Processamento de Pagamentos Veja 4 métodos de pagamento online para aumentar a produtividade

Veja 4 métodos de pagamento online para aumentar a produtividade

Fernando Nunes

Fernando Nunes

Como você tem feito os pagamentos da sua empresa? Se o seu negócio enfrenta problemas ao fazer um grande número de operações para pagar fornecedores, clientes, parceiros e funcionários, ou mesmo para fazer o repasse de dinheiro (como é o caso de aplicativos de delivery), você sabe o quanto essa tarefa exige o uso de algum dos métodos de pagamento online.

Nessas situações, fazer os pagamentos pela via online tende a ser a forma mais prática e rápida para garantir a eficiência do contas a pagar.

Porém, para isso, as transações devem ser também automáticas, para não tomar tempo da equipe do financeiro. Além disso, nesse modelo as transferências se tornam mais seguras, porque o risco de erros é muito menor. Afinal, uma boa solução conta com recursos para alertar sobre falhas e evitar que transferências sejam feitas para contas inexistentes.

É importante considerar que os métodos de pagamento online contribuem muito para o crescimento do negócio. Isso porque, quando ancorados em boas soluções automatizadas para gestão de pagamentos,  aumentam a capacidade da empresa de fazer transações em escala ao facilitar os processos, tornando-os mais ágeis, seguros e eficientes.

Se você tem como objetivo escalar o financeiro da sua empresa, listamos aqui 4 métodos de pagamento online que podem te ajudar a alcançar essa evolução e impulsionar o seu negócio, a partir de processos bem definidos e soluções inteligentes. Confira!

Métodos de pagamento online: confira 4 possibilidades

1. PIX

O PIX, recentemente lançado pelo Banco Central, é um meio de pagamento instantâneo que veio para trazer muita facilidade para as transações financeiras.

Ele pode ser considerado um substituto das transferências TED e DOC, uma vez que permite envio de dinheiro de uma conta para outra de maneira muito mais rápida e econômica. Portanto, a previsão é de que em breve esses formatos de transferência deixem de existir.

Hoje, já é possível fazer diversos pagamentos em poucos segundos, sem correr o risco de perder o prazo. Além disso, em comparação com outros tipos de transferências bancárias, o PIX é bem vantajoso.

Enquanto TED e DOC custam mais de R$ 20,00 para pessoas jurídicas, algumas instituições oferecem até mesmo isenção de tarifa para transações pelo novo meio de pagamento.

2. WhatsApp e Facebook Pay

O WhatsApp Payments e o Facebook Pay – apesar de ainda aguardarem liberação do Banco Central – também são métodos de pagamento online bastante eficientes quando o objetivo é ganhar escala no financeiro.

O WhatsApp Payments é uma função que possibilita transferências de dinheiro pelo aplicativo.

A solução facilita o envio e o recebimento de dinheiro online para empresas, principalmente considerando a agilidade e a praticidade de fazer transações como se estivessem enviando uma mensagem de texto.

O Facebook Pay segue a mesma lógica. É um serviço de pagamentos do Facebook que permite enviar dinheiro para outras pessoas usando as redes sociais e os aplicativos de mensagens da empresa. Ele é o sistema responsável por toda a transação do WhatsApp Payments.

As transações são realizadas via cartão de crédito ou débito Visa ou Mastercard e o usuário pode fazer até 20 transações por dia, movimentando no máximo R$ 5 mil por mês.

Leia também:

Banner Como funciona cada forma de pagamento

3. Transferências em lote

As transferências em lote estão entre os métodos de pagamento online mais utilizados pelas empresas.

As instituições bancárias geralmente oferecem tarifas mais atrativas para pessoas jurídicas que realizam muitas transferências bancárias e permitem essa possibilidade de realizá-las em conjunto.

De forma manual, a empresa cria lotes de pagamentos informando os favorecidos no internet banking de cada instituição. Depois disso, já terá os dados salvos na plataforma, podendo buscar rapidamente um favorecido por nome ou CPF/CNPJ.

No entanto, esses são processos que tomam bastante tempo dos profissionais do departamento financeiro, estando também mais propensos a falhas e retrabalhos.

Também é possível realizar transferências em lote de forma automatizada com planilha de pagamento, informando os dados dos favorecidos e subindo no sistema de pagamentos.

A solução da Transfeera permite essa possibilidade e ainda fornece um relatório dos pagamentos para ser importado no sistema utilizado pela empresa.

Conteúdos Relacionados:

4. Solução de gestão e processamento de pagamentos

Entre os métodos de pagamento online, o mais vantajoso é contar com uma solução de gestão e processamento de pagamentos.

Isso porque esse tipo de sistema não apenas automatiza as transações para pagar fornecedores e funcionários, como também auxilia na gestão financeira da empresa.

Ou seja, a equipe ganha produtividade, porque as transferências são realizadas de forma muito mais rápida, e também ganha eficiência, já que o sistema oferece uma visão geral dos pagamentos.

A Transfeera, fintech de pagamento que utiliza uma plataforma open banking, é uma das opções mais completas, porque gera relatórios para que a empresa tenha controle de como está a eficácia das transações, contribuindo para que corrija dados incorretos e reduza as perdas por pagamentos errados.

Leia mais: Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

O grande diferencial da Transfeera está na validação dos dados bancários, realizada antes de efetuar os pagamentos. Esse processo diminui os riscos de as transferências retornarem, porque, antes de o dinheiro ser transferido, o sistema faz uma verificação por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ.

Nesse momento, ele checa se os dados bancários inseridos estão corretos e só envia o valor se estiver tudo correto. Do contrário, emite um alerta indicando o possível erro. Assim, a empresa não perde tempo aguardando estorno, nem tem gastos com taxas não devolvidas.

Para saber mais sobre métodos de pagamento, confira este conteúdo:

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!