As transações financeiras de um negócio virtual exigem alguns pontos de atenção, tais como eficiência, segurança e agilidade. Sem eles, os clientes podem ter uma experiência de compra prejudicada, o que não é bom para uma empresa como a sua, não é mesmo?
Para evitar problemas e clientes insatisfeitos na hora de concluir uma venda, é preciso contar com um sistema capaz de fazer a ponte entre o negócio e as instituições financeiras.
Isso pode ser feito por meio de um gateway de pagamentos. Entenda mais a seguir.
O que é um gateway de pagamento?
Gateway de pagamento é uma tecnologia que conecta e transfere os dados de um usuário para instituições financeiras. Essas instituições podem ser fintechs, bancos, operadoras de cartão etc.
O objetivo de um gateway de pagamento é o de facilitar a comunicação entre o negócio virtual, o cliente e a instituição financeira. Ao fazer isso, o sistema possibilita a realização de transações financeiras no ambiente online.
O que faz um gateway de pagamento?
Além de possibilitar as transações financeiras, os gateways podem oferecer aos compradores de um e-commerce ou marketplace diferentes opções como Pix, boleto bancário, cartão de crédito e débito, débito em conta etc.
Esses sistemas podem ainda automatizar todo o processo de pagamento. É o caso quando o gateway realiza também funções como envio de confirmação de um pagamento/recebimento, geração de relatórios financeiros e outras.
Como funciona um gateway de pagamento?
Para iniciar, de um lado temos o comerciante que realiza a venda de um produto ou serviço, enquanto de outro, o comprador propriamente dito. O cliente, após escolher o que deseja adquirir, dirige-se à página de checkout.
Nesse momento, a loja usa o gateway para fazer a cobrança. O consumidor, então, escolhe a forma como deseja pagar.
Uma vez que a escolha tenha sido feita, o negócio virtual realiza a comunicação com a instituição financeira a fim de verificar se as informações passadas pelo cliente estão corretas e/ou se há saldo disponível para a conclusão da transação.
A ilustração abaixo ajuda a entender melhor o processo:
Quais as vantagens e desvantagens de um gateway de pagamento para negócios virtuais?
Vantagens
- Checkout transparente, isto é, o cliente não é direcionado para outra página para realizar o pagamento;
- Gestão de pagamentos pode ser feita em um único local;
- Possibilidade de personalização de tipos de pagamentos a serem aceitos;
- Geração de relatórios que ajudam gestores a tomarem decisões sobre o negócio;
- Confirmação imediata de pagamento.
Desvantagens
- Diversas integrações são necessárias para operar um gateway;
- Ausência de um sistema antifraude;
- Custo de setup, pois há empresas no mercado que cobram uma taxa de homologação;
- Demora para liquidar pagamentos, podendo chegar a 31 dias;
- Taxas das operações financeiras costumam ser mais altas que a dos intermediadores de pagamentos;
- Nos pagamentos via cartão, se o cliente optou por pagamento em cinco vezes, a loja receberá da mesma maneira (e isso pode afetar o fluxo de caixa).
Pix no gateway de pagamento
Conforme mencionamos, o gateway de pagamento possibilita que o negócio virtual ofereça aos seus clientes diferentes formas para pagar. A vantagem disso é que quanto mais opções os compradores tiverem, maiores são as possibilidades de que a venda seja concluída (e maiores são também as chances de que novos clientes sejam atraídos).
Dentre os diversos meios de pagamentos que podem ser aceitos por um marketplace ou e-commerce destacamos o Pix. Para que seu negócio virtual possa aderir ao meio instantâneo de pagamento é preciso verificar os gateways que o aceitam. Outra opção para disponibilizar o Pix aos seus clientes é contar com uma plataforma de pagamentos.
Se você tem alguma dúvida sobre o uso do Pix no negócio virtual, preparamos um guia completo, no formato de perguntas e respostas, sem complicações e 100% gratuito. Acesse-o agora mesmo!
Plataforma de pagamentos como opção para seu negócio virtual
Uma plataforma de pagamentos atua como intermediadora de pagamentos, a qual conecta e-commerces e marketplaces com as instituições financeiras. Essa integração é feita por meio de APIs de pagamentos.
As vantagens em utilizar uma plataforma de pagamentos são muitas, como por exemplo:
- Mais segurança contra fraudes e ataques de hackers;
- Implementação facilitada;
- Menos custos;
- Fácil integração com o negócio virtual;
- Geração de relatórios para análise de pagamentos e recebimentos;
- Checkout transparente;
- Burocracia reduzida.
Além disso, plataformas de pagamentos robustas oferecem aos clientes de um comércio eletrônico a possibilidade de utilizarem o Pix para pagar.
Para as empresas, receber via Pix significa contar com a entrada instantânea dos valores das vendas, fator que contribui para um melhor controle do fluxo de caixa e mais capital de giro. Outros pontos positivos são a diminuição da taxa de abandono do carrinho, a redução de custos, melhor controle do estoque e o aumento da segurança.
Saiba mais como ganhar eficiência em operações financeiras com a API Pix. Para isso, preparamos um material no qual mostramos as possibilidades que uma API Pix oferece aos negócios e como a sua empresa pode fazer essa integração.