A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira
Organização do contas a pagar: veja o que priorizar

Organização do contas a pagar: veja o que priorizar

Como está a organização de contas a pagar da sua empresa? Está conseguindo fazer os pagamentos em dia ou precisa sortear qual conta pagar esse mês? Atravessamos um momento complexo na economia, então não é incomum que empresas estejam passando por problemas financeiros.

De acordo com levantamento da Economatica, a dívida bruta das empresas brasileiras somou R$ 1,26 trilhão. A cifra representa o maior valor histórico registrado desde que a empresa iniciou o estudo.

Apesar de os dados refletirem somente organizações com capital aberto, o cenário não muda para pequenas empresas. Segundo a Serasa Experian, a inadimplência e o endividamento atingiram mais de 5 milhões de pequenas empresas.

O que fazer para evitar essa situação (ou para sair dela)? A resposta está em um bom planejamento, o qual ajudará na organização das finanças. Para te ajudar, preparamos este artigo com tudo o que você precisa observar para a organização e o controle do contas a pagar da sua empresa.

Quais devem ser as prioridades para organização do contas a pagar?

Antes de tudo, é preciso definir as prioridades. Com isso em mente, a seguir, levantamos o que não deve sair do topo da sua lista de contas a pagar para que, assim, você planeje melhor seus pagamentos do ano e garanta saúde financeira do negócio.

Conteúdos Relacionados:

Salários e fornecedores

No topo da lista de pagamentos que a sua empresa deve priorizar precisam estar os salários dos funcionários e a quitação com os fornecedores.

Em relação a salários, esse é um compromisso financeiro que deve ser honrado sem um mínimo de dúvidas. Além de manter em dia suas responsabilidades com a sua equipe, o não pagamento pode gerar problemas trabalhistas para a empresa. Por consequência, isso pode acarretar em ainda mais gastos com questões jurídicas, multas e indenizações.

Portanto, nem que você recorra a linhas de crédito, honre sua folha de pagamento.

Quanto aos pagamentos dos fornecedores, caso tenha problemas com pagamentos, é importante tentar uma negociação com os fornecedores para estender os prazos. Essa simples mudança pode desafogar o seu caixa e permitir que a empresa se recupere em meses ruins.

Complemente a leitura:

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Aluguel do espaço de trabalho

A segunda prioridade que deve estar na lista de contas a pagar da sua empresa são os gastos com aluguel do ponto comercial ou do escritório de trabalho.

Nesse caso, também é possível buscar uma negociação com o proprietário para reduzir o valor do aluguel até que as contas da empresa sejam regularizadas.

Impostos

É fundamental ter bastante atenção no pagamento de impostos. A prioridade se dá porque as consequências de não pagá-los podem resultar em bastante dor de cabeça.

Por exemplo, se a empresa não pagar o ICMS e comprar de fornecedores de outros estados, pode ter seus produtos retidos nos postos de fiscalização. Resultado: prejuízo para o negócio.

Além disso, empresas que precisam de certidão negativa de débitos para determinadas atividades ou licitações podem ficar prejudicadas. Então, faça uma relação de todos os tributos que a empresa deve, caso haja, e planeje como pode ser feito o pagamento, tanto dos atrasados quanto dos tributos do próximo ano. Assim, a gestão pode ser organizada com mais clareza.

Facilite a organização do contas a pagar com um sistema automatizado

O planejamento e controle de contas a pagar geralmente é uma avaliação que envolve muitas variáveis e isso pode ser bastante trabalhoso se for realizado manualmente. Por isso, sugerimos que a empresa conte com um sistema automatizado que auxilie na gestão e no processamento de pagamentos.

Além de ter todas as informações sobre os pagamentos realizados, permitindo uma visão ampla da situação financeira da empresa, é possível controlar os recebimentos também de forma automatizada.

Com um sistema que garanta a automatização das entradas e saídas, a equipe do financeiro ganha tempo, evita retrabalho e reduz os custos com taxas de bancos, já que geralmente essas plataformas cobram um valor muito inferior pelas transferências bancárias.

Portanto, um sistema de gestão pode ser muito útil não apenas para planejar a organização e o controle do contas a pagar, mas também para manter as rotinas financeiras da empresa em dia, tornando os processos mais ágeis e seguros.

Uso de planilha e sistema automatizado para controle do contas a pagar

Sabemos que muitas empresas têm alguns receios em adotar a automatização total dos pagamentos com um sistema. Pensando nisso, a solução da Transfeera permite que seus clientes utilizem a planilha de pagamento para automatizar transferências em lote.

A Transfeera é uma plataforma open banking que visa facilitar a vida de negócios digitais na hora de fazer pagamentos e recebimentos. O software assume a rotina financeira da empresa, de maneira totalmente segura e otimizada, e traz vantagens como:

  • Pagamentos e recebimentos via Pix em um só lugar;
  • Relatórios intuitivos e completos com as transações executada;
  • Comprovantes de transação enviados automaticamente ao favorecido assim que o pagamento for confirmado;
  • Automatização e programação de um único pagamento ou lotes com milhares de pagamentos da mesma forma;
  • Envio de Pix com mensagens;
  • Automatização dos processos financeiros.

A solução da Transfeera também contribui para que empresas eliminem falhas nas transações e deixem de pagar multas por atraso ou por estorno de transferências incorretas. Isso porque o sistema faz uma verificação dos dados bancários inseridos antes de enviar o dinheiro. Se houver qualquer divergência, a transação não é concluída.

Se você tem dúvidas sobre os ganhos que seu negócio pode ter com a automatização dos processos financeiros, entenda melhor como a tecnologia pode fazer sentido para o seu negócio de forma prática e acessível. Clique no banner e leia um guia completo que preparamos sobre o tema:

Material - Tecnologias financeiras

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!