Processamento de Pagamentos
Sistema de pagamento online: por quê utilizar para escalar processos?

Sistema de pagamento online: por quê utilizar para escalar processos?

Rodrigo Kratzer

Rodrigo Kratzer

O aumento da eficiência da sua equipe financeira pode levar a uma maior produtividade e melhores margens de lucro. A automatização torna isso possível, pois com ela é possível escalar os processos financeiros. Basta pegarmos como exemplo um sistema de pagamento online.

Com a ferramenta certa, a equipe se concentra em atividades mais estratégicas, ao mesmo tempo que garante segurança e agilidade para seus clientes, parceiros e fornecedores. Para entender melhor, imagine receber a ligação de um fornecedor dizendo que determinado pagamento não entrou na conta, ou que o valor está incorreto.

Para evitar esses e outros problemas, neste artigo mostramos como um sistema de pagamentos online pode trazer precisão para sua gestão de pagamentos e dar escala aos processos financeiros.

Como um sistema de pagamentos online pode escalar processos?

Quando pensam em escalar processos financeiros, muitos profissionais deixam de lado o processo de pagamento. Essa atitude acaba sendo um grande erro, uma vez que, das atividades da rotina financeira, realizar pagamentos pode ser uma das que mais levam tempo.

Com um sistema robusto de pagamentos online a equipe financeira fica mais tranquila, pois a ferramenta realiza as transações de contas a pagar e também gera relatórios que permitem aos gestores avaliarem a eficácia dos pagamentos. A empresa evita também perdas financeiras decorrentes de falhas humanas.

Mas talvez a melhor maneira de entendermos como um sistema de pagamentos online pode escalar os processos financeiros, está nas transferências em lote. Apesar de ser possível criar lotes de pagamentos no internet banking de instituições bancárias, quando o processo é automatizado torna-se muito mais seguro e prático.

O motivo é que com uma ferramenta de pagamentos como a Transfeera os relatórios de transações podem ser importados pelo sistema da empresa. Sem esquecermos que uma solução online reduz os custos com transferências bancárias. O Vakinha, maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil, é um bom exemplo de empresa que conseguiu escalar processos financeiros e reduzir os custos.

Além das altas taxas cobradas pelas transferências via TED e DOC, a empresa perdia dinheiro com estornos provenientes de erros de digitação. Como contamos aqui, ao investir no sistema de pagamentos online da Transfeera, o Vakinha teve 50% de redução no erro de transferência. Por consequência, deixou de perder dinheiro com os estornos.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Como funciona um sistema de pagamentos online?

Para você entender bem como um sistema de pagamentos online pode escalar processos financeiros, é importante saber como ele funciona. Para isso, acompanhe a seguir um processo de transferência que ocorre no sistema da Transfeera:

  1. Importe sua planilha de pagamentos ou faça a integração com a Transfeera diretamente por meio de API, criando seus lotes de pagamentos e recebendo um único arquivo de retorno com todos os comprovantes e status de pagamentos.
  2. Antes de executar cada um dos pagamentos, os dados bancários do favorecido podem passar por uma validação caso o usuário utilize a solução ContaCerta. Dessa maneira, a Transfeera garante que o favorecido certo receba o pagamento exato, evitando perdas e falhas.
  3. Em caso de divergência nos dados bancários, o pagamento não será realizado, evitando as solicitações de estorno.
  4. A partir da confirmação da transferência, o status passa de EM PROCESSAMENTO para TRANSFERIDA. Um comprovante Transfeera é emitido.
  5. A transferência é então finalizada e o comprovante bancário é anexado, demonstrando a movimentação financeira da conta Transfeera para a conta do favorecido.

No caso dos pagamentos em lote, eles podem ser escalados com facilidade. Isso ocorre pois o contas a pagar tem a liberdade de programar as datas de execução individualmente, editar, excluir e incluir novos pagamentos. Somente depois de tudo estar organizado conforme o desejado é que as transações são enviadas para processamento, evitando erros, estorno e retrabalho.

Como escolher o sistema ideal?

Existem algumas funcionalidades e características importantes em um sistema de pagamentos online. São elas:

  • No quesito segurança, é importante que o sistema tenha autenticação em dois fatores. Verifique também se cada usuário recebe um nível de acesso de acordo com suas permissões. Veja aqui mais sobre segurança.
  • Possuir conformidade com a LGDP.
  • Ter uma integração facilitada com ERP da empresa via API.
  • Certifique-se de que o sistema de pagamentos online garanta o controle do saldo em suas mãos. Assim, você pode utilizar o valor tanto para realizar pagamentos como para saque em uma conta de titularidade da empresa.
  • Tenha a certeza de que o sistema não cobra taxas indesejadas.
  • Permitir a possibilidade de acessar o extrato no período que desejar, os relatórios e indicadores das operações financeiras.
  • Importação de planilha em apenas alguns cliques.
  • Possibilitar uma melhor conciliação financeira, inclusive de Pix.
  • Funcionalidade de pagamento em lote via Pix.

Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Essas e outras características fazem parte do sistema de pagamentos da Transfeera. Conheça mais sobre nossa plataforma open banking que automatiza pagamentos a fornecedores, movimentando mais de R$ 70 milhões por mês de mais de 150 clientes, entre eles nomes como iFood, PayGo, Vakinha, Ebanx, Paggue, Unilever, Kimberly-Clark, Shopee, Hotmart, Enjoei e muitas outras.

Vem conhecer o sistema para gestão de pagamentos da Transfeera!

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!