Gestão Financeira

Como otimizar o cash in na empresa com o recebimento de valores via Pix?

Como otimizar o cash in na empresa com o recebimento de valores via Pix?

O processo de cash in (recebimento de valores), assim como outros processos financeiros em uma empresa, pode ser algo bastante trabalhoso –  além de custar caro – dependendo da forma usada para receber os valores.

O Pix chegou recentemente para tornar esse processo mais fácil e rápido, contribuindo também para que a empresa tenha menos gastos e mais agilidade, já que as taxas são muito mais baixas do que as de meios de pagamentos tradicionais, como cartões de crédito, débito e boleto, e a compensação é imediata.

Com poucos meses de funcionamento, o Pix já acumula ótimos resultados: até maio de 2021, havia movimentado R$ 1,4 trilhão e atingido 253 milhões de chaves cadastradas, segundo dados do Banco Central. Mas, apesar da ampla adesão, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como receber pelo Pix.

De todas as transações instantâneas realizadas pelo novo meio de pagamento, menos de 7% são entre pessoas físicas e empresas, ainda de acordo com dados do Banco Central. Ou seja, muitas empresas ainda não sabem como aproveitar as inúmeras vantagens de receber valores pelo Pix.

Quer entender por que é interessante incentivar seus clientes a pagarem usando Pix e como a sua empresa pode obter ainda mais vantagens usando uma solução inteligente? Confira a seguir como otimizar o processo de cash in no seu negócio!

Como funciona o Pix?

Pix é o meio de pagamentos instantâneos do Banco Central que possibilita transferências em tempo real, a qualquer dia e horário e para qualquer instituição financeira.

Usando o Pix, pessoas físicas e jurídicas podem enviar e receber dinheiro em até 10 segundos, sendo uma alternativa mais eficiente em comparação com transferências TED e DOC, boletos e cartões.

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes são obrigadas a oferecer o Pix nos canais que os clientes já estão acostumados a usar, como aplicativo e internet banking.

Conteúdos Relacionados:

Como otimizar cash in usando Pix?

Para que a sua empresa aceite recebimento pelo Pix, existem três possibilidades:

  1. Informar a chave Pix da empresa ao cliente, que é um tipo de apelido utilizado para identificar a conta, podendo ser CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória;
  2. Informar os dados da conta, da mesma forma que o cliente faria um TED ou DOC (mas com taxas bem menores);
  3. Gerar um QR Code e compartilhá-lo com o cliente.

A forma mais prática e segura para receber no seu negócio com o Pix é fornecendo um QR Code dinâmico para cada transação do cliente, alternativa que foi disponibilizada pelo Banco Central com o Pix Cobrança.

Mas, para fazer cash in usando o Pix Cobrança, a empresa precisa, antes de tudo, ter uma conta em banco ou em uma fintech, como a Transfeera, que são instituições liberadas pelo Banco Central para disponibilizar uma solução de Pix corporativo.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Conheça a ContaPix Transfeera

A ContaPix Transfeera é a conta que a Transfeera oferece para empresas automatizarem as rotinas de pagamento e recebimento. Por meio de transferências instantâneas, contribui para mais eficiência no controle do fluxo financeiro.

Com a ContaPix Transfeera, a empresa centraliza todas as tarefas relacionadas às finanças, integrando sistemas via API e eliminando a necessidade do contato operacional com os bancos.

Ou seja, a empresa pode, além de gerar QR Code de cobrança para os clientes, controlar todas as entradas e saídas diretamente no ambiente financeiro da ContaPix, sem precisar entrar no internet banking de cada instituição.

A solução pode ser conectada a qualquer operação e em qualquer sistema. Dessa forma, a empresa pode focar em suas atividades, enquanto a tecnologia da ContaPix Transfeera cuida do controle e das atividades operacionais a partir do cash in e da confirmação de pagamentos.

Receba agora pagamentos via Pix

Outros benefícios que a ContaPix Transfeera oferece para a sua empresa

Transações instantâneas

Fazendo pagamentos e recebimentos com a ContaPix Transfeera, a empresa ganha em agilidade: as transações são realizadas instantaneamente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, quando a empresa faz vendas online recebendo apenas por boleto, o cliente pode acabar desistindo porque demora a compensar. Com a confirmação de pagamento instantânea da ContaPix Transfeera, o produto chega mais rápido na casa do cliente.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Confirmação automática de recebimento

A ContaPix Transfeera garante mais agilidade e transparência na relação com clientes e parceiros da empresa, eliminando a necessidade da compensação bancária.

A plataforma emite um alerta a cada nova entrada de valor na conta e disponibiliza em tempo real o comprovante de cash in do cliente ou parceiro.

Eliminação de boletos

A ContaPix Transfeera permite que a empresa elimine os boletos. Assim deixa de existir a necessidade de negociar taxas com o banco, fazer controles manuais de baixas e se preocupar com dias úteis para compensação bancária.

A automatização do processo de cobrança, além de reduzir custos operacionais bancários e a perda de tempo, ainda facilita o controle do recebimento do valor devido diretamente no ERP da empresa.

Redução de erros

Como a ContaPix Transfeera pode ser facilmente integrada ao ERP financeiro por meio de API, é possível reunir toda a rotina financeira e bancária em um só lugar.

Assim, o gestor não corre o risco de errar digitando ou copiando e colando os valores e os dados manualmente de uma página para a outra.

Quer saber mais sobre o que a ContaPix Transfeera pode oferecer para a Transfeera? Confira a página da solução:

Saiba mais sobre a ContaPix Transfeera

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!