Processamento de Pagamentos
Forma de pagamento Pix como estratégia de crescimento para empresas

Forma de pagamento Pix como estratégia de crescimento para empresas

Rodrigo Kratzer

Rodrigo Kratzer

Provavelmente você já ouviu falar ou utiliza  a forma de pagamento Pix, certo?.

A ferramenta é um novo método de realizar transações rápidas e seguras desenvolvida pelo Banco Central. Em outubro de 2021, o sistema completou um ano de muito sucesso. 

O instrumento foi instituído no meio da pandemia do COVID-19, visando garantir facilidades para que pagamentos sejam feitos em poucos segundos e com o mínimo contato possível, visto que é um processo totalmente online.

Além da maior agilidade para as transações, o Pix também conta com outras vantagens para os gestores, como a redução considerável dos custos bancários para as empresas.

Consequentemente, isso pode ser revertido para a geração de lucro, ajudando na evolução das finanças do negócio.

Nesse artigo, iremos te mostrar como a forma de pagamento Pix se transformou em uma excelente estratégia de crescimento para as empresas. Siga a leitura!

A escalada da forma de pagamento Pix em apenas um ano

Lançado no dia 5 de outubro de 2020, o Pix já se mostrou como uma das formas de pagamento favoritas do brasileiro.

Colocando em números, uma pesquisa realizada pela Fiserv revelou que com menos de um ano de existência, o método já é considerado como o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, perdendo apenas para o cartão de crédito.

O estudo ainda mostrou que 66% dos participantes enxergam o Pix como uma ferramenta mais segura para realizar transações.

Segundo estimativas do Banco Central, o Pix inovou as formas de movimentar dinheiro. Mais de 45 milhões de cidadãos que não tinham o costume de fazer transações eletrônicas passaram a utilizar a ferramenta com frequência.

Como consequência dessa escalada tão alta em pouco tempo, o Pix conseguiu sanar uma problemática que afetava a saúde financeira de muitos negócios: o pagamento das taxas de banco.

Números do Banco Central afirmam que a nova ferramenta já reduziu quase R$ 5 bilhões de custos com operações bancárias para as empresas.

E as inovações trazidas pela forma de pagamento Pix estão longe de acabar. O instrumento progressivamente vem sendo atualizado, visando atender as demandas dos consumidores e do mercado.

Quais os benefícios do Pix para as empresas?

Pagamentos e recebimentos imediatos

Certamente, a agilidade para a realização das transações é um dos pontos mais positivos do Pix.

Nesse cenário, a ferramenta garante que você economize um tempo considerável que seria gasto solicitando informações para a operação como dados bancários e gerais da empresa na qual realizará o pagamento.

Com o Pix, tudo ficou mais simples. Para a transação o usuário necessita apenas de uma chave, que pode ser: telefone, e-mail, CPF, CNPJ ou uma chave aleatória gerado pelo próprio fornecedor

Além disso, devemos lembrar que o Pix é uma forma de pagamento que opera 24 horas por dia durante toda a semana.

Esse fato, especialmente para vendas digitais como e-commerces ou marketplaces garante um fluxo de caixa mais dinâmico, devido a velocidade da transação.

Maior controle do fluxo de caixa

Um outro problema que atrapalha muitos gestores pelo Brasil é a espera para que os prazos solicitados para pagamento sejam efetuados.

Especialmente em um mercado tão movimentado como o nosso, a agilidade nas transações é um fator fundamental para o sucesso do negócio.

Em resumo, o Pix oferece ao gestor um domínio mais otimizado do fluxo de caixa da empresa.

Pelo fato dos pagamentos serem recebidos imediatamente, os valores já poderão ser reinvestidos no negócio ou gastos para quitar alguma dívida ou pagamento pendente.

Em outras palavras, poderá haver um controle maior do fluxo financeiro da companhia.

Mais segurança

A segurança durante as transações é um tópico que atrai muitas pessoas para o novo método de pagamento. 

Principalmente quando estamos falando de companhias que fecham negócios diretamente com o consumidor final, o Pix é responsável por minimizar a possibilidade de riscos que uma venda pode oferecer.

Nesse contexto, problemas com fraudes ou golpes poderão ser evitados graças ao pagamento instantâneo que o Pix oferece.

Caso haja alguma incompatibilidade e a transação não seja concluída, por exemplo, o vendedor conseguirá notar imediatamente.

Dados atualizados e serviços diferenciados

Uma outra problemática muito comum entre as empresas é a falta de clareza na visualização em tempo real das posições de caixa. É importante destacarmos informações incompletas e desatualizadas podem dificultar consideravelmente o processo de tomada de decisão.

Nesse cenário, o sistema de pagamento imediato do Pix garante que as transações sejam feitas a tempo hábil para que o caixa permaneça sempre atualizado.

Dessa forma, o gestor poderá tomar suas decisões de maneira mais segura, com a certeza de que os dados que servirão de base estão completos.

Além disso, o Pix também pode trazer melhorias aos serviços oferecidos pelas instituições financeiras para seus clientes, como visibilidade, previsão de caixa, finanças comerciais, câmbios, gestão de liquidez, etc.

Escolha mais ampla de métodos de pagamento

Contando com o Pix nos negócios, a empresa terá mais uma possibilidade para escolher seus métodos de pagamento, além das transferências eletrônicas, boleto bancário e cartões.

Um benefício muito significativo do Pix é a possibilidade dos pagamentos serem realizados apenas com o celular, sem a necessidade de outro meio (como o uso das maquininhas para pagamentos no débito, por exemplo).

Essa funcionalidade traz mais praticidade para a transação e claro, maior economia, visto que existe uma taxa existe uma taxa menor para operações via pix.

Vantagem competitiva

Por fim, a adesão de formas de pagamentos instantâneos garante que a empresa tenha algumas vantagens sobre seus concorrentes.

Considere que o Pix vem se tornando um dos métodos mais populares em nosso país. Isso significa que estamos presenciando uma mudança de comportamento do consumidor. 

Até poucos anos atrás, grande parte das transações eram feitas através do dinheiro. No entanto, as cédulas tradicionais perdem cada vez menos espaço.

Segundo pesquisas da Strategy&, o volume de transações sem dinheiro em espécie aumentará em 52% até 2025 e em 48% até 2030 na América Latina.

Portanto, acompanhar essas mudanças no consumo e oferecer possibilidades de pagamento instantâneo são pontos fundamentais para que a empresa siga competitiva no mercado.

O impacto do Pix no comércio digital e na logística

A forma de pagamento Pix veio como uma grande aliada no comércio digital.

Com o auxílio dessa ferramenta, e-commerces podem otimizar suas atividades e melhorar exponencialmente a logística operacional.

Essas melhorias podem ser demonstradas em números. No dia das mães de 2021, o Pix foi o principal meio de pagamento dos compradores, segundo pesquisas realizadas pelo Buzzmonitor Trends.

Mas afinal, qual o motivo que faz com que a forma de pagamento Pix seja tão lucrativa para os negócios? Confira abaixo.

Entregas mais eficientes

O processo de entrega de um produto é um dos pilares mais importantes para uma venda. 

Afinal, ela envolve a ansiedade pelo recebimento e a preocupação do cliente em receber o produto que comprou.

Sobretudo essa fase é fundamental tanto para a decisão de compra quanto para a experiência final do consumidor.

No entanto, essa etapa conta com muitas fases que podem atrasar o recebimento do produto.

Confirmação do pagamento, emissão da nota fiscal, empacotamento, envio para a transportadora, etc. E essas diversas fases podem muitas vezes desencorajar o consumidor de concluir a compra.

Como consequência, a agilidade em qualquer uma dessas etapas é sinônimo de um envio mais rápido.

Pelo fato do pagamento via Pix ser confirmado e aprovado em poucos segundos, a loja poderá adiantar os processos de entrega imediatamente.

Alternativa ao boleto bancário e transações seguras

Especialmente para pessoas sem contas no banco, o boleto bancário mostra-se como um método de compra muito comum.

Entretanto, essa forma de pagamento pode trazer alguns prejuízos para a empresa.

Em primeiro lugar, muitos clientes emitem o boleto mas não realizam o pagamento do mesmo.

Considerando que a empresa deve pagar para emitir esses documentos, o abandono dos carrinhos por falta de pagamento do consumidor pode trazer sérios prejuízos para o negócio.

Além disso, a reserva de estoque também é uma problemática do boleto bancário. Digamos, por exemplo, que o cliente tenha iniciado a compra de uma bicicleta e emitido um boleto com vencimento em três dias. Nesse tempo, o produto é reservado pela empresa.

Sendo assim, a bicicleta ficará três dias presa no estoque.

Se o consumidor não efetuar o pagamento, poderá haver um prejuízo para a empresa. Afinal, o produto já poderia ter sido vendido através de um método instantâneo como o Pix nesse período que ficou reservada.

Em datas com grande volume de vendas (como Black Friday ou dia das mães), esse fator pode prejudicar consideravelmente o faturamento do negócio.

Como um sistema automatizado de recebimento via Pix pode oferecer maior controle do fluxo financeiro?

A Conta Transfeera para receber Pix é uma solução Transfeera que possibilita a utilização do Pix a favor de sua empresa. Dentre as vantagens da plataforma, destacamos as principais em seguida:

  • Pagamentos e recebimentos em apenas um lugar: com o auxílio da solução, é possível aglutinar todos os pagamentos e recebimentos de Pix em um único lugar. Com isso, o gestor poderá manter um controle maior da entrada e saída de capital.
  • Transações instantâneas: o sistema automatizado Transfeera permite que todas as transações sejam feitas de forma instantânea e sem a necessidade de espera, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, você conseguirá manter o fluxo de caixa de seu negócio sempre atualizado.
  • Confirmação automática de recebimento: compensação bancária? Com a Conta Pix para receber, isso não será mais necessário. A cada novo recebimento, a própria plataforma emite um alerta, garantindo a emissão de comprovante de recebimento em tempo real.
  • Controle financeiro diretamente no ERP: a solução também pode ser integrada ao ERP financeiro através de API. Assim, por exemplo, a empresa ganha o tempo que perderia esperando a página do Internet Banking carregar. Além disso, há a possibilidade de diminuir os riscos de erros nos registros de informações copiadas e coladas manualmente, visto que o sistema reúne toda a rotina financeira em um único lugar.

Portanto, quer saber mais sobre como a ContaTransfeera para receber pode ser uma grande aliada para as estratégias de crescimento de sua empresa utilizando Pix?

Clique neste link e saiba detalhes sobre a nossa solução!

Banner Calculadora de Taxas Pix

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!