A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Pagamentos

O que a automação de pagamentos pode fazer pela sua empresa?

O que a automação de pagamentos pode fazer pela sua empresa?

Gerar trabalho manual para o financeiro pode ser viável até um certo ponto. Mas quando a empresa começa a crescer, a automação de pagamentos se faz necessária, uma vez que operações manuais passam a ser um prato cheio para diversos problemas. Na gestão de pagamentos de fornecedores, por exemplo, um deles está relacionado aos repasses manuais.

Geralmente, como primeira tentativa de melhorar esse processo a empresa opta realizá-los por arquivo de remessa. No entanto, quando muitas TEDs retornam, não é possível identificar para quem foi efetuado o pagamento.

Quando isso ocorre, a imagem da empresa fica danificada, pois os clientes se vêem obrigados a entrar em contato para perguntar sobre o repasse. Como profissional da área financeira, você não quer ver isso acontecer, certo?

Pensando nisso, neste artigo queremos mostrar como a automação de pagamentos pode ajudá-lo a melhorar as atividades do setor financeiro (e o nosso papel nisso tudo). Boa leitura!

Automação de pagamentos: quais os benefícios para o seu negócio?

A automação de pagamentos, como seu nome já nos dá a entender, não só otimiza os processos e elimina as burocracias. Mas também traz muito mais segurança, agilidade e praticidade para as suas operações de origem financeira.  

Vamos falar mais sobre os seus benefícios?

Descomplicar os processos de pagamentos

Processos de pagamentos confusos? Com esse recurso, nunca mais. Definitivamente uma das maiores vantagens desse investimento é ter a garantia de que todos os pagamentos estão sendo realizados em dia, de maneira segura, simples e eficiente.

Os resultados disso você já pode imaginar. Muito mais produtividade para as equipes envolvidas e diminuição de eventuais burocracias.

Otimizar o tempo

Automatizar pagamentos é quase que um sinônimo de automação também para o tempo, certo? Sim!

Isso porque o investimento elimina a necessidade de alocar equipes para tarefas que antes eram realizadas manualmente. Lembrando que elas demandam alto investimento não só de tempo, como também de dinheiro.

Aprimorar a gestão financeira

Ao substituir processos burocráticos e tradicionais por outros mais ágeis e tecnológicos, a automação de pagamentos também traz aprimoramento para a gestão financeira. 

Isso porque com ela todos os recursos ficam centralizados em um só lugar. Dessa forma, simplifica-se também a compreensão da gestão financeira e a tomada de decisões.

Reduzir os custos do negócio

Menos tempo investido, maior praticidade e produtividade também resultam, sobretudo, em redução nos custos do negócio. Isso porque operações que nos moldes tradicionais demandam mais equipe e mão de obra passam a ser automáticos.

Além dessa diminuição, o investimento permite que esses profissionais sejam, ainda, deslocados para funções que exigem atuação mais estratégica.

Padronizar as tarefas

Outro benefício desse investimento tem relação direta com a padronização, fazendo com que as mais diversas atividades tenham sempre o mesmo padrão. Elas vão desde as mais simples cobranças de boletos até a gestão de saídas, por exemplo.

Aumentar a competitividade

Tornar a sua empresa muito mais competitiva no segmento em que atua também está entre os benefícios desse processo Afinal, ela está um passo à frente das demais, investindo em tecnologias que permitem: 

  • a escalabilidade de processos;
  • agilidade;
  • simplificação de processos.

Pronto (a) para começar a investir nisso? Confira a seguir como você pode realizar uma automação de pagamentos eficiente.

Como realizar uma automação de pagamentos eficiente?

Certamente a melhor forma de realizar esse processo é por meio da contratação de uma solução eficiente e, é claro, com uma empresa que entenda do assunto. Na Transfeera oferecemos esses serviços de diferentes maneiras, de modo que a organização possa optar pelo uso da plataforma ou da API integrada no ERP ou sistema próprio. 

Para lidar de forma eficiente, a sua empresa pode acompanhar movimentações com muito mais agilidade. E não só isso, mas também fazer pagamentos, controlar recebimentos,  agendar transferências e organizar suas demandas com facilidade e rapidez.

A seguir, vamos ver como a Transfeera pode ajudar a sua companhia.

Da folha de pagamento ao pagamento de fornecedores: o poder de automatizar pagamentos

Uma solução de gestão de pagamentos como a Transfeera permite a programação de pagamentos em lotes. Isso com a liberdade de programar as datas de execução individualmente, editar, excluir e incluir novos pagamentos.

A equipe também ganha em produtividade, já que não precisa digitar cada pagamento individualmente na plataforma. Basta fazer a importação de uma planilha simples e, em seguida, automaticamente suas transações e pagamentos de boletos estarão organizados e prontos para aprovação ou execução.

Destacamos ainda que a solução acaba com problemas relacionados a pagamentos errados e estornos, uma vez que erros de digitação podem ser detectados no momento em que um pagamento está sendo preenchido. Em outras palavras, acabam as dores de cabeça com estorno e reembolso.

Além da solução para pagamentos, a Transfeera possui a ContaCerta, cujo objetivo é garantir que as informações de cadastro estejam corretas. Existem duas soluções: ContaCerta Básica e ContaCerta Micro Depósito:

  • A ContaCerta Básica funciona por meio de uma integração API para validar os dados bancários do recebedor (você pode fazer um teste aqui).
  • A ContaCerta Micro Depósito garante que, além de evitar erros nos pagamentos, a empresa evite fraudes. Isso é possível pois a verificação por micro depósito garante o cruzamento das informações fornecidas no seu cadastro com os dados do titular da conta na instituição de destino.

E para profissionais como você, que precisam obter e aperfeiçoar as métricas para melhorar os processos operacionais, a plataforma de pagamentos possui uma tela na qual são apresentados todos os indicadores da operação. Desse modo, você não precisa aguardar outros relatórios para análise ou ficar fazendo cálculos.

Como a Transfeera pode ajudar na automação de pagamentos?

Eliminar erros nos pagamentos, melhorar o fluxo de caixa, ter eficiência nos pagamentos online, facilitar a rotina de pagamentos, validar dados bancários e analisar metas e indicadores estratégicos. Você já percebeu que fazer tudo isso com eficiência e qualidade só é possível com a automação da gestão de pagamentos.

Mas para que você possa entender ainda mais, compartilhamos alguns problemas comuns de nossos clientes e como ajudamos a resolvê-los.

Conteúdos Relacionados:

Problema: falhas no processo de pagamentos

O exemplo que damos aqui vem do Vakinha, maior site de doações online do Brasil e da América Latina. A empresa sofria com falhas no processo de pagamentos, como o caso das transferências que retornavam por causa de dados bancários incorretos.

Usando a solução da Transfeera eles conseguiram reduzir em mais de 50% os erros na realização de transferências de dinheiro para os usuários. Clique aqui e saiba mais dessa história.

Problema: perda de produtividade

Imagine uma empresa que gastava praticamente um dia inteiro para fazer cerca de 40 transferências. Quantos profissionais poderiam fazer outra atividade muito mais estratégica, ao invés de perder tempo em operações manuais?

Esse era o problema do Polen, uma solução que conecta empresas a causas sociais. Com a solução para automação de pagamentos da Transfeera são quase 2 mil pagamentos por mês para as instituições parceiras e 1.900 doações realizadas em uma hora.

Elaboramos um infográfico para mostrar como o Polen conseguiu essas melhorias. Confira!

Problema: demora no processamento de pagamentos

Além de empresas de crowdfunding e doações, a Transfeera está presente nas operações financeiras da Camelo Express, uma empresa especializada em logística de delivery. Antes de utilizar nossa ferramenta, precisavam de cinco dias para processar todos os pagamentos, os quais eram feitos manual e individualmente.

Hoje, com a solução de automação de pagamentos, a Camelo consegue processar todos os pagamentos no mesmo dia, mesmo tendo obtido crescimento. As operações tornaram-se mais seguras, pois a Camelo Express tem controles implementados que garantem a conciliação e a circularização de todos os valores.

Ganhos em agilidade, praticidade, diminuição dos erros operacionais e pagamento em larga escala, evitando conflitos oriundos da ordem em que os pagamentos eram efetuados, são os principais resultados obtidos com a Transfeera. Caso queira ler o case completo, é só clicar aqui.

Problema: eliminar processos manuais

Este é um exemplo de uma empresa que nem chegou a ter problemas com operações manuais, porque decidiu começar as operações já com a gestão de pagamentos automatizada.

Para contar essa história, primeiro apresentamos a Priced, uma startup de loyalty e ciência de dados, desenvolvedora do aplicativo Mangos. Por sua vez, o Mangos é um programa de fidelidade para compras em supermercados e farmácias. Ao fazer o cadastro no programa, o consumidor ganha pontos chamados Mangos.

Quando iniciou a operação do Mangos, a Priced já decidiu investir na parceria com a Transfeera para agilizar a automação de pagamentos. Com a solução, o Mangos realiza mais de 5 mil transferências mensais para as contas bancárias dos usuários.

Além disso, graças ao Conta Certa mais de 4,5 mil validações são realizadas, garantindo que as transferências de cashback sejam entregues aos usuários corretos e sem riscos de estornos.

Para mais detalhes, leia o case completo!

Produto - ContaCerta

Problema: a empresa precisa crescer

Este é aquele tipo de problema bom, não é mesmo? Mas quanto antes for resolvido, menos dor de cabeça e mais lucro no futuro.

A Flight Cargo, transportadora parceira do Mercado Livre, percebeu que para atender a demanda do mercado com mais motoristas e caminhões ela precisaria mudar a rotina de pagamentos.

Com a chegada da Black Friday, viu que seria humanamente impossível dar vazão a todas transferências para os prestadores de serviços, e com esse problema procurou a Transfeera para automatizar suas rotinas.

Foi então que as 500 TEDs realizadas em uma jornada de trabalho das 6h até às 19h se transformaram em 1200 transferências realizadas em cerca de 10 minutos.

Hoje a Flight Cargo tem crescido com sucesso, sem perder o controle nos pagamentos, confira o case na íntegra aqui.

E agora, já que você aprendeu um pouco mais sobre como podemos ajudar sua empresa, conheça sobre as novas tecnologias de pagamento e a solução Transfeera.

Soluções que facilitam sua gestão financeira

Atualmente a Transfeera conta com duas soluções capazes de automatizar e, por consequência, facilitar a gestão financeira do seu negócio. Vamos conferir quais são elas?

Solução para Pagar e Receber

Uma solução de gestão de pagamentos como a Transfeera permite a programação de pagamentos e recebimentos em lotes. Tudo isso com a liberdade de programar as datas de execução individualmente, editar, excluir e incluir novos pagamentos.

Com a solução, eventuais erros podem ser detectados no momento em que um pagamento está sendo preenchido. Dessa forma, acabam também as dores de cabeça com estorno e reembolso.

E para obter e aperfeiçoar as métricas para melhorar os processos operacionais, a plataforma de pagamentos possui ainda uma tela com todos os indicadores da operação. Desse modo, você não precisa aguardar outros relatórios para análise ou ficar fazendo cálculos.

Com os pagamentos e recebimentos concentrados no mesmo lugar, sua empresa ganha em produtividade e em organização.

Na plataforma você também obtém maior transparência na relação com clientes e parceiros. Isso é feito por meio da automatização da confirmação de recebimento, ao configurar um alerta na API para o momento real em que ele é realizado. Além disso, a plataforma também elimina a necessidade de emissão de boletos. Assim como permite que QR codes dinâmicos ou estáticos sejam emitidos para cobranças via Pix.

Para Thiago Prado, gerente operacional da Zacheo Express, empresa que presta serviços para o iFood em operação logística, a solução para Pagar e Receber da Transfeera foi fundamental para facilitar o repasse aos entregadores em mais de 10 cidades do Brasil.

Antes, os pagamentos levavam entre 1 a 2 dias para serem realizados manualmente. E hoje são realizados em questão de meio período. “A Transfeera nos trouxe ganho de tempo e principalmente ganho financeiro, uma vez que os valores dos repasses individuais via banco são muito mais altos”, afirmou ele.

Veja o depoimento completo:

ContaCerta

Além da solução para pagamentos e recebimentos, a Transfeera também possui a ContaCerta. Seu objetivo é simples: garantir que as informações de cadastro bancário estejam corretas.

A solução conta com 4 camadas de segurança para garantir que a sua operação flua 100%, são elas:

  • Validação básica do Pix: funciona por meio de uma integração API para validar os dados bancários do recebedor. (você pode fazer um teste aqui);
  • Validação por Micro Depósito Pix: garante que, além de evitar erros nos pagamentos, a empresa evite fraudes. Isso é possível pois a verificação cruza informações fornecidas no seu cadastro com os dados do titular da conta na instituição de destino.
  • Documento do titular: nessa etapa você pode informar o documento do titular da conta para verificar se a titularidade corresponde com a conta bancária.
  • Mensagem junto ao micro depósito: é possível enviar um código junto com o pagamento Pix para validar se a conta bancária pertence de fato ao seu recebedor.

Com a implementação da ContaCerta, a Vakinha, maior site de doações digital de toda a América Latina, conseguiu reduzir em 50% o número de falhas em transações bancárias. Uma grande transformação na rotina de pagamentos, não é mesmo?

Banner Vakinha

Ao longo deste artigo você aprendeu um pouco mais sobre como podemos ajudar sua empresa. Agora, conheça também sobre as novas tecnologias de pagamento e a solução Transfeera!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!