Gestão Financeira

Como receber e transferir via sistema de pagamento Pix

Como receber e transferir via sistema de pagamento Pix

Como falou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o setor financeiro tem sido impactado pela velocidade exponencial das mudanças tecnológicas, o que tem feito da transformação digital uma realidade. Um bom exemplo disso é o sistema de pagamento Pix, modalidade de transferências e pagamento instantâneos que trouxe mais agilidade nas transações bancárias de cash in e cash out.

Se a modalidade já está em pleno uso pelos brasileiros, empresas têm a possibilidade de usufruir ainda mais de seus benefícios. Para isso, elas podem utilizar uma plataforma de pagamento para receber e transferir via Pix. É o caso do sistema da Transfeera, que foi um dos primeiros a ser autorizado pelo Banco Central a utilizar a nova modalidade de pagamento.

Para saber como o Pix funciona com uma plataforma automatizada de pagamentos, continue aqui.

Quais as vantagens de receber pagamentos via sistema de pagamento Pix?

De janeiro de 2021 a janeiro de 2022, a aceitação do Pix no e-commerce aumentou em 281%. Foi o que constatou um estudo realizado pela consultoria Gmattos.

Esses dados foram divulgados em uma matéria no site e-commerce Brasil. Ainda segundo o texto, o Pix já é ofertado por 64,4% das lojas virtuais. Mas, de onde vem o rápido sucesso do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central?

Podemos dizer que sua ampla aceitação reside nas vantagens que ele oferece tanto para empresas quanto para clientes, tais como:

  • As transações via sistema de pagamento Pix podem ser realizadas em qualquer horário e aos sete dias de semana – incluindo feriados -, e de forma instantânea, tornando o monitoramento do fluxo de caixa mais fácil e preciso.
  • Versatilidade no pagamento, pois a empresa pode oferecer algumas formas de pagamento, como por chave Pix, Pix Copia e Cola ou diretamente do QR code.
  • Pode ajudar a reduzir a inadimplência.
  • Diminui o tempo de espera para um pagamento entrar na conta, pois a compensação bancária de um boleto bancário, por exemplo, pode levar até 3 dias úteis.
  • Transações realizadas sem intermediadores.
  • Dá ao negócio mais margem para oferecer descontos para quem utiliza o sistema de pagamento Pix. Em tempos em que o poder de compra do consumidor diminui, isso pode ser um bom atrativo para o negócio virtual.
  • Possibilidade de utilizar o sistema de pagamento Pix para fazer cobranças indicando uma data futura (trata-se do Pix Cobrança). Isso é possível pois a modalidade oferece uma versão moderna do boleto, com os pontos positivos de não haver uma taxa de emissão e nem a longa espera para compensação que comentamos.
  • Tarifas mais baratas para recebimento em comparação com os pagamentos via boleto ou cartão.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Com relação ao último ponto – das tarifas – vale lembrar que algumas instituições bancárias, como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander cobram pelas transações instantâneas, tanto para envio quanto para recebimento.

A Transfeera, por sua vez, cobra um custo reduzido comparado ao mercado ou as próprias TED pagas para os bancos e algumas fintechs.

Quais as vantagens de transferir via Pix?

Empresas podem utilizar o Pix para realizar pagamentos a fornecedores, prestadores de serviços, clientes, funcionários, bens e serviços públicos e tributos, o que traz facilidade ao departamento contábil. E justamente porque transferir via Pix é muito prático, você pode estar em qualquer lugar para fazê-lo, desde que tenha um celular conectado à internet.

Com o pagamento via Pix o time de contas a pagar ganha também em agilidade. Isso porque as informações como CNPJ, agência bancária, conta etc, são substituídas por uma chave Pix, por um QR code ou pelo Pix Copia e Cola.

Benefícios de contar com um sistema automatizado de pagamentos Pix

Ao utilizar uma instituição bancária para fazer suas transações, as organizações contam com as vantagens elencadas acima. No entanto, ao optarem por um sistema automatizado de pagamentos Pix, como a Transfeera, empresas têm um ganho adicional na organização do volume de pagamentos, segurança das informações e acesso fácil aos comprovantes.

Saiba aqui como é a segurança das transações bancárias via Pix com a Transfeera.

Apesar de não ser preciso utilizar dados como CNPJ, agência, conta bancária e outros, utilizar o sistema de pagamento Pix para transferência não é uma ação isenta de erros.

Por esse motivo, uma vantagem em optar por utilizar a solução automatizada de pagamentos Pix da Transfeera é seu validador de dados bancários e chaves Pix. Com ele, empresas têm a certeza de que o dinheiro enviado chegará ao destinatário correto.

Não podemos esquecer de mencionar ainda que a Transfeera oferece relatórios financeiros de forma automatizada. Aos gestores, relatórios e indicadores são essenciais para que possam verificar como estão os pagamentos e, se for o caso, quais ações tomar a fim de reduzir os inadimplentes.

Como a Transfeera pode ajudar?

A Transfeera oferece uma solução completa tanto para receber quanto para efetuar pagamentos, sendo que o cliente fica responsável por escolher se deseja ativar uma das funções ou ambas (sem pagar a mais por isso).

Com a solução para pagamentos e recebimentos da Transfeera empresas podem ter mais agilidade, segurança e tranquilidade. Além disso, outras vantagens são:

  • Recebimento por Pix 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Pagamentos e recebimentos centralizados, sem precisar acessar o Internet Banking;
  • Alerta a cada nova entrada de valor na conta;
  • Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
  • Velocidade do Pix em favor da venda;
  • Emissão de QR Code estático ou dinâmico de cobrança;
  • Integração via API com o ERP financeiro da empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de utilizar uma plataforma para recebimento e pagamentos Pix, convidamos a conhecer a Pay4Fun, fintech 100% brasileira do setor de métodos de pagamento.

A empresa precisava facilitar o processamento de pagamentos para dar andamento ao processo de crescimento almejado. A principal expectativa era diminuir o tempo gasto no processamento dos pagamentos, que eram feitos manualmente e individualmente.

Além disso, se anteriormente eram necessários cerca de dois ou três dias para processar cada pagamento, hoje, com a solução de pagamentos e recebimentos da Transfeera, é possível processar todos os pagamentos no mesmo dia (mesmo com uma operação muito maior).

Conheça todo o processo que levou a empresa a receber 80% dos seus pagamentos por Pix. Leia o case de sucesso completo!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!