Processamento de Pagamentos As novas soluções para o controle de contas a pagar das empresas

As novas soluções para o controle de contas a pagar das empresas

Fernando Nunes

Fernando Nunes

Otimizar o controle de contas a pagar é fundamental para manter a saúde financeira do negócio. Essa medida permite que o fluxo de caixa seja administrado adequadamente para realizar os pagamentos dentro dos prazos. Além, é claro, de ser importante para garantir uma boa relação com os fornecedores.

Esse processo é fundamental para a manutenção de uma imagem positiva para a empresa. Afinal, dívidas e atrasos descontrolados podem passar a impressão de que o empreendimento é desorganizado e pouco comprometido com as contas a pagar.

E, como se trata de um processo cheio de detalhes, a melhor solução para otimizá-lo é por meio da tecnologia, cujos investimentos para automatização de tarefas da rotina financeira têm crescido, atingindo R$ 19,6 bilhões em 2018, segundo pesquisa do setor bancário realizada pela Deloitte.

Para adotar tecnologias que melhorem o controle de contas a pagar, é preciso priorizar a busca por uma solução confiável, de um parceiro com ampla experiência no setor e, claro, que ofereça uma boa relação custo-benefício.

Trouxemos aqui algumas ideias de soluções para o controle de contas a pagar que estão ganhando destaque no mercado pela praticidade e eficiência.

Conheça 5 soluções para auxiliar o processo de contas a pagar

1. Conciliação de boletos a pagar

Um dos processos essenciais para reduzir perdas e melhorar a eficiência da área de contas a pagar é a conciliação de pagamentos. Para ajudar nessa tarefa, há no mercado soluções que ajudam no acompanhamento e na conciliação de boletos com notas ficais.

Esse tipo de solução confronta os dados dos boletos com as notas fiscais, conferindo se as cobranças são válidas. Além disso, também funciona como um apoio à empresa no pagamento de notas fiscais aos fornecedores que utilizam outras formas de recebimento.

2. Conciliação bancária

O processo de contas a pagar se torna muito mais prático e seguro, quando a empresa tem acesso a um sistema de conciliação bancária. Com uma ferramenta como essa, você não precisa fazer manualmente o controle de caixa com os documentos, conferindo se os detalhes do lançamento são compatíveis e verificando os valores e as datas de cada um dos registros.

Os sistemas que fazem conciliação bancária ficaram atentos ao que as planilhas feitas manualmente não oferecem, tornando essa atividade muito mais rápida e precisa. Procure por soluções que facilitem a importação de extratos de forma automática e que informe sobre os lançamentos de acordo com o histórico da empresa.

3. Relacionamento financeiro com fornecedores

Existem no mercado soluções que facilitam o relacionamento financeiro com os fornecedores, de maneira que eles próprios tenham autonomia para checar a previsão de pagamentos e os diversos status das suas notas fiscais.

Além da redução no tempo gasto com esses processos operacionais da área, algumas soluções oferecem ainda a funcionalidade de antecipação dos valores de contas a pagar aos seus fornecedores, conhecido como confirming. Dessa forma, a relação cliente-fornecedor não fica prejudicada.

4. Transferências

É comum uma empresa ter muitos fornecedores e, no processo de contas a pagar, precisar realizar vários pagamentos em bancos diferentes. Mas é possível fazer isso sem grande esforço, de maneira prática e segura, por meio de transferências com um sistema de gestão e processamento de pagamentos.

Opte por uma solução que, além da facilidade de fazer várias transferências de TED e DOC rapidamente, ofereça também taxas menores para essas transações, em relação às que são cobradas pelos bancos tradicionais.

5. Ferramenta de validação de dados bancários

No processo de contas a pagar, principalmente quando envolve muitos pagamentos de uma vez, pode acontecer das transferências retornarem por conta de dados bancários incorretos, seja por erro de digitação ou mesmo por contas canceladas.

Para resolver esse problema, existe uma ferramenta de validação de dados bancários, que confere esses dados antes de efetuar o pagamento, garantindo que ele vá para a conta certa, além de informar o motivo do retorno, caso a operação não dê certo.

Possibilidades por meio de API de pagamentos

São muitas as funcionalidades que facilitam o processo de contas a pagar e que podem ser aderentes ao seu negócio. Mas pode ser que você não encontre todas as funcionalidades de que necessita em uma única solução.

Para resolver esse problema, outra tecnologia pode ser a saída: as APIs de pagamentos. Por meio desse recurso, você pode integrar outras soluções ao seu sistema de gestão, de forma que tenha todas as funcionalidades à disposição.