A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira

Como está a saúde dos seus processos financeiros? Avalie agora

Como está a saúde dos seus processos financeiros? Avalie agora

Ter processos financeiros bem estruturados é crucial e um dos primeiros passos para negócios que querem crescer, inovar ou se reinventar, buscando novas alternativas para seguir no mercado. Você já fez essa análise? Sabe dizer o quão saudáveis são os processos financeiros da sua empresa?

Mas, antes de pensar efetivamente nos processos financeiros, é necessário analisar indicadores para ter uma visão geral da saúde das finanças.

A seguir, apresentamos um passo a passo com os principais indicadores que você deve avaliar para entender como anda essa área na sua empresa e, então, tomar as melhores decisões em relação aos processos.

4 passos para diagnosticar a saúde financeira da sua empresa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 80% das empresas no país não duram 10 anos. Para piorar, a cada 5, uma fecha as portas depois de 1 ano. Os dados são da pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo.

Dentre os motivos, problemas financeiros estão no topo. Por isso, é importante seguir de perto a saúde financeira da sua empresa. Os indicadores a seguir ajudarão nesta tarefa.

Passo 1: medir o índice de faturamento

O índice de faturamento aponta como estão os negócios, mostrando o volume financeiro que está sendo gerado, considerando faturamento bruto (receita gerada com a venda dos serviços ou produtos) e faturamento líquido (receita após descontados os impostos).

Para calcular o faturamento bruto, basta multiplicar o volume de vendas pelo preço unitário dos produtos:

Faturamento bruto = volume de vendas x preço unitário

Para calcular o faturamento líquido, basta subtrair do faturamento bruto os valores pagos em tributos:

Faturamento líquido = faturamento bruto – tributos

Atenção! Nessa análise, verifique se sua empresa está cumprindo as metas determinadas no planejamento financeiro, comparando planejado X realizado. Afinal, se o número de vendas for inferior ao planejado, o faturamento também estará. Nesse caso, a empresa precisa prever alguma ação para retomar o planejado previamente.

Passo 2: avaliar os prazos de recebimento

É essencial controlar esses prazos de recebimento, uma vez que pode ser necessário repensar as políticas de vendas para equilibrar entre a vista e a prazo. Do contrário, a saúde financeira da empresa pode ficar comprometida.

Há ainda a possibilidade de negociar a antecipação de recebíveis, que é quando a empresa solicita recursos que já pertencem a ela, mas que só fariam parte do seu patrimônio no futuro – inclusive já existem fintechs que atuam nesta área, facilitando a antecipação de valores de forma online.

Passo 3: encontrar o ponto de equilíbrio financeiro

O ponto de equilíbrio mostra em que momento as despesas e as receitas se equilibram, ou seja, o ponto em que a empresa não tem lucro nem prejuízo.

O controle indica quando é hora de fazer algum ajuste ou desenvolver um novo produto ou serviço.

Passo 4: controlar o nível de endividamento

Para isso, é recomendado calcular o percentual de endividamento da empresa, conforme abaixo:

Faça o levantamento de todo o capital de terceiros, considerando passivos de curto e de longo prazo, divida pelo total de ativos da empresa e multiplique o resultado por 100.

Ao encontrar esse índice, avalie como está a saúde financeira da sua empresa. Quanto maior o percentual de endividamento, mais complicada está a situação do negócio, já que grande parte dos recursos está comprometida e isso pode dificultar novas ações.

Hora de tomar as melhores decisões em relação aos seus processos financeiros

Agora que você já tem uma visão mais ampla, é capaz de mapear e entender o funcionamento dos processos financeiros em termos de eficiência, produtividade, custos e experiência do cliente ou parceiro.

A tecnologia é uma facilitadora para eliminar falhas, reduzir custos e ganhar diferencial competitivo. Sua empresa pode contar com um sistema de gestão e processamento de pagamentos, além de ferramentas que permitam a automação dos processos financeiros de maneira simples, intuitiva e rapidamente integrada.

Uma solução de pagamentos pode ajudar seu negócio a ganhar agilidade no processo de pagamento online de fornecedores:

Com um sistema de gestão e processamento de pagamentos, por exemplo, é possível eliminar os riscos de falhas nas operações bancárias, além de tornar o processo muito mais ágil, automatizando o envio de comprovantes de pagamento.

Dessa forma, com certeza a sua empresa dá um passo à frente em termos de eficiência e segurança nesta frente operacional.

Produto - API de Pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!