Gestão Financeira
Black Friday 2021: o seu financeiro está preparado para receber via Pix?

Black Friday 2021: o seu financeiro está preparado para receber via Pix?

Fernando Nunes

Fernando Nunes

A Black Friday 2021 acontecerá no dia 26 de novembro. Ano passado, a data, uma das mais esperadas pelo comércio, foi um marco na adoção do Pix. Segundo o site ecommerce Brasil, foram mais de três milhões de transações realizadas pelo meio de pagamento. Em cifras, o resultado chegou a cerca de R$ 3,314 bilhões movimentados.

Para este ano, a modalidade instantânea de pagamentos tem tudo para ser utilizada nas vendas no marketplace e e-commerce na Black Friday. Afinal, se em 2020, quando o Pix estava nos seus primeiros dias de uso, o faturamento das vendas no comércio digital aumentou 41%, para 2021 os lojistas estão com altas expectativas.

Já que é fato que não podemos imaginar uma Black Friday sem Pix, nossa pergunta para você é: sua empresa tem capacidade para receber um alto fluxo de pagamentos instantâneos?

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Como preparar a sua empresa para a Black Friday 2021

Como sabemos que preparar seu negócio para a data envolve várias frentes, antes de falarmos sobre o Pix propriamente dito queremos dar algumas dicas adicionais.

Como comentamos, a Black Friday 2021 será em 26 de novembro. Porém, muitas lojas, e-commerces, marketplaces, fintechs e outras empresas já começam os descontos dias antes, na chamada Black Week.

Independentemente da estratégia utilizada pelo seu negócio (adoção ou não da Black Week), é importante estar preparado para a data observando questões como:

Defina os KPIs

Os indicadores financeiros – como de liquidez, de estrutura de capital, de lucratividade e de rentabilidade – serão importantes para a definição das metas a serem atingidas e das estratégias que serão tomadas.

Uma boa dica para defini-los é se basear nos valores de referência de anos anteriores. Com essa informação em mãos, sua equipe pode definir uma meta realista e alcançável.

Seja criativo e desperte interesse

Na semana que anteceder a Black Friday 2021, envie e-mails de teasers e faça postagens nas redes sociais para que seus clientes saibam que bons descontos estarão a caminho. Do mesmo modo, planeje seu marketing de conteúdo, faça divulgações via WhatsApp e chatbots, e prepare seu site com banners e popups para chamar a atenção do seu cliente.

Garanta que seu site suportará um aumento no tráfego

A pior coisa que pode acontecer – e como consumidores sabemos disso – é o site ficar fora do ar quando estamos inserindo os dados de pagamento na página de checkout. Ou, pior, quando o site nem chega a abrir (ou parece demorar séculos para carregar).

Falando nisso, você sabia que, segundo o Google, um site que demora mais de três segundos para carregar resulta na saída de 53% dos visitantes? Por esse motivo, para conseguir lidar com um alto pico de tráfego, verifique o quanto seu provedor suporta. Se for o caso, veja como melhorar isso.

Planejamento da área financeira para Black Friday 2021

A área financeira é primordial para garantir que a data seja um sucesso. De nada adianta aplicar descontos que farão a empresa vender mais, mas que, no final, resultará em prejuízos. A fim de evitar esse cenário, não esqueça que suas vendas precisam cobrir os custos de despesas na operação.

Outro ponto é que, embora tanto os marketplaces como os e-commerces na Black Friday costumam ganhar no volume das vendas, é importante se preparar para diferentes cenários como:

  • Quais níveis de receita, lucro e vendas podem ser alcançados por meio da estratégia de preços?
  • Quais efeitos as altas taxas de vendas podem ter nas semanas após a Black Friday 2021?
  • As vendas altas em um curto período de tempo podem levar à escassez de mercadorias? Se isso ocorrer, como manteremos o negócio?

Tenha em mente que apesar de os descontos agressivos chamarem a atenção, para garantir sustentabilidade financeira é fundamental planejar descontos e promoções de maneira inteligente.

Gestão do estoque e logística durante a Black Friday

Tão importante quanto a precificação dos produtos é a gestão do estoque. Isso vale para negócios físicos e digitais, mas sabemos que a preocupação pode ser ainda maior para as lojas virtuais.

Basta pensar que, se os e-commerces esperam um aumento de vendas na Black Friday 2021, o portfólio de produtos precisa ser capaz de acomodar essa previsão de demanda. Afinal de contas, estar despreparado resultará em clientes decepcionados e, consequentemente, lucros perdidos.

Ainda, é com base no estoque que a área financeira poderá determinar a precificação. Um exemplo é oferecer um desconto menor para produtos que já têm saída e descontos mais altos para aqueles que deseja queimar.

Caso seu negócio não tenha estoque parado, você pode conversar com o fornecedor e negociar um lote maior do que está habituado a vender por um preço mais baixo. Assim, sua margem de lucro aumentará.

Por fim, mas não menos importante, não esqueça de verificar a logística, pois os clientes esperam que os prazos de entrega sejam cumpridos.

Cuidados na Infraestrutura de Pagamentos

A diversificação dos meios de pagamento é um grande atrativo para atrair os consumidores, além de ser uma maneira de expandir seu negócio. Com isso em mente, se seu e-commerce oferece apenas pagamentos por boletos bancários e cartão de débito e crédito, a Black Friday 2021 é um bom motivo para dar aos clientes a oportunidade de pagarem via Pix.

Para as lojas virtuais, existem diversas vantagens em adotar o Pix, como agilidade no modo de pagamento, democratização do acesso às compras, aceleração nas entregas e aumento do capital de giro.

Como seu negócio deve estar preparado para receber via Pix se deseja atrair clientes e vender mais, é preciso ter uma boa infraestrutura para dar conta do aumento do fluxo de entrada de dinheiro. Uma forma de automatizar os recebimentos é utilizar a solução Pix para empresas, desenvolvida pela Transfeera. Com a ferramenta, sua empresa tem benefícios como:

  • Recebimento em qualquer dia ou horário;
  • Sem taxas de antecipação de recebíveis;
  • Sem custos de emissão de boletos;
  • Integração com seu sistema financeiro para centralizar tudo em um único lugar;
  • Mais controle financeiro.

Conheça nossa solução Pix para empresas e veja como garantir mais controle do fluxo financeiro da sua empresa na Black Friday 2021.

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!