Gestão Financeira

Conheça as Contas Digitais da Transfeera

Conheça as Contas Digitais da Transfeera

Quem é cliente da Transfeera sabe que a nossa plataforma de pagamentos está sempre passando por melhorias. Muitas delas ocorrem porque estamos constantemente atentos ao mercado e às mudanças de comportamento do cliente dos negócios digitais. Foi partindo disso que desenvolvemos a feature de Contas Digitais.

Recentemente, os usuários da nossa plataforma passaram a poder habilitar múltiplas contas digitais. Você sabe o que isso significa e como pode facilitar a rotina financeira de empresas como a sua? Contamos tudo a seguir!

O que são Contas Digitais?

Contas digitais são contas criadas como adjacentes à sua conta principal da Transfeera, que podem ser utilizadas para separar contextos dentro do seu sistema – como por exemplo diferentes centros de custos – oferecendo uma conta exclusiva para parceiros, clientes, fornecedores, campanhas etc.

Essa nova funcionalidade disponibilizada pela Transfeera permite que um mesmo cliente tenha múltiplas contas em nossa infraestrutura de pagamentos, com chaves Pix únicas para cada uma.

Para evitar que as informações financeiras se misturem, cada conta digital possui seu próprio saldo. Na prática, as transações de uma conta digital são isoladas das realizadas pela conta principal e/ou pelas outras contas digitais.

Ainda, destacamos que as contas digitais da Transfeera são proprietárias, ou seja, estão sob o mesmo CNPJ. Além disso, estão disponíveis apenas por API.

Produto - API de Pagamentos

Como funcionam as contas digitais da Transfeera?

Somente a conta principal da empresa pode criar contas digitais. Até o momento disponibilizamos a do tipo PROPRIA:

  • Conta digital PROPRIA: utiliza os mesmos dados da conta principal para cadastro, incluindo configurações, limites etc.

Para fazer o gerenciamento/utilização das Contas Digitais, o usuário deve gerar um token de autenticação para a conta digital, utilizando as credenciais da sua conta principal. Tanto os detalhes da autenticação como a documentação completa das nossas Contas Digitais estão disponíveis aqui.

Pensando em ajudar você a entender o fluxo das contas digitais, compartilhamos um exemplo real de uso da nossa feature.

Exemplos de uso

Um de nossos clientes que já usa e aprova a Conta Digital da Transfeera é a Vakinha, maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil.

A fim de que você entenda o contexto, a Vakinha é nosso cliente há 4 anos e utiliza as duas soluções que desenvolvemos: para pagamentos e para validação de dados bancários. Graças às duas ferramentas, a empresa já atingiu resultados como:

  • 50% de redução nos erros nas transferências;
  • Envio ágil de comprovante de pagamento;
  • Redução de custos com solução de pagamentos mais barata;
  • Ganho de tempo com processo de pagamentos automatizado;
  • Entre outros.

Aqui não iremos nos alongar nessa história de sucesso. Mas caso queira saber mais, é só clicar no banner e acessar o case completo:

Banner Vakinha

Apesar de os resultados conquistados com as soluções da Transfeera já terem transformado a empresa e a ajudado a ganhar em escalabilidade, a Vakinha passou a ter uma outra necessidade: fazer uma gestão mais eficiente das campanhas.

As arrecadações de todas as campanhas caíam na conta geral, o que significava que o time financeiro da Vakinha sempre precisava verificar quanto cada uma havia arrecadado para, então, fazer as transferências.

O problema foi resolvido com a utilização de contas digitais, pois agora, com cada campanha tendo a sua, todo o processo de cash in e cash out ocorre com mais fluidez e sem atritos. Isso, graças à possibilidade de uma nova forma de arrecadação: compartilhamento de chaves Pix únicas.

Resultados

Até o momento, a Vakinha já teve mais de 100 mil chaves Pix criadas e conectadas a cada campanha.

Na hora que os clientes desejam sacar o valor arrecadado, nossas APIs de validação e autenticação confirmam se a conta bancária é válida e aceita pela área de compliance. Nesta etapa também corrigimos dados errados, reduzindo as devoluções em 70% e, assim, entregando mais pagamentos.

Em suma, ter Contas Digitais na Transfeera significa:

  • Melhoria na gestão de valores recebidos e pagos
  • Geração de chaves Pix exclusivas para cada conta
  • Extratos e saldos apartados da conta principal

Fluxo das contas digitais

Agora que você teve uma ideia dos resultados obtidos pela Vakinha, veremos como ocorrem as etapas do fluxo das contas digitais:

  1. A Vakinha gera uma subconta para campanha via API;
  2. Em seguida, ela cadastra uma chave Pix para a campanha;
  3. A chave Pix (e-mail ou aleatória) passa pela validação;
  4. Com tudo ok, a Vakinha compartilha a chave;
  5. Por sua vez, o doador faz a doação via chave Pix;
  6. A Vakinha, então, faz a transferência para o dono da campanha.

A imagem a seguir ilustra o fluxo (utilizamos o exemplo da Vakinha para ficar mais claro para você. Contudo, entenda que o processo de geração de conta digital é o mesmo, ou seja, via API):

Além do fluxo de pagamento, a Transfeera está presente no fluxo inteiro de recebimento da Vakinha.

A Transfeera

A Transfeera é uma fintech de meios de pagamentos que conta com mais de 400 clientes B2B, já realizou mais de 7 milhões de pagamentos e validou mais de 21 milhões de contas bancárias.

Nossa plataforma de pagamentos visa facilitar a vida de nossos clientes na gestão de cash in e cash out, pois ela centraliza pagamentos e recebimentos em um único sistema, o que aumenta o controle financeiro de negócios digitais como o seu.

Ao pagar e receber com a Transfeera, sua empresa tem benefícios como:

  • Infraestrutura de pagamento instantâneo;
  • Carteiras digitais conectadas com a chave Pix;
  • Automação de pagamentos via plataforma ou API;
  • Acesso a relatórios intuitivos e completos com as transações executadas;
  • Entradas e saídas de dinheiro em um só lugar;
  • Envio automático de comprovantes de transação ao favorecido assim que o pagamento for confirmado (os comprovantes também estão disponíveis para conferência individualmente ou por lote na plataforma);
  • Pix com mensagem;
  • Split de Pix automático;
  • Alerta na API a cada nova quantia recebida;
  • Emissão de QR Codes estáticos ou dinâmicos.

Mas claro que não acaba aí. Para saber mais sobre o que nossa solução de pagamentos pode fazer pelo seu negócio, clique aqui (aproveite e solicite uma demonstração)!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!