Oferecer diversas formas de pagamento é essencial para garantir uma boa experiência ao cliente e aumentar as chances de conversão nas vendas. Entre essas formas está o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.
Por ser um meio amplamente utilizado no Brasil, o Bacen não para de desenvolver novas funcionalidades para ele. É o caso de Pix saque e troco, Pix automático e Pix cobrança.
Você sabe o que é Pix cobrança? Sabe como ele se diferencia de uma operação comum? A seguir, explicamos para você.
O que é Pix cobrança? Entenda o sistema de pagamentos instantâneos
O Pix cobrança é uma funcionalidade na qual o recebedor – como, por exemplo, o e-commerce ou o marketplace – gera um QR Code com informações detalhadas da cobrança, como o valor, data de vencimento, juros e multas para pagamento em caso de atraso.
Dada essa característica, o serviço se tornou uma versão mais moderna e eficiente do boleto, já que não há taxas para emissão, não é preciso dar baixa no documento e a compensação do valor é feita em poucos segundos – com o boleto, pode chegar a 3 dias úteis.
A função é especialmente útil para cobranças imediatas (pagamentos instantâneos) e cobranças com vencimento futuro, como faturas e mensalidades.
Veja como ele funciona e suas vantagens para o negócio
Para fazer a cobrança Pix, a empresa emite um QR Code para uma transação que será cobrada do cliente com possibilidade de pagamento até determinada data.
Quando o cliente realiza uma compra, como em um e-commerce, ele pode optar pelo Pix Cobrança como forma de pagamento. Ao escolher essa opção, o sistema gera o QR Code, que pode ser visualizado diretamente na tela
O código pode ser pago por qualquer usuário do Pix através de um dispositivo móvel, bastando apontar a câmera para o QR Code. Ou seja, não há a necessidade de preencher informações como Chave Pix, dados pessoais ou valor a ser transferido.
Como mostramos, com o Pix Cobrança, além de determinar uma data futura para o pagamento, também é possível incluir mais informações além do valor, como juros, multa e descontos.
Por isso, ele é uma espécie de “boleto 2.0”. A diferença é que, no Pix Cobrança o pagamento é feito de forma instantânea e o dinheiro é transferido diretamente para a conta da empresa em questão de segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, o que melhora o fluxo de caixa.
Outra vantagem é que o QR Code evita que o cliente precise inserir manualmente informações, o que reduz erros e até mesmo fraudes associadas a transferências incorretas.
Leia também:
- Sistema de pagamentos Pix: como inserir na sua empresa
- Pagamento Pix: diferenças entre QR Code estático e Pix Cobrança
Como fazer cobrança pelo Pix: passo a passo para empresas e autônomos
Para cobrar e receber pelo Pix Cobrança, a empresa precisa, primeiramente, ter uma conta em banco ou em uma fintech – como a Transfeera – que são instituições liberadas pelo Banco Central para disponibilizar uma solução de Pix corporativo.
O Pix Cobrança funciona por meio de um QR Code dinâmico, gerado diretamente pela empresa, e que deve ser criado por venda e é exclusivo para cada transação. Ou seja, é utilizado para o pagamento de uma conta específica, que só será paga uma vez. Portanto, considera um valor e uma data de vencimento específicos, descontos e a incidência de juros e multas para o caso de pagamento atrasado.
Antes do Pix Cobrança, era possível ter acesso apenas a um QR Code estático, que pode ser usado em várias transações, opção interessante para pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços.
Nesse formato, se o cobrador tem um valor fixo a receber mensalmente, basta enviar um único código para o cliente para ser usado em todas as transações.
Confira o passo a passo para gerar um QR Code dinâmico e receber pelo Pix Cobrança:
- Acesse a conta da empresa;
- No menu principal, toque em Pix;
- Em seguida, escolha a opção “Receber Pix”;
- Defina um valor para a transação ou deixe em aberto para que o cliente preencha;
- Agora, apresente o QR Code para que o cliente faça o pagamento.
Pix cobrança e taxas: o que você precisa saber sobre os custos
Assim como acontece nas transações Pix, para pessoas físicas, o Pix Cobrança é gratuito. Em contrapartida, para pessoas jurídicas esse formato de Pix pode ser cobrado. O ideal é verificar junto à instituição financeira na qual sua empresa possui conta para saber quais são as tarifas.
Sobre a taxa Pix, caso queira saber mais do assunto, não deixe de ler:
Cobrança Pix: quem pode usar e como otimizar o processo
O Pix cobrança pode ser utilizado por qualquer empresa e empreendedor que desejam aproveitar as vantagens do Pix, como agilidade e segurança. Ele é ideal para lojas físicas, negócios online, prestadores de serviços e até profissionais liberais, que podem emitir cobranças instantâneas ou com prazo de vencimento para seus clientes.
Para otimizar o processo de emissão de cobranças via Pix, a automação é um recurso essencial. Com a plataforma da Transfeera, empresas podem automatizar a geração de QR Codes para pagamentos, além de facilitar o controle dos recebimentos. Isso permite um monitoramento mais eficaz das transações, reduzindo erros e melhorando a eficiência do fluxo de caixa.
Com essa integração, o processo de cobrança se torna mais ágil, eliminando a necessidade de gerar manualmente os QR Codes e permitindo que as empresas concentrem esforços em outras áreas do negócio.
Como o Pix Cobrança se diferencia do Pix comum?
Quando um cliente decide, no checkout, pagar por Pix comum, na prática o que acontece é uma transferência entre contas, onde o valor é enviado e recebido em tempo real, sem prazos de vencimento ou possibilidade de cobrança de juros.
No Pix cobrança é possível emitir QR Codes com vencimento, como se ele fosse um boleto. Isso o torna ideal para cobranças programadas ou pagamentos recorrentes.
Qual a diferença para outras formas de pagamento?
Velocidade, custo e facilidade de uso são as principais características do Pix. Mas, qual a diferença do meio de pagamento para o boleto? Veja abaixo:
Pix Cobrança e Boleto Bancário
O Pix Cobrança possibilita à empresa criar uma data de vencimento ou agendar uma cobrança. Assim, em vez de emitir um boleto, o gestor gera um QR Code.
Da mesma forma que um boleto, com o Pix Cobrança, há a possibilidade de que informações além do valor sejam configuradas, como multas, juros e descontos.
A grande diferença é que, conforme citamos, com o Pix Cobrança o pagamento cai na conta instantaneamente. Já com o boleto, algumas instituições financeiras podem levar até 3 dias para fazer a compensação.
Conclusão
O Pix cobrança é uma alternativa moderna, rápida, segura e eficiente aos métodos tradicionais de pagamento. Caso você deseje oferecer a opção aos seus clientes e ter mais controle das suas entradas e saídas, a plataforma da Transfeera pode ser uma excelente solução para automatizar a emissão de QR Codes e o gerenciamento de recebimentos, proporcionando ainda mais eficiência ao seu negócio.
Dê uma olhada nas vantagens da nossa solução:
- Pagamentos e recebimentos em um só lugar, sem precisar acessar o Internet Banking;
- Recebimento por Pix 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Recebimento também por cartão de crédito e boleto QR Code;
- Alerta a cada nova entrada de valor na conta;
- Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
- Emissão de QR Code de cobrança;
- Geração de links para pagamento com cartão de crédito;
- Integração com o ERP financeiro da empresa;
- Entre muitas outras!
Para saber mais sobre a plataforma da Transfeera e descobrir todos os benefícios de usar o Pix Cobrança com segurança na sua empresa, clique no banner e solicite uma demonstração gratuita: