

Gestão de pagamentos

A plataforma Transfeera é um sistema de pagamentos que atua tanto no processamento quanto na gestão de pagamentos. Ou seja, não apenas realiza as transações, mas também gera relatórios que indicam a eficácia dos pagamentos.

Dessa forma, o gestor pode fazer um acompanhamento de perto das operações, corrigindo os dados incorretos (quando houver) para evitar as perdas por falhas.

Esse é um diferencial nosso, que garante que as transferências sempre sejam realizadas para a conta certa.

Caso algum dado esteja incorreto, o sistema suspende o pagamento e emite um alerta indicando onde pode estar o erro. Assim, o gestor pode corrigir e só fazer a transação quando tiver certeza de que os dados estão corretos, eliminando os gastos com tarifas, que não são devolvidas pelo banco.

Conteúdos Relacionados:

Transferências em lote

Outro ponto importante que um sistema de pagamentos automatizado oferece é a facilidade de realizar transferências em lote.

De forma manual, é possível criar lotes de pagamentos informando os favorecidos no internet banking de cada instituição, conseguindo tarifas mais atrativas junto ao banco.

Depois disso, a empresa já terá os dados dos favorecidos salvos na plataforma, podendo fazer buscas por nome ou CPF/CNPJ.

Mas, usando um sistema de pagamentos, esse processo de transferências em lote se torna ainda mais prático e seguro, uma vez que ainda fornece um relatório de transações para ser importado no sistema utilizado pela empresa.

Banner AiQFome

PIX

Pelo PIX, o meio de pagamento instantâneo do Banco Central, o processo de pagamentos nas empresas ganhou mais agilidade, permitindo transações em poucos segundos.

No entanto, não basta essa ferramenta para que uma empresa garanta a eficiência de contas a pagar.

Um sistema de pagamentos automatizado é indispensável para fazer todo o controle das transações, acompanhando os pagamentos realizados, os comprovantes enviados, os pagamentos agendados, os pagamentos que estão pendentes por dados incorretos, entre outros recursos.

Integração com ERP

Implementar um sistema de pagamentos pode ser visto como um problema para empresas que já têm um ERP pela dificuldade de integração. Mas, com a solução Transfeera, isso é resolvido facilmente.

A plataforma pode ser integrada por meio de API ao sistema que a empresa já usa. Dessa forma, não é necessário abandonar nenhum processo que esteja sendo eficiente ou trocar qualquer ferramenta.

Esses são apenas alguns dos benefícios possíveis a partir da implementação de um sistema de pagamentos automatizado.

Para saber mais sobre como a solução Transfeera pode ajudar o seu negócio, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita.

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!