Tecnologia
Como receber e transferir via Pix com um sistema automatizado de pagamentos

Como receber e transferir via Pix com um sistema automatizado de pagamentos

Rodrigo Kratzer

Rodrigo Kratzer

Como falou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o setor financeiro tem sido impactado pela velocidade exponencial das mudanças tecnológicas, o que tem feito da transformação digital uma realidade. Um bom exemplo disso é o Pix, modalidade de transferências e pagamento instantâneos que trouxe mais agilidade nas transações bancárias de cash in e cash out.

Se a modalidade já está em pleno uso pelos brasileiros, empresas têm a possibilidade de usufruir ainda mais de seus benefícios. Para isso, elas podem utilizar um sistema de pagamento para receber e transferir via Pix. É o caso do sistema da Transfeera, que foi um dos primeiros a ser autorizado pelo Banco Central a utilizar a nova modalidade de pagamento.

Para saber como o Pix funciona com uma plataforma automatizada de pagamentos, continue aqui.

Quais as vantagens de receber pagamentos via Pix?

A primeira vantagem é o fato de que as transações podem ser realizadas em qualquer horário e aos sete dias de semana – incluindo feriados -, e de forma instantânea, tornando o monitoramento do fluxo de caixa mais fácil e preciso. Além disso, não há intermediadores para realizá-las.

Outro ponto positivo de receber por meio de Pix é a empresa poder oferecer algumas formas de pagamento, como por chave Pix, Pix Copia e Cola ou diretamente do QR code. A versatilidade é boa para o cliente, mas pode ser melhor ainda para seu negócio por dois motivos.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

O primeiro é que o Pix pode ajudar a reduzir a inadimplência. Já o segundo é que ele diminui também o tempo de espera para um pagamento entrar na conta, pois a compensação bancária de um pagamento feito por boleto bancário, por exemplo, pode levar até 3 dias úteis.

Vale lembrar que hoje empresas podem fazer cobranças pelo Pix indicando uma data futura (trata-se do Pix Cobrança). Em outras palavras, a modalidade de pagamentos instantâneos oferece uma versão moderna do boleto, com os pontos positivos de não haver uma taxa de emissão e nem a longa espera para compensação que comentamos.

Lembramos que o Pix para empresas tem um benefício ainda mais importante, que são as tarifas mais baratas para recebimento em comparação com os pagamentos via boleto ou cartão. Sobre isso, ressaltamos que algumas instituições bancárias, como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander cobram pelas transações instantâneas, tanto para envio quanto para recebimento.

A Transfeera, por sua vez, cobra um custo reduzido comparado ao mercado ou as próprias TED pagas para os bancos e algumas fintechs.

Quais as vantagens de transferir via Pix?

Empresas podem utilizar o Pix para realizar pagamentos a fornecedores, prestadores de serviços, clientes, funcionários, bens e serviços públicos e tributos, o que traz facilidade ao departamento contábil. E justamente porque transferir via Pix é muito prático, você pode estar em qualquer lugar para fazê-lo, desde que tenha um celular conectado à internet.

Outra vantagem para as empresas ao fazerem pagamento por meio do Pix está no ganho em agilidade para o time de contas a pagar. Isso porque as informações como CNPJ, agência bancária, conta etc, são substituídas por uma chave Pix, por um QR code ou pelo Pix Copia e Cola.

Vantagens de um sistema automatizado de pagamentos para transações via Pix

Ao utilizar uma instituição bancária para fazer suas transações, as organizações contam com as vantagens elencadas acima. No entanto, ao optarem por um sistema automatizado de pagamentos como a Transfeera, empresas têm um ganho adicional na organização do volume de pagamentos, segurança das informações e acesso fácil aos comprovantes.

Saiba aqui como é a segurança das transações bancárias via Pix com a Transfeera.

Apesar de não ser preciso utilizar dados como CNPJ, agência, conta bancária e outros, transferir via Pix não é isento de erros. Por essa razão, outra vantagem de utilizar a solução automatizada de pagamentos da Transfeera é seu validador de dados bancários e chaves Pix. Com ele, as empresas têm a certeza de que o dinheiro enviado chegará ao destinatário correto.

Não podemos esquecer que a Transfeera oferece relatórios financeiros de forma automatizada. Aos gestores financeiros, relatórios e indicadores são essenciais para que possam verificar como estão os pagamentos e, se for o caso, quais ações tomar a fim de reduzir os inadimplentes.

Como a Transfeera pode ajudar?

Temos uma solução totalmente voltada para quem quer utilizar o Pix para realizar os pagamentos. Com o ContaPix da Transfeera empresas podem ter mais agilidade, segurança e tranquilidade. Além disso, outras vantagens são:

  • Recebimento por Pix 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Pagamentos e recebimentos centralizados, sem precisar acessar o Internet Banking;
  • Alerta a cada nova entrada de valor na conta;
  • Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
  • Velocidade do Pix em favor da venda;
  • Emissão de QR Code estático ou dinâmico de cobrança;
  • Integração via API com o ERP financeiro da empresa.

O ContaPix da Transfeera faz o cash in e cash out de forma transparente e rápida, sem a necessidade de um Internet Banking. Quer saber mais?

Conheça o ContaPix da Transfeera e tenha mais controle do fluxo financeiro da sua empresa!

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!