PIX: Central de informações

Aqui você encontra tudo o que você precisa saber sobre o novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil e tudo o que estamos preparando para automatizar ainda mais suas rotinas de pagamentos

PIX: Central de informações

O que é PIX?

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos
criado pelo Banco Central do Brasil, que tem 4 pilares:

Velocidade

Pague contas, taxas e até impostos ou receba recursos instantaneamente em sua conta, 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive fins de semana e feriados.

Segurança

Toda transação é executada dentro da Rede do Sistema Financeiro Nacional - RSFN - com base em meios inovadores e seguros para autenticação digital.

Disponibilidade

Pagamentos instantâneos poderão ser realizados a qualquer hora do dia e em qualquer dia do ano, inclusive fins de semana e feriados.

Múltiplos casos de uso

Será possível realizar pagamentos de qualquer tipo e valor, entre pessoas, empresas, taxas e até pagamento de bens e serviços públicos.

Acompanhe as etapas de lançamento do PIX

Entenda todo o processo e datas importantes do lançamento do PIX

Hoje - pré cadastro

Alguns bancos e fintechs estão fazendo a divulgação e campanhas para pré-cadastro das chaves PIX que seus clientes vão querer usar em suas contas.

5 de Outubro

Nessa data o BACEN aceitará o cadastro efetivo das chaves na base unificada de endereçamento - DICT - gerida pelo próprio Banco Central do Brasil - BACEN.

16 de Novembro

Início oficial das operações de pagamento e recebimento, aqui todo mundo já vai poder pagar e receber usando o PIX.

Principais Dúvidas

Quem pode usar o PIX?

A partir do dia 16 de novembro de 2020, todos poderão pagar e receber usando PIX.

Seu banco ou a fintech na qual você tem conta, precisam estar conectados direta ou indiretamente ao SPI - Sistema de Pagamentos Instantâneos.

Para pagar usando PIX, você pode informar código de banco, agência e conta, como sempre fez, ou se seu recebedor já tiver feito o cadastro de suas chaves, pode pagar usando e-mail, telefone, documento - CPF ou CNPJ - ou a chave aleatória fornecida por seu recebedor.

A plataforma Transfeera passará a receber e executar os pagamentos PIX 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Esqueça os limites de horários de funcionamento dos bancos, de TED e DOC, como acontece até então.

Nosso principal objetivo é continuar entregando a automação das rotinas de pagamentos de nossos clientes, você vai poder continuar fazendo uma transferência, um TED ou optar por fazer um PIX.

Sim, a Transfeera é uma das primeiras empresas autorizadas pelo Banco Central a fazer e receber pagamentos pelo PIX, novo meio de pagamentos no Brasil.

No dia a dia serão permitidas transferências de pessoa para pessoa, pagamento de contas em estabelecimentos comerciais e empresas ou recolhimento de impostos e de taxas, como taxas aduaneiras e de passaporte, além de serviços públicos, como transporte urbano e conta de luz.

Dentro da plataforma de pagamentos Transfeera também será possível realizar todos os tipos de pagamentos, incluindo pagamento de fornecedores, clientes, funcionários*, taxas, impostos e serviços.

 (*) Informação importante para pagamentos de guias de FGTS.

A chave funciona como um apelido, pra que ninguém precise ficar decorando e informando códigos e números para realizar cada pagamento.

Você pode usar como chave um e-mail, telefone, o CNPJ da sua empresa, ou deixar que o BACEN crie uma chave aleatória pra sua conta.

Se sua empresa realizou o pré cadastro conosco, no dia 05 de outubro registraremos a chave escolhida com sua conta PIX Transfeera. Assim tudo estará prontinho para que você possa pagar e receber e aproveitar todos os benefícios do PIX dentro da Transfeera.

Basicamente o TED, DOC e Transferência entre contas operam apenas no horário limitado pelo SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro, podendo demorar mais de um dia para o dinheiro sair da conta do pagador e entrar na conta do recebedor, com cobrança de taxas caras para cada operação.Além disso é necessário ter acesso aos números de agência, conta e CPF e também saber o código do banco do recebedor para realizar qualquer transação deste tipo.

Já o PIX tem por objetivo fazer as transações em qualquer dia ou horário, demorando até 10 segundos para que o dinheiro seja compensado na conta do recebedor.

Ainda não temos essa resposta, o BACEN definiu que para Pessoas Físicas o PIX é gratuito, mas para pessoas jurídicas a expectativa é que o mercado trabalhe, tenha mais competição e a gente tenha não só melhores taxas como melhores serviços.

Na Transfeera, sempre trabalhamos baseados em 3 pilares: Agilidade, Transparência e Eficiência.

No presente momento, estamos estudando as viabilidades e os parceiros que precisamos ter para executar os pagamentos PIX, temos grandes novidades para contar e o faremos em momento oportuno. Não só as tarifas, mas também novidades de produto para ajudar a resolver ainda mais os problemas das rotinas de pagamentos.

O PIX nasceu para trazer mais agilidade aos pagamentos e dar liberdade para que as pessoas e empresas pudessem fazer transferências e receber valores a qualquer hora do dia, independente do banco estar em horário de atendimento ou não.

Agora imagine que essa agilidade esteja somada a organização do volume de pagamentos, acesso fácil aos comprovantes, segurança das informações junto com o cadastro e gestão de recebedores que a Transfeera sempre entregou.

Deu pra imaginar o quanto o dia a dia de pagamentos da sua empresa vai ganhar com todas essas vantagens?
Resumindo: é mais segurança, agilidade e tranquilidade para sua empresa.

PIX

Automatize ainda mais sua rotina de pagamentos fazendo um PIX

Estamos prontos para realizar seus pagamentos diretamente na conta bancária de seu favorecido, em qualquer banco brasileiro.

Solicitar demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!