Pagamentos

Use a planilha de pagamento para automatizar transferências em lote

Use a planilha de pagamento para automatizar transferências em lote

Quando falamos em processo de pagamentos a fornecedores, uma coisa é fato: automatizar é o caminho mais eficiente. Neste aspecto, usar a planilha de pagamento para transferências em lote, aliada a uma plataforma automatizada, pode ser uma das formas de tornar o dia a dia mais prático.

Isso porque, essa combinação possibilita que as tarefas do contas a pagar sejam feitas em menos tempo e com menos chances de erros.

Sobre automatizar os processos, não há dúvidas do quanto pode ser benéfico para as rotinas financeiras de uma empresa. No entanto, é comum que empreendedores tenham dúvidas em relação a como fazer uma migração total para um sistema de pagamentos.

Muitas vezes, há processos já estabelecidos e pode existir uma certo receio em implementar uma nova maneira de realizar estas operações. Vale destacar que a importação da planilha de pagamentos para este tipo de solução digital pode ser um ótimo começo para ganhar eficiência.

Porém, ao ganhar segurança com a inovação, integrar e automatizar completamente os processos é que, de fato, otimiza as transferências em lote.

Pensando em esclarecer essas questões, nós, da Transfeera, preparamos este artigo para mostrar como recomendamos aos nossos parceiros que seja feita essa migração para automatizar o processo de pagamento.

O primeiro passo, como falamos, pode ser via planilha de pagamentos. Continue a leitura e entenda.

Como fazer a migração para a automação de pagamentos?

Estamos do mesmo lado do cliente e, por isso, entendemos as necessidades dos empreendedores, buscando atendê-las em relação a eficiência em pagamentos.

Sabendo que muitas empresas sentem dificuldade em migrar para um processo de pagamento já estabelecido para a automação, desenvolvemos diferentes formas de fazer isso.

Nosso cliente pode apenas usar nossa plataforma de gestão e processamento de pagamentos para buscar rapidamente os favorecidos já salvos e realizar as transferências manualmente.

Pode ainda importar a planilha de pagamento para automatizar as transferências em lote e facilitar o dia a dia operacional. Ou então integrar completamente seu financeiro a plataforma Transfeera por API.

Ou seja, é possível fazer a migração para a automação dos processos financeiros aos poucos. Sendo assim, usar a solução de pagamentos sem a integração por API é uma opção, ainda que fazer a integração de fato seja mais interessante para ganhar eficiência total no processo.

Abaixo, explicamos mais detalhadamente essas três possibilidades de usar nossa plataforma para o controle de pagamentos.

Conteúdos Relacionados:

3 formas de realizar as transferências em lotes

1. Forma manual

  • Crie lotes de pagamentos informando os favorecidos;
  • Aproveite a plataforma com dados já salvos e busque rapidamente um favorecido por nome ou CPF/CNPJ.
  • Lembrando novamente que processos manuais repetitivos tomam mais tempo das equipes e estão mais propensos a falhas e retrabalhos.

2. Automatização com planilha de pagamento

  • No seu sistema, exporte os dados dos pagamentos e coloque no formato Transfeera;
  • Importe essa planilha na plataforma Transfeera e faça os pagamentos.
  • Vamos fornecer um relatório no mesmo formato para você importar no seu sistema. Na sequência, explicaremos mais sobre este tipo de operação.

3. Automação completa com API de pagamentos

  • Integre a plataforma Transfeera no seu sistema por meio de API;
  • Automatize o processo, tornando-o mais eficiente e seguro.

Separamos dois conteúdos interessantes para você conhecer mais sobre a integração via API e as funcionalidades da nossa plataforma de pagamentos:

Fazendo a transição de dados via planilha de pagamento

Como falamos, antes de efetivamente integrar sua empresa para uma automatização de processos, fazer os pagamentos em lote usando a planilha de pagamento já ajuda a tornar o processo mais eficiente.

Para fazer isso, a empresa deve inserir os dados dos favorecidos na plataforma. É possível fazer esse processo exportando a planilha de pagamentos do contas a pagar, a importando na solução da Transfeera e realizar os pagamentos.

Terminado esse processo, a plataforma vai gerar um relatório para o gestor importá-lo no sistema e fazer o controle financeiro por ele.

É claro que, com a integração por API, a plataforma oferece ainda mais eficiência operacional para o processo de pagamento. Mas usando uma planilha de pagamento mensal já é uma forma de se beneficiar da solução da Transfeera.

Dessa forma, é possível manter a organização e o equilíbrio nas contas a pagar, já que a plataforma permite identificar com mais facilidade possíveis falhas que estejam atrapalhando os processos.

Também ajuda a apontar despesas desnecessárias, contribuindo para que a empresa reduza custos. Por exemplo, a plataforma pode ajudar a empresa a classificar as contas a pagar por data para garantir descontos e ainda evitar o pagamento de multa e juros por pagamentos atrasados.

Validação de dados bancários

Também oferecemos mais importante solução: o validador de contas bancárias. Com ele, a empresa consegue garantir que as transferências sempre serão feitas para os favorecidos corretos.

Para ter essa segurança, a ferramenta faz uma verificação, por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ, para conferir se os dados informados correspondem a uma conta válida na instituição bancária.

Dessa forma, a transferência só é realizada após a confirmação, evitando que a empresa tenha problemas com falhas nos pagamentos e precise aguardar estornos.

Portanto, usar a planilha de pagamento é um caminho inicial para automatizar transferências em lote, uma vez que o processo pode ser ainda mais otimizado com a integração da plataforma por API.

Para saber mais sobre as facilidades que é possível ter acesso a partir de APIs, sugerimos que leia este e-book:

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!