Com o sucesso do Pix e o aumento do seu uso, criminosos entraram no embalo e, assim como ainda acontece com o cartão de crédito e o boleto bancário, começaram a aplicar golpes envolvendo o meio de pagamentos instantâneos. Um deles é conhecido por Pix falso.

A vítima, nesse caso, são principalmente as lojas físicas e virtuais, além de pessoas físicas que vendem produtos usados de modo informal. Você já ouviu falar nesse golpe?

Neste artigo, mostramos como ele funciona, quais são os sinais de comprovantes editados e o que fazer se você for enganado. Veja também nossas dicas para evitar cair no Pix falso e se proteger.

O que é um Pix falso?

O Pix falso é um golpe que se aproveita da popularidade e da praticidade do sistema de pagamentos instantâneos para enganar pessoas e empresas. Nesse tipo de fraude, o golpista altera um comprovante de pagamento Pix e o envia ao comerciante, lojista ou empresa/prestador de serviços.

Ao receber o comprovante aparentemente legítimo, o vendedor acredita que a transação foi concluída e libera o produto ou serviço. No entanto, o dinheiro nunca chega à conta. E quem arca com isso? A empresa que confiou na falsa confirmação de pagamento.

Como funciona o golpe do Pix falso?

Até aqui você entendeu que o golpe do Pix falso é uma prática na qual oportunistas fazem uma compra por Pix e enviam ou mostram um comprovante falso para confirmar o pagamento. Em outras palavras, a transação não foi efetuada, o que significa que o dinheiro não foi creditado na conta do vendedor.

O varejista, por não conseguir identificar que a transação não ocorreu, finaliza o pedido e entrega/envia o produto.

Além do comprovante falso, o golpe também é dado por meio de um Pix agendado. Nesse caso, o golpista:

  1. Agenda uma transferência para uma data futura,
  2. Faz uma captura de tela da confirmação do agendamento e
  3. Envia como se fosse um comprovante de pagamento efetivado.

Como o Pix agendado pode ser cancelado antes da data prevista, o valor nunca chega à conta da empresa.

E não acaba aí! Outra versão do golpe é quando o criminoso entra em contato com a vítima, normalmente por WhatsApp, pedindo para que ela faça um reembolso de um Pix que foi feito erroneamente para a conta dela. Para confirmar a operação, o golpista envia o comprovante falso.

Por sua vez, a pessoa acredita no golpista e “devolve” o dinheiro para a conta solicitada. Tempos depois, quando a vítima olha o extrato na conta, percebe que não havia recebido nenhum Pix e que, portanto, não havia valor algum a ser devolvido.

Material - Pix no varejo

Como saber se o Pix é falso?

De acordo com o Banco Central, 10 segundo é o tempo máximo para um Pix ser concluído. Por isso, a melhor forma de evitar o golpe é verificar diretamente no extrato se o dinheiro entrou na conta. Se, ao verificar a sua conta, o dinheiro não ter caído, mas o cliente afirmar ter realizado o pagamento, pode ser que o Pix esteja em processamento (algo não tão comum, mas possível em situações específicas, como instabilidade no sistema).

Ainda assim, é fundamental agir com cautela. Nunca libere produtos ou serviços antes de confirmar o recebimento efetivo do valor. A recomendação é clara: comprovante não garante pagamento.

E como você pode identificar um comprovante falso do Pix? Veja as nossas dicas na sequência:

Comprovante de Pix falso: como identificar?

O comprovante de Pix falso é feito a partir de uma edição de imagens reais. Isso torna-o muito próximo dos comprovantes verdadeiros, o que faz com que muitas pessoas não percebam que estão sendo vítimas de um golpe.

Para saber se esse é o caso ou não, existem alguns detalhes que podem ajudar na identificação do Pix falso. Esteja atento a eles:

Observe sinais de edição

Imagens editadas e modificadas costumam apresentar uma qualidade mais baixa. Desse modo, caso esteja difícil de ler alguma informação no comprovante, ou você perceba que ele está com uma cor um pouco diferente, ou com tamanho de fonte e tipo também diferentes do usual, já deve acender o alerta.

Então, ao receber um comprovante, busque por sinais como:

  • Falta de nitidez em algumas partes da imagem;
  • Bordas irregulares;
  • Elementos visuais que pareçam foram do lugar, como o logo da instituição bancária;
  • Diferença no tamanho das letras e dos números em algumas partes;
  • Valor do Pix em um tamanho desproporcional.

Confira as informações do comprovante

Como os golpistas estão sempre procurando melhorar suas técnicas, em muitos casos eles fazem a edição da imagem com mais cuidado. Assim, um comprovante de Pix falso pode não ser facilmente identificado em um primeiro momento.

Contudo, existem outros indícios para serem analisados, como é o caso das informações contidas no documento. Uma delas é o nome do recebedor do Pix. Confira se o seu nome aparece corretamente no comprovante.

Além disso, procure também saber se o nome do pagador é o mesmo do comprador.

Verifique seu extrato bancário

A maneira mais fácil e certeira de identificar um Pix falso é por meio do extrato. Não esqueça que as transações via Pix ocorrem quase que instantaneamente, significando que, se o dinheiro ainda não tiver caído na sua conta, pode ser um sinal de problema.

Conforme explicamos aqui, não necessariamente essa demora tenha a ver com um golpe, pois o Pix pode estar em processamento. Entretanto, se você tiver como prática sempre verificar o extrato antes de confirmar uma transação, dificilmente será vítima do comprovante falso.

Leia também:

Tenha atenção à qualidade do comprovante

Como na hora de uma venda tudo acontece muito rápido e o suposto cliente pode simular que está com pressa, pode acontecer de você nem pensar em acessar o extrato. Por isso, analisar a qualidade do comprovante é um passo importante, porque é possível que ele apresente sinais de ter sido adulterado.

Veja data e hora da transação

Os comprovantes Pix de qualquer instituição financeira apresentam a data e o horário da transação. Sendo assim, ao receber o comprovante que identifica a realização do pagamento, verifique se o dia e a hora batem com os da venda.

Lembre-se que a imagem do comprovante falso é editada antes da compra. Portanto, é bem provável que principalmente o horário não coincida com o horário em que a venda foi concluída.

Leia também:

Notificações falsas de Pix: como reconhecer?

Além do comprovante de Pix falso, golpistas podem enviar notificações falsas para reforçar a ilusão de que o pagamento foi realizado com sucesso. Para não cair nessa armadilha, dê uma olhada nas nossas sugestões:

  • Nunca clique em links: golpistas costumam incluir links nas suas mensagens, simulando o ambiente do banco ou induzindo para a instalação de um aplicativo malicioso.
  • Consulte o app oficial: as instituições financeiras não enviam comunicados por SMS, WhatsApp ou e-mail. Além disso, as transações Pix podem ser conferidas no extrato. Então, sempre que surgir qualquer dúvida com relação a um pagamento/recebimento, vá direto ao aplicativo do seu banco.
  • Verifique o remetente: sempre veja quem enviou a mensagem. E-mails falsos podem ter endereços parecidos com os de instituições financeiras, mas sempre com alguma variação suspeita (e aqui, vale a dica acima: instituições financeiras não se comunicam com seus clientes via e-mail).

Golpes mais comuns com Pix falso

No Pix falso, o padrão é: o golpista simula o pagamento e tenta convencer o vendedor de que a transação foi concluída. Veja as fraudes mais recorrentes:

1 – Comprovante falso

O golpista faz uma compra e envia um comprovante de Pix editado, muitas vezes com dados reais, mas forjados por aplicativos de edição de imagem. O objetivo é convencer o vendedor de que o pagamento foi feito.

2 – Pix agendado

O Pix agendado, como o nome sugere, nada mais é do que um Pix programado para ser realizado em uma data e um horário específicos. Os golpistas aproveitam essa funcionalidade do meio de pagamentos instantâneos e usam o comprovante do agendamento para confirmar que realizaram a transação.

A questão toda é que, assim que o comerciante cai no golpe e envia/entrega o produto, o criminoso cancela o agendamento. Para evitar cair nessa armadilha, sempre confira se o comprovante do Pix se refere a um agendamento ou à confirmação da transação. Nesse caso, observe se a mensagem que aparece diz:

  • Pagamento foi realizado com sucesso ou
  • Agendamento foi realizado com sucesso

3 – Pedido de reembolso falso

Outra tática comum é o contato via WhatsApp ou outra rede social, no qual o golpista afirma ter feito um Pix por engano para a conta da vítima. Ele envia um comprovante falso e pede o reembolso do valor. Quem cai na armadilha transfere o dinheiro acreditando estar corrigindo um erro — e só depois percebe que nunca recebeu nada.

O que fazer se cair em um golpe de Pix falso?

Você caiu no golpe do Pix falso, e agora? O primeiro passo é procurar coletar todas as evidências possíveis, como prints de conversa com o golpista, histórico da venda, número do telefone, o próprio comprovante, entre outras.

Em seguida, faça um Boletim de Ocorrência. Com o B.O. em mãos, juntamente com outras provas, entre em contato com a instituição financeira que aparece no comprovante.

Além disso, destacamos que o Banco Central possui o Mecanismo Especial de Devolução do Pix (MED), que visa facilitar a devolução de dinheiro perante a comprovação de casos de fraude envolvendo o Pix. Entenda mais sobre como ele funciona em:

Como denunciar Pix falso ao Banco Central?

Caso você tenha sido vítima do golpe do Pix falso, imediatamente comunique o seu banco ou instituição financeira. É o próprio Banco Central que faz essa recomendação:

Após buscar agência, SAC ou Ouvidoria da própria instituição para a solução dos problemas identificados, você pode registrar uma reclamação junto ao Banco Central (BC), em até 45 dias corridos da ocorrência do fato objeto da reclamação.

Para o registro da ocorrência, o Bacen disponibiliza um link (este aqui).

Importante: o Bacen não interfere na solução do caso individual. No entanto, as reclamações ajudam na fiscalização do sistema financeiro e ajudam a melhorar a regulação.

Diferença entre Pix falso e Pix não compensado

Tanto no Pix falso quanto no Pix compensado o dinheiro não foi recebido. Contudo, enquanto o primeiro é um golpe, o segundo é uma falha momentânea.

Explicando melhor, como você acompanhou até aqui, um Pix falso é uma fraude intencional que acontece quando os golpistas utilizam comprovantes falsos ou manipulam informações. Nesse caso, o valor da transação não é enviado ao recebedor. Portanto, o valor não aparecerá no extrato da conta em nenhum momento.

Por sua vez, no Pix não compensado o dinheiro foi enviado, mas pode levar alguns minutos a mais para cair na conta. Ou seja, o valor pode aparecer com um pequeno atraso, mas será registrado no extrato quando concluído.

Desse modo, entenda que:

  • Enquanto no Pix não compensado não há intenção de fraude, o Pix falso envolve má fé e tentativa de enganar o recebedor.

Medidas de segurança para evitar Pix falso

Se o golpe do Pix falso está por aí, saiba que é possível evitar ser uma vítima dele. Separamos três dicas que podem ser adotadas na hora da venda. Dê uma olhada:

1 – Comprovante no app

Uma transação via Pix leva até 10 segundos para ser realizada. Uma maneira de conseguir identificar se o dinheiro foi mesmo enviado para a sua conta é acessando o aplicativo da instituição bancária.

2 – Pix na maquininha

Para as lojas físicas, uma ótima maneira de evitar o Pix falso é receber pagamentos por QR Code na maquininha de cartão. Funciona do mesmo modo que uma venda realizada por cartão de crédito ou débito, a diferença é que ao escolher a opção de receber por Pix, a maquininha gera um QR Code. Tudo o que o cliente precisa fazer é apontar a câmera do celular para o código, escaneá-lo e concluir o pagamento.

O processo é intermediado pela empresa responsável pela maquininha, que é também quem envia o comprovante de transação concluída. Isso elimina as chances do Pix falso.

3 – Escolha a melhor solução de pagamento

Especialmente para quem vende no ambiente digital, o jeito mais eficaz de se proteger do Pix falso e de outros golpes, é com uma solução de pagamentos, como a plataforma da Transfeera.

Para você entender, quando o seu cliente é direcionado para a página de checkout e seleciona o pagamento por Pix, assim que a transação é confirmada o sistema envia um alerta. O comprovante da operação é disponibilizado em tempo real, ou seja, não há chances de o seu negócio ser vítima do golpe do Pix falso.

Para tornar o processo ainda mais transparente, a plataforma da Transfeera possui um painel de recebíveis. Por meio dele, você tem controle total sobre seus recebíveis e consegue gerenciar transações com facilidade, exportar dados rapidamente e, se for o caso, devolver Pix de forma simples.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Perguntas frequentes sobre Pix falso

Comprovante de Pix é garantia de pagamento?

Não. O pagamento somente é confirmado quando o valor estiver visível no extrato da conta.

Pix agendado vale como pagamento?

Não. O Pix agendado é uma promessa de pagamento para uma data futura e pode ser cancelado a qualquer momento antes da execução.

Como evitar cair em um golpe de Pix falso?

  • Verifique sempre o extrato bancário antes de liberar produtos ou serviços.
  • Desconfie de comprovantes enviados por WhatsApp, e-mail ou mensagens.
  • Evite pressa ou pressão para concluir a venda.

Conclusão: Proteja-se dos golpes com Pix

O Pix é um modo de pagamento seguro. Apesar disso, oportunistas acabam conseguindo realizar golpes, como o do Pix falso. Conforme você viu, existem maneiras de identificar um comprovante falso, como também de se proteger.

Para negócios online, a melhor delas é investir em uma solução de pagamentos. A plataforma da Transfeera, além das vantagens citadas mais acima, traz outras, como:

Quer saber mais? Clique aqui e conheça a plataforma de pagamentos web da Transfeera.

Banner solicite uma demonstração