Pagamentos

Gateway de pagamentos: alternativas seguras para lucrar mais

Gateway de pagamentos: alternativas seguras para lucrar mais

As transações financeiras de um negócio virtual exigem alguns pontos de atenção, tais como eficiência, segurança e agilidade. Sem eles, os clientes podem ter uma experiência de compra prejudicada, o que não é bom para uma empresa como a sua, não é mesmo?

Para evitar problemas e clientes insatisfeitos na hora de concluir uma venda, é preciso contar com um sistema capaz de fazer a ponte entre o negócio e as instituições financeiras.

Isso pode ser feito por meio de um gateway de pagamentos. Entenda mais a seguir.

O que é um gateway de pagamento?

Gateway de pagamento é uma tecnologia que conecta e transfere os dados de um usuário para instituições financeiras. Essas instituições podem ser fintechs, bancos, operadoras de cartão etc.

Após transferir os dados, o gateway transmite uma notificação de aceitação ou recusa de pagamento, informando ao ecommerce se a compra deve ser confirmada.

O objetivo de um gateway de pagamento é o de facilitar a comunicação entre o negócio virtual, o cliente e a instituição financeira. Ao fazer isso, o sistema possibilita a realização de transações financeiras no ambiente online.

Em outras palavras, o gateway de pagamento funciona como intermediário entre um cliente e o comerciante.

O que faz um gateway de pagamento?

Além de possibilitar as transações financeiras, os gateways podem oferecer aos compradores de um e-commerce ou marketplace diferentes opções como Pix, boleto bancário, cartão de crédito e débito, débito em conta etc.

Esses sistemas podem ainda automatizar todo o processo de pagamento. É o caso quando o gateway realiza também funções como envio de confirmação de um pagamento/recebimento, geração de relatórios financeiros e outras.

Como funciona um gateway de pagamento?

Para iniciar, de um lado temos o comerciante que realiza a venda de um produto ou serviço, enquanto de outro, o comprador propriamente dito. O cliente, após escolher o que deseja adquirir, dirige-se à página de checkout.

Nesse momento, a loja usa o gateway para fazer a cobrança. O consumidor, então, escolhe a forma como deseja pagar.

Uma vez que a escolha tenha sido feita, o negócio virtual realiza a comunicação com a instituição financeira a fim de verificar se as informações passadas pelo cliente estão corretas e/ou se há saldo disponível para a conclusão da transação.

A ilustração abaixo ajuda a entender melhor o processo:

O que considerar para escolher um gateway de pagamento?

Na hora de escolher o gateway de pagamento para sua loja virtual é importante pensar em questões como:

Segurança

A prioridade número um dos gateways de pagamento é a segurança, pois estamos falando de uma tecnologia que lida com dados confidenciais. Por essa razão, é fundamental que o gateway ofereça criptografia (protegendo os dados confidenciais do cliente).

Existe ainda um padrão de segurança de dados do setor de cartões de pagamento, conhecido por PCI DSS. Gateways de pagamento que estejam em conformidade com essa certificação garantem mais segurança ao negócio online e aos clientes.

Atendimento e suporte

Imprevistos acontecem em qualquer tipo de tecnologia. Como nenhuma loja virtual quer ser impossibilitada de vender por conta de um problema no gateway de pagamento, o provedor precisa oferecer um bom atendimento, além de ter uma equipe de suporte à disposição.

Interação com o usuário

Processos de pagamentos com muitas etapas estão entre os principais motivos de abandono de carrinho. Para garantir que o checkout seja concluído, lojas virtuais precisam oferecer uma experiência de compra simples e sem atritos.

Por esse motivo, um dos recursos mais importantes de um gateway de pagamento é a experiência do usuário que ele oferece.

Leia também:

Para quais tipos de negócios o gateway de pagamento vale a pena?

Algo importante a entender sobre os gateways, é que todas as transações financeiras são de responsabilidade do negócio. Por exemplo, se houver um chargeback, quem arca com o prejuízo é a loja.

Comércios eletrônicos e marketplaces dispostos a assumir esse risco, tendo como a contrapartida um melhor controle sobre a gestão financeira, podem encontrar no gateway uma ótima opção.

Outra opção para ter controle das entradas e saídas, é contar com uma plataforma de pagamentos atuando como intermediadora de pagamentos. Para você entender, uma intermediadora conecta e-commerces e marketplaces com as instituições financeiras. Essa integração é feita por meio de APIs de pagamentos.

As vantagens em utilizar uma plataforma de pagamentos são muitas, como por exemplo:

  • Mais segurança contra fraudes e ataques de hackers;
  • Implementação facilitada;
  • Menos custos;
  • Fácil integração com o negócio virtual;
  • Geração de relatórios para análise de pagamentos e recebimentos;
  • Checkout transparente;
  • Responsabilidade das transações financeiras (no caso do exemplo do chargeback, o sistema de intermediação é o responsável);
  • Burocracia reduzida.

Além disso, plataformas de pagamentos robustas oferecem aos clientes de um comércio eletrônico a possibilidade de utilizarem o Pix para pagar.

Pix no gateway de pagamento

Conforme mencionamos, o gateway de pagamento possibilita que o negócio virtual ofereça aos seus clientes diferentes formas para pagar. A vantagem disso é que quanto mais opções os compradores tiverem, maiores são as possibilidades de que a venda seja concluída (e maiores são também as chances de que novos clientes sejam atraídos).

Dentre os diversos meios de pagamentos que podem ser aceitos por um marketplace ou e-commerce destacamos o Pix. Para que seu negócio virtual possa aderir ao meio instantâneo de pagamento é preciso verificar os gateways que o aceitam. Outra opção para disponibilizar o Pix aos seus clientes é contar com uma plataforma de pagamentos.

Se você tem alguma dúvida sobre o uso do Pix no negócio virtual, preparamos um guia completo, no formato de perguntas e respostas, sem complicações e 100% gratuito. Acesse-o agora mesmo!

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Quais as vantagens e desvantagens de um gateway de pagamento para negócios virtuais?

Vantagens

  • Checkout transparente, isto é, o cliente não é direcionado para outra página para realizar o pagamento;
  • Gestão de pagamentos pode ser feita em um único local;
  • Possibilidade de personalização de tipos de pagamentos a serem aceitos;
  • Geração de relatórios que ajudam gestores a tomarem decisões sobre o negócio;
  • Confirmação imediata de pagamento.

Desvantagens

  • Diversas integrações são necessárias para operar um gateway;
  • Ausência de um sistema antifraude;
  • Custo de setup, pois há empresas no mercado que cobram uma taxa de homologação;
  • Demora para liquidar pagamentos, podendo chegar a 31 dias;
  • Taxas das operações financeiras costumam ser mais altas que a dos intermediadores de pagamentos;
  • Nos pagamentos via cartão, se o cliente optou por pagamento em cinco vezes, a loja receberá da mesma maneira (e isso pode afetar o fluxo de caixa).

Concluindo

Os gateways podem ser uma opção para lojas virtuais receberem de seus clientes. Outra alternativa, como vimos, são as intermediadoras de pagamento. Muitas inclusive disponibilizam o Pix como forma de pagamento, o que garante um maior fluxo de caixa ao negócio virtual.

É o caso da Transfeera, fintech de gestão e processamento de pagamentos, cobrança e validação de dados bancários, que automatiza as rotinas de recebimentos por Pix na sua loja virtual. Nossa solução também ajuda a melhorar o controle do fluxo financeiro.

Entenda melhor sobre os intermediadores de pagamentos e como a Transfeera pode ajudar em:

Intermediador de pagamentos: conheça as vantagens para marketplaces

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!