Tecnologia

Desconto com Pix: como usar a estratégia no seu negócio online

Desconto com Pix: como usar a estratégia no seu negócio online

O Pix para e-commerce e marketplace completou um ano e os números não nos deixam mentir sobre sua ampla aceitação. Segundo a consultoria de desenvolvimento de planos de negócios Gmattos, o método de pagamentos instantâneos alcançou a importante marca de ser aceito por 50,8% do varejo online nacional. Os dados são de novembro de 2021 e, como fins de comparação, em julho do mesmo ano a aceitação era de 40,7%.

Dentre as empresas que passaram a oferecer o Pix aos seus clientes estão gigantes do comércio eletrônico, como por exemplo, Magalu, Amazon, Mercado Livre, iFood, Submarino, Netshoes e Uber. Além do uso do sistema de pagamentos, a pesquisa apontou outra tendência: o oferecimento de redução de preços no pagamento via Pix.

Se seu marketplace ainda não adotou o meio de pagamentos instantâneos, neste artigo apresentamos os benefícios que ele pode oferecer ao seu negócio. Caso já ofereça aos seus clientes a opção de pagar via Pix, você já pensou na possibilidade de adotar a estratégia de desconto com Pix? Entenda a seguir.

O que você precisa saber antes de oferecer desconto com Pix?

Os descontos oferecidos para os pagamentos por Pix incentivam seus clientes a optarem pela modalidade. Como consequência, sua empresa usufrui das vantagens de receber via Pix, como:

  • Redução de custos bancários;
  • Melhor controle do fluxo de caixa, pois o dinheiro entra imediatamente na conta do destinatário;
  • Mais segurança;
  • Aumento da competitividade;
  • Entre outros.

Contudo, é preciso saber o valor do desconto a ser oferecido, pois de nada adianta vender bem e ter prejuízos, não é mesmo? Para definir a margem de lucro corretamente, certifique-se de ter um bom conhecimento dos custos operacionais.

Outra maneira é oferecer desconto com Pix para compras acima de um valor específico ou para produtos que têm baixa saída.

Como você pode ver, são várias as opções de estratégias a serem adotadas. Tudo dependerá de quais são os objetivos do seu negócio (e, como falamos, da sua margem de lucro).

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Por que oferecer descontos para pagamentos via Pix?

Para começar, destacamos que não existe obrigatoriedade em oferecer aos clientes descontos nos pagamentos realizados por Pix. Apesar disso, ao adotar a estratégia seu negócio online ganha de várias maneiras.

Uma delas é em termos de planejamento financeiro. Conforme já abordamos em outra oportunidade, por ser um pagamento instantâneo o dinheiro entra em questão de segundos na conta da sua empresa, tornando mais facilitada a gestão do fluxo de caixa, diminuindo a necessidade de capital de giro e antecipando os recebíveis. Como sabemos, isso não acontece em pagamentos realizados por boletos ou cartão.

Outro ponto a considerar – e talvez o mais importante quando tratamos de desconto – são as taxas do Pix, as quais são muito menores do que aquelas cobradas por outros meios de pagamentos e modalidades de transações bancárias. Ou seja, incentivar que seus clientes adotem o sistema instantâneo de pagamentos significa redução de custos para seu e-commerce ou marketplace.

Com taxas reduzidas e agilidade no recebimento do valor pago pela compra, é possível cobrir o desconto que pode ser oferecido ao seu público. Isso não apenas torna seus preços mais atrativos, como também é uma maneira de incentivar o uso do Pix para e-commerce e, consequentemente, contar com todas as vantagens do meio de pagamento na comparação com as demais modalidades.

Exemplos de empresas que oferecem descontos com Pix

Para ajudar com algumas ideias, compartilhamos com você alguns exemplos de empresas que oferecem descontos aos seus clientes para pagamentos realizados por Pix.

Kabum!

Além de ter sido uma das pioneiras a aderir ao Pix, a Kabum! criou um hotsite super completo com as informações mais procuradas sobre ele, bem como um passo a passo explicando como seus clientes podem realizar seus pagamentos via esse método.

Para incentivar o uso da modalidade, a Kabum! oferece até 15% de desconto no pagamento por Pix.

Americanas

A Americanas foi o primeiro grande e-commerce a aderir ao Pix. Como forma de atrair a atenção dos seus clientes para o Pix como forma de pagamento, a empresa ofereceu descontos de até R$ 500,00.

Mercado Pago

A fim de comemorar 1 ano do método de pagamentos criado pelo Banco Central, o Mercado Pago decidiu oferecer R$ 30,00 para quem cadastrar uma chave Pix na plataforma. O valor poderá ser usado pelos consumidores para pagamentos e compras a partir da conta no site.

Pay4Fun

A Pay4Fun não é um exemplo de empresa que oferece desconto com Pix, mas é um bom case para mostrar a você como o método de pagamentos instantâneos pode aumentar as vendas.

A empresa é uma fintech 100% brasileira do setor de métodos de pagamentos para site de entretenimentos e jogos. Ela passou por um crescimento acelerado e com a alta demanda o time interno não conseguiu mais efetuar os repasses dos valores para os clientes de forma manual.

A Pay4Fun, em busca de uma solução para seus problemas, decidiu investir na plataforma da Transfeera. Com a implantação da Conta Transfeera para Receber, a empresa passou a receber 80% das transferências pelo Pix (antes eram TED ou DOC em um processo todo manual) e em cerca de um ou dois minutos o cliente já tem acesso ao saldo depositado. Leia o case completo aqui.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Se quiser saber mais sobre como adotar o Pix no seu negócio online e automatizar sua rotina de recebimentos, conheça a Conta Transfeera para Receber!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!