A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Pagamentos

Facebook Pay, WhatsApp Payments, PIX: o que é melhor para minha empresa?

Facebook Pay, WhatsApp Payments, PIX: o que é melhor para minha empresa?

O lançamento do Facebook Pay, do WhatsApp Payments e do PIX chamou muita atenção entre as novidades nos meios de pagamento. Isso porque estas soluções têm o objetivo de facilitar o processo de pagamento, já que não é preciso saber os dados bancários, o CPF/CNPJ do recebedor, além de ser um serviço que realiza a transferência de imediato.

O WhatsApp Payments foi lançado em junho, tendo o sistema Facebook Pay como facilitador da transação de pagamentos. A nova função permitirá enviar e receber dinheiro direto via aplicativo, bastando cadastrar um cartão de débito ou crédito.

No entanto, os pagamentos pelo WhatsApp foram suspensos temporariamente no Brasil pelo Banco Central, com a justificativa de prevenir danos quanto a competição, eficiência e privacidade de dados.

A medida, segundo o Banco Central, é para avaliar a possibilidade de integração com o PIX, o serviço de pagamentos instantâneos que está sendo desenvolvido pela instituição. O Bacen  acredita que arranjos fechados como o do Facebook Pay podem gerar uma fragmentação do mercado.

Portanto, ainda é incerto quando essa função do WhatsApp estará disponível no Brasil. Mas é importante já entender como ela funciona e as diferenças entre as ferramentas Facebook Pay, WhatsApp Payments e PIX.

Reunimos neste conteúdo as principais informações para você ficar por dentro de cada uma delas. Também vamos mostrar uma solução completa para empresas que buscam automatizar sua gestão de pagamentos, garantindo, além de agilidade, mais eficiência e segurança operacional.

O que é o Facebook Pay

O Facebook Pay é um serviço de pagamentos do Facebook que permite enviar dinheiro para outras pessoas usando as redes sociais e os aplicativos de mensagens da empresa. É o sistema responsável por toda a transação do WhatsApp Payments.

Como funciona

Para usar o Facebook Pay, você vai precisar inserir nas configurações os dados da empresa, as informações do cartão de crédito ou débito e criar um código PIN para ser utilizado nas transações.

Em seguida, será preciso escolher se quer habilitar o serviço de pagamentos em cada app de uma vez ou usá-lo em todos ao mesmo tempo, sendo possível acompanhar o histórico de pagamentos de forma fácil e de qualquer plataforma.

Assim, os apps estarão habilitados para realizar pagamentos e os usuários não precisarão repetir as informações a cada transferência, bastando validar com o PIN.

O que é o WhatsApp Payments

O WhatsApp Pay é uma função que possibilita transferências de valores via aplicativo. A solução busca facilitar o envio e o recebimento de dinheiro online, tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Como funciona

Para fazer um pagamento pelo WhatsApp Payments, é preciso ter configurado o Facebook Pay no WhatsApp.

Depois, basta clicar na função, digitar o valor a ser enviado e inserir o PIN, que será solicitado para confirmar o pagamento.

As transações poderão ser realizadas via cartão de crédito ou débito Visa ou Mastercard. O usuário pode realizar até 20 transações por dia e movimentar no máximo R$ 5 mil por mês.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

O que é o PIX

O PIX é o serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central, que estará disponível a partir de novembro, conectando diversos bancos e possibilitando mais facilidade para realizar transferências.

Todas as instituições bancárias com mais de 500 mil contas ativas serão obrigadas a oferecer o PIX, mas muitas de menor porte também estão adotando o sistema voluntariamente.

Como funciona

Assim que o PIX estiver disponível, será possível encontrar a opção de pagamento por meio dele no aplicativo do próprio banco.

Entenda as diferenças entre os serviços

Plataforma open banking para gestão e processamento de pagamentos

Pelas suas funcionalidades, WhatsApp Pay, Facebook Pay e PIX vão influenciar mais diretamente os pagamentos e as transferências de pessoas físicas.

Por isso, como falamos, para empresas que buscam, além de mais facilidade para realizar seus pagamentos em lote, uma maior eficiência e segurança operacional, uma solução completa é a melhor opção.

Para estes casos, as vantagens de contar com plataformas open banking para gestão e processamento de pagamentos, como a Transfeera, são inúmeras e vão muito mais além que as oferecidas pelo WhatsApp Payments, pelo Facebook Pay e pelo próprio PIX.

Conteúdos Relacionados:

Isso porque soluções como a nossa não são apenas um meio de pagamento, mas uma ferramenta que vai automatizar todo o processo.

Nossa plataforma de pagamentos, por exemplo, automatiza a rotina do contas a pagar, permitindo transferências em lote para diferentes beneficiários, de diferentes bancos.

Uma grande ajuda para empresas que têm um alto volume de pagamentos e precisam realizar tudo manualmente, estando muito mais vulneráveis a falhas e estornos.

Também disponibilizamos a validação de dados bancários (que reduz as chances de falhas nas operações bancárias), o envio automático de comprovantes de pagamento, além de ampla visualização dos pagamentos, com relatórios para melhor controle da eficácia.

Mesmo diante das possíveis vantagens dessas novas ferramentas de pagamentos, contar com uma solução completa é, sem dúvidas, a opção que mais oferece eficiência e segurança para suas rotinas financeiras.

Confira também este checklist com todos os cuidados que você precisa ter para integrar uma API de pagamentos ao seu sistema financeiro.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!