Tecnologia

Data Center ou Servidor Cloud: entenda qual é a melhor opção para o seu negócio

Data Center ou Servidor Cloud: entenda qual é a melhor opção para o seu negócio

Na hora de decidir como será a estrutura de TI de uma organização, mais especificamente como os dados serão armazenados, as empresas se deparam com uma dúvida: data center ou servidor cloud?

Uma coisa não dá para negar, seja qual for a escolha, é fundamental ter certeza que a infraestrutura poderá ser capaz de suportar as demandas atuais, mas também futuras. Além disso, é importante que os dados nela armazenados sejam acessíveis em tempo real. Assim, assim, gestores conseguirão identificar padrões de comportamentos, tomar decisões, determinar pontos de melhoria, entre outras ações, de modo muito mais preciso.

Portanto, a pergunta do primeiro parágrafo vale aqui de novo: dados armazenados na nuvem ou em um data center local? De fato, ambas as opções têm suas vantagens e aspectos que diferenciam uma da outra.

Para conseguir responder a pergunta, você precisa ter mais conhecimento do assunto. É por isso que elaboramos este artigo. Aproveite!

Data Center: o que é?

Um data center é uma instalação que abriga os servidores físicos de uma empresa. Traduzindo para o português, nada mais é do que um Centro de Processamento de Dados.

Ele pode ficar em um local físico dentro da empresa (CPD) ou em um ambiente externo contratado (IDC). Seja qual for a opção, o data center funciona 24 horas por dia. Para seu gerenciamento, é necessário contar com uma equipe dedicada para isso e que fique responsável também pela segurança dos dados.

Saiba o que é o Servidor Cloud

O servidor cloud, ou servidor na nuvem, representa a virtualização da infraestrutura de TI. Em outras palavras, fisicamente falando o servidor cloud não existe, uma vez que ele é executado no ambiente virtual, na estrutura de cloud computing.

Antes de continuarmos, vamos dar um passo para trás e entender o que exatamente significa cloud computing, cuja tradução em português é computação na nuvem. Em termos simples, é graças a ele que empresas podem acessar todos os seus dados a qualquer momento, sem que para isso precisem de uma infraestrutura de TI local.

Para compreender bem, basta pensar em Google Docs, OneDrive, Netflix e Amazon Prime. É o cloud computing que possibilita que tenhamos acesso a eles, pois o que a tecnologia faz é hospedar recursos, aplicativos, dados, arquivos etc., em uma rede (a nuvem).

Neste artigo não iremos nos alongar no assunto, mas se você tiver interesse em se aprofundar sobre a computação na nuvem, salve a seguinte leitura:

Voltando a falar sobre o que é servidor cloud, ele pode ser implementado de três maneiras:

  • Nuvem pública: o fornecimento da infraestrutura e dos serviços de computação sob demanda são gerenciados por terceiros, que são responsáveis por cuidar da manutenção do sistema, e compartilhados entre empresas. Um exemplo é a Amazon Web Services (AWS).
  • Nuvem privada: todas as especificações do sistema são desenvolvidas para o uso individual de um usuário. É hospedado dentro do ambiente virtual da empresa, o que o torna perfeito para o gerenciamento e armazenamento de informações confidenciais.
  • Nuvem híbrida: opção para quem deseja ter a flexibilidade de armazenar dados confidenciais (nuvem privada) mas também necessita de um serviço mais acessível (nuvem pública).

Entenda as diferenças entre Data Center e Servidor Cloud

Entrando nas diferenças entre data center e servidor cloud, separamos alguns pontos, como você vê na sequência:

Escala de gestão de serviços

  • Data Center: localizados em local físico, os data centers podem sofrer com desastres ambientais, como enchentes, e ações criminais. Isso pode levar à perda dos dados.
  • Servidor cloud: a única maneira que os dados podem ser atingidos é com ação de cibercriminosos. Por isso, os servidores em nuvem costumam contar com medidas de segurança mais robustas que os data centers.

Leia também:

Flexibilidade

  • Data center: para aumentar o espaço para armazenar seus arquivos, por exemplo, será necessário investir na compra de novos equipamentos. Em termos financeiros, não apresenta flexibilidade, porque a empresa precisa arcar com os custos de manutenção e pagar pelo espaço e toda a infraestrutura, mesmo que não esteja utilizando tudo 100%.
  • Servidor cloud: o espaço pode ser aumentado ou reduzido rapidamente. O modelo de pagamento costuma ser com base nos recursos utilizados. Isso proporciona flexibilidade financeira e evita a necessidade de investimentos em hardwares que não são totalmente utilizados.

Escalabilidade

  • Data center: ele é tão escalável quanto a estrutura da empresa pode suportar. Colocando em outros, sua escalabilidade depende da capacidade que a organização tem em adquirir novos equipamentos (e do tempo que necessita para colocar tudo em operação).
  • Servidor cloud: toda a infraestrutura está na nuvem, o que significa que, em questão de segundos (e poucos cliques), a empresa pode adquirir mais capacidade de armazenamento de dados e de processamento de informações.

Segurança

Nesse quesito, vale destacar que operadores de data centers e os servidores na nuvem implementam uma variedade de medidas de segurança para proteção de recursos e dados. Isso pode incluir controles de acesso físico, criptografia de dados, firewalls, autenticação multifatorial, entre outros.

Leia também:

Custo-benefício

  • Data-center: estando ociosa ou não, a empresa precisa pagar por toda a infraestrutura do data center. Na prática, isso pode resultar em um custo que não tenha a ver com o que é utilizado todos os meses. Outro ponto importante é que o investimento inicial em infraestrutura costuma ser bem significativo. Somado a isso, existem as despesas de manutenção, como energia e resfriamento.
  • Servidor cloud: o custo é proporcional ao que é contratado. Além do mais, não é preciso investir em infraestrutura, o que quer dizer que não há um custo inicial alto.

Manutenção

  • Data center: a empresa é responsável pela manutenção física – incluindo reparos, substituição de hardware com defeito, atualizações e expansões de infraestrutura – e por manter e atualizar sistemas operacionais, aplicativos e patches de segurança.
  • Servidor cloud: a manutenção física é realizada pelo provedor de nuvem, que tem a responsabilidade de garantir que os servidores físicos estejam funcionando em condições operacionais ideais.

Identifique as vantagens que cada um oferece

Além de conhecer as diferenças entre as duas soluções, para não errar na escolha, vamos dar uma olhada nas vantagens do data center e do servidor cloud.

Vantagens do Data Center

  • Em um data center, a empresa tem controle in house de toda a infraestrutura, desde a seleção de hardware até a configuração e manutenção dos sistemas.
  • É possível implementar medidas de segurança personalizadas para proteger seus servidores e dados, incluindo acesso restrito, monitoramento de vigilância, sistemas de alarme, entre outros.
  • Para organizações em setores altamente regulamentados, manter um data center próprio pode facilitar a conformidade com requisitos específicos de segurança e privacidade de dados.
  • A disponibilidade dos serviços pode ficar menos dependente de conexões web.

Vantagens do Servidor Cloud

  • Escalabilidade sob demanda, permitindo à empresa aumentar ou reduzir os recursos conforme as necessidades.
  • Custos operacionais reduzidos, uma vez que a empresa somente paga pelo que utiliza. Para negócios que possuem oscilações sazonais por recursos de TI, o servidor cloud pode ser a melhor opção.
  • Os servidores em nuvem geralmente são distribuídos geograficamente, o que pode facilitar o acesso a recursos de computação em diferentes regiões do mundo, melhorando a latência e a disponibilidade para usuários globais.
  • Rotinas de manutenção conduzidas por especialistas.

Descubra qual investimento faz mais sentido para a sua empresa

Agora que você entendeu os principais pontos sobre servidor na nuvem e data center, qual escolher? A resposta é uma: depende. De modo geral, existem três fatores principais que devem ser avaliados, que são os objetivos com o investimento, o orçamento disponível e o tamanho do projeto.

Conforme apontado, data centers podem ser a melhor escolha se o seu negócio está em um mercado com alto nível de regulação. Por outro lado, o modelo traz perda de escalabilidade e flexibilidade e se trata de um investimento mais alto.

Já os servidores cloud são mais flexíveis, ideais para quem procura por um recurso on demand e se adequa às necessidades de cada empresa. Geralmente, para projetos menores essa opção costuma ser mais viável.

Seja como for, reforçamos que a escolha depende muito das metas e do orçamento disponível para o investimento. Lembramos ainda que certas tarefas podem funcionar melhor em um data center local, enquanto outras são delegadas de forma mais eficiente à nuvem.

Conclusão

Data center e servidor cloud são duas faces de uma mesma moeda, cuja função é a de garantir o funcionamento de empresas que precisam armazenar e processar dados.

Enquanto o primeiro é um local físico com dispositivos para operar redes internas, hospedar sistemas e aplicativos digitais ou armazenar dados, o segundo faz tudo isso, mas se trata de uma solução de hospedagem virtual.

Neste artigo você viu as vantagens, como cada um funciona e as principais diferenças entre eles. Esperamos que o artigo tenha te ajudado a entender melhor o tema e que, munido de informações, você consiga fazer a escolha certa para a sua empresa.

E aproveitando que está aqui, visite o blog da Transfeera e acesse nossos outros materiais!

Banner Case Empréstimo Sim

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!