Processamento de Pagamentos
O que a automação de pagamentos pode fazer pela sua empresa?

O que a automação de pagamentos pode fazer pela sua empresa?

Guilherme Verdasca

Guilherme Verdasca

Gerar trabalho manual para o financeiro pode ser viável até um certo ponto. Mas quando a empresa começa a crescer, a automação de pagamentos se faz necessária, uma vez que operações manuais passam a ser um prato cheio para diversos problemas. Na gestão de pagamentos de fornecedores, por exemplo, um deles está relacionado aos repasses manuais.

Geralmente, como primeira tentativa de melhorar esse processo a empresa opta realizá-los por arquivo de remessa. No entanto, quando muitas TEDs retornam, não é possível identificar para quem foi efetuado o pagamento.

Quando isso ocorre, a imagem da empresa fica danificada, pois os clientes se vêem obrigados a entrar em contato para perguntar sobre o repasse. Como profissional da área financeira, você não quer ver isso acontecer, certo?

Pensando nisso, neste artigo queremos mostrar como a automação de pagamentos pode ajudá-lo a melhorar as atividades do setor financeiro (e o nosso papel nisso tudo). Boa leitura!

Da folha de pagamento ao pagamento de fornecedores: o poder de automatizar pagamentos

Uma solução de gestão de pagamentos como a Transfeera permite a programação de pagamentos em lotes. Isso com a liberdade de programar as datas de execução individualmente, editar, excluir e incluir novos pagamentos.

A equipe também ganha em produtividade, já que não precisa digitar cada pagamento individualmente na plataforma. Basta fazer a importação de uma planilha simples e, em seguida, automaticamente suas transações e pagamentos de boletos estarão organizados e prontos para aprovação ou execução.

Destacamos ainda que a solução acaba com problemas relacionados a pagamentos errados e estornos, uma vez que erros de digitação podem ser detectados no momento em que um pagamento está sendo preenchido. Em outras palavras, acabam as dores de cabeça com estorno e reembolso.

Além da solução para pagamentos, a Transfeera possui a ContaCerta, cujo objetivo é garantir que as informações de cadastro estejam corretas. Existem duas soluções: ContaCerta Básica e ContaCerta Micro Depósito:

  • A ContaCerta Básica funciona por meio de uma integração API para validar os dados bancários do recebedor (você pode fazer um teste aqui).
  • A ContaCerta Micro Depósito garante que, além de evitar erros nos pagamentos, a empresa evite fraudes. Isso é possível pois a verificação por micro depósito garante o cruzamento das informações fornecidas no seu cadastro com os dados do titular da conta na instituição de destino.

E para profissionais como você, que precisam obter e aperfeiçoar as métricas para melhorar os processos operacionais, a plataforma de pagamentos possui uma tela na qual são apresentados todos os indicadores da operação. Desse modo, você não precisa aguardar outros relatórios para análise ou ficar fazendo cálculos.

Como a Transfeera pode ajudar na automação de pagamentos?

Eliminar erros nos pagamentos, melhorar o fluxo de caixa, ter eficiência nos pagamentos online, facilitar a rotina de pagamentos, validar dados bancários e analisar metas e indicadores estratégicos. Você já percebeu que fazer tudo isso com eficiência e qualidade só é possível com a automação da gestão de pagamentos.

Mas para que você possa entender ainda mais, compartilhamos alguns problemas comuns de nossos clientes e como ajudamos a resolvê-los.

Conteúdos Relacionados:

Problema: falhas no processo de pagamentos

O exemplo que damos aqui vem do Vakinha, maior site de doações online do Brasil e da América Latina. A empresa sofria com falhas no processo de pagamentos, como o caso das transferências que retornavam por causa de dados bancários incorretos.

Usando a solução da Transferra eles conseguiram reduzir em mais de 50% os erros na realização de transferências de dinheiro para os usuários. Clique aqui e saiba mais dessa história.

Problema: perda de produtividade

Imagine uma empresa que gastava praticamente um dia inteiro para fazer cerca de 40 transferências. Quantos profissionais poderiam fazer outra atividade muito mais estratégica, ao invés de perder tempo em operações manuais?

Esse era o problema do Polen, uma solução que conecta empresas a causas sociais. Com a solução para automação de pagamentos da Transfeera são quase 2 mil pagamentos por mês para as instituições parceiras e 1.900 doações realizadas em uma hora.

Elaboramos um infográfico para mostrar como o Polen conseguiu essas melhorias. Confira!

Problema: demora no processamento de pagamentos

Além de empresas de crowdfunding e doações, a Transfeera está presente nas operações financeiras da Camelo Express, uma empresa especializada em logística de delivery. Antes de utilizarem nossa ferramenta, precisavam de cinco dias para processar todos os pagamentos, os quais eram feitos manual e individualmente.

Hoje, com a solução de automação de pagamentos, a Camelo consegue processar todos os pagamentos no mesmo dia, mesmo tendo obtido crescimento. As operações tornaram-se mais seguras, pois a Camelo Express tem controles implementados que garantem a conciliação e a circularização de todos os valores.

Ganhos em agilidade, praticidade, diminuição dos erros operacionais e pagamento em larga escala, evitando conflitos oriundos da ordem em que os pagamentos eram efetuados, são os principais resultados obtidos com a Transfeera. Caso queira ler o case completo, é só clicar aqui.

Problema: eliminar processos manuais

Este é um exemplo de uma empresa que nem chegou a ter problemas com operações manuais, porque decidiu começar as operações já com a gestão de pagamentos automatizada.

Para contar essa história, primeiro apresentamos a Priced, uma startup de loyalty e ciência de dados, desenvolvedora do aplicativo Mangos. Por sua vez, o Mangos é um programa de fidelidade para compras em supermercados e farmácias. Ao fazer o cadastro no programa, o consumidor ganha pontos chamados Mangos.

Quando iniciou a operação do Mangos, a Priced já decidiu investir na parceria com a Transfeera para agilizar a automação de pagamentos. Com a solução, o Mangos realiza mais de 5 mil transferências mensais para as contas bancárias dos usuários.

Além disso, graças ao Conta Certa mais de 4,5 mil validações são realizadas, garantindo que as transferências de cashback sejam entregues aos usuários corretos e sem riscos de estornos.

Para mais detalhes, leia o case completo!

Banner Inovação em processos financeiros: em que fase sua empresa está?

Problema: a empresa precisa crescer

Este é aquele tipo de problema bom, não é mesmo? Mas quanto antes for resolvido, menos dor de cabeça e mais lucro no futuro.

A Flight Cargo, transportadora parceira do Mercado Livre, percebeu que para atender a demanda do mercado com mais motoristas e caminhões ela precisaria mudar a rotina de pagamentos.

Com a chegada da Black Friday, viu que seria humanamente impossível dar vazão a todas transferências para os prestadores de serviços, e com esse problema procurou a Transfeera para automatizar suas rotinas.

Foi então que as 500 TEDs realizadas em uma jornada de trabalho das 6h até às 19h se transformaram em 1200 transferências realizadas em cerca de 10 minutos.

Hoje a Flight Cargo tem crescido com sucesso, sem perder o controle nos pagamentos, confira o case na íntegra aqui.

E agora, já que você aprendeu um pouco mais sobre como podemos ajudar sua empresa, conheça sobre as novas tecnologias de pagamento e a solução Transfeera.

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!