Processamento de Pagamentos Organize seu sistema de contas a pagar com automação dos processos

Organize seu sistema de contas a pagar com automação dos processos

Fernando Nunes

Fernando Nunes

Os processos financeiros de uma empresa que realiza muitos pagamentos podem ser bastante burocráticos e tomar muito tempo da equipe. Há negócios em que somente a realização de transferências bancárias para pagamento de fornecedores e funcionários leva mais de uma semana. Mas isso apenas quando a empresa não conta com um bom sistema de contas a pagar para automatizar os processos.

Afinal, se a empresa quiser escalar a sua atuação, precisa dispor de uma ferramenta eficiente para ajudar no dia a dia das atividades. Um sistema de contas a pagar não apenas torna as rotinas financeiras mais fáceis e rápidas como também auxilia na análise de dados, permitindo o acompanhamento da eficácia dos pagamentos e gerando relatórios importantes para a estratégia do negócio.

Se você ainda não tem implementado um sistema de contas a pagar na sua empresa, certamente é porque ainda não conhece todos os benefícios que uma solução como essa é capaz de trazer para os resultados.

Por isso, listamos aqui as principais vantagens de adotar uma ferramenta para automação de processos de pagamentos para você colocar de vez essa decisão nas prioridades da sua empresa. Confira!

5 vantagens de ter um sistema de contas a pagar para automatizar processos

A automação dos processos financeiros pode representar um avanço muito grande para uma empresa. Um exemplo interessante é o do aplicativo de delivery de comida Aiqfome, que passou a automatizar os pagamentos aos restaurantes cadastrados na plataforma, depois de ter enfrentado muitos problemas com transferências erradas.

Com o uso da nossa solução para pagamento em lote, o Aiqfome conseguiu uma enorme redução do número de erros nas transferências bancárias para os estabelecimentos. Das 4 mil TEDs realizadas mensalmente pelo app de delivery, menos de 3% retornam.

Confira o case completo:

Banner AiQFome

Mas a redução das falhas nas transferências é apenas uma das vantagens que uma empresa pode ter com um sistema de contas a pagar. Confira outras 5 importantes vantagens que listamos:

1. Redução de erros humanos

Quando falamos em automação de processos, a primeira vantagem que é possível obter é a redução de erros humanos. Isso porque a tarefa de realizar os pagamentos a funcionários e fornecedores deixa de depender da informação de dados inseridos manualmente.

Esse processo é feito uma única vez e os dados bancários são verificados antes de fazer as transferências. Esse procedimento garante que o pagamento sempre será enviado para a conta bancária correta na instituição financeira e que corresponde ao favorecido indicado pelo CPF ou CNPJ.

2. Redução de gastos decorrentes de falhas

Quando o processo de contas a pagar não é automatizado, é comum que a empresa tenha muitos gastos por causa das falhas nos pagamentos. Por exemplo, se a empresa erra os dados bancários do favorecido e realiza uma transferência para uma conta inexistente ou mesmo para uma conta diferente, é necessário pedir estorno e esse é um processo que pode demorar.

Sendo assim, quando a empresa não possui caixa para honrar esse pagamento, pode acabar pagando multa e juros referente ao atraso. Imagine isso em grande escala! Pode representar um gasto enorme para a empresa.

Conteúdos Relacionados:

3. Processos realizados em menos tempo

Um sistema de contas a pagar também é fundamental para tornar as atividades do dia a dia mais ágeis. Enquanto uma equipe pode levar dias para realizar os pagamentos da empresa, se fizer esse processo por meio de um sistema, pode concluir tudo em poucas horas.

Esse ganho de produtividade pode ser muito benéfico para o negócio, uma vez que os favorecidos ficam mais satisfeitos ao receberem sempre na data correta, sem a necessidade de cobrar. A solução da Transfeera também permite o envio automático de comprovantes de pagamento, o que contribui para essa agilidade e a consequente satisfação dos envolvidos.

4. Aproveitamento de equipe para atividades mais estratégicas

Com a automação de processos, a empresa deixa de ter a necessidade de tantos funcionários para realizar as tarefas de contas a pagar.

Sendo assim, a equipe pode ser direcionada para atividades mais estratégicas, enquanto o sistema de contas a pagar faz grande parte do serviço.

Dessa forma, o negócio tem mais chances de crescer, uma vez que a equipe ganha mais tempo para contribuir com novas ideias e com a implementação de projetos.

5. Facilidade de análise de dados

O sistema de contas a pagar da Transfeera permite que a equipe gere diversos relatórios, possibilitando o acompanhamento de perto de todo o departamento, conferindo os pagamentos a fazer e os que foram feitos, além de apresentar as possíveis razões de falhas nas transações para que sejam corrigidas e os pagamentos sejam realizados da forma correta.

Dessa maneira, a empresa tem uma visão mais ampla de todos os processos, garantindo que nada seja esquecido e que sejam tomadas sempre as melhores decisões financeiras, baseadas em dados.

Saiba mais sobre como organizar o seu setor de contas a pagar com meios de pagamento inovadores. Este conteúdo traz informações relevantes sobre o assunto: Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!