Tecnologia

Existe Pix internacional? Entenda o que é e como funcionará

Existe Pix internacional? Entenda o que é e como funcionará

O número de usuários Pix chegou a crescer 72% em um ano. O sucesso da modalidade de pagamentos instantâneos é tanto que você já deve inclusive ter ouvido falar do Pix internacional.

A ideia por trás do mecanismo é que, ao cruzar fronteiras, ele não perca uma de suas características principais: a agilidade. Em outras palavras, a proposta é que transferências e pagamentos com moedas diferentes sejam realizadas em até um minuto.

Ao longo deste texto damos mais detalhes dessa história e mostramos qual é a previsão de internacionalizar nosso Pix. Confira!

O que é Pix internacional?

O Pix internacional é uma modalidade de pagamentos e transferências instantâneos realizada para o envio e o recebimento de dinheiro do exterior. Assim como no Pix conforme o conhecemos, nessa versão internacionalizada todo o processo também ocorre pelo ambiente digital.

Apesar de aqui no Brasil o apelidamos carinhosamente de Pix international, a modalidade se chamará Nexus. Ela integrará sistemas de pagamentos de 60 países que já adotam um modelo similar ao nosso Pix.

Quem lidera o projeto é o Bank Of International Settlements (BIS), que seria como um banco central dos Bancos Centrais. Para definir as características do Pix internacional, o BIS conduziu 30 workshops com bancos centrais, operadores de sistemas de pagamento instantâneo, entre outros.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Como funcionará o Pix internacional?

A conexão entre remetente e destinatário acontecerá pela plataforma Nexus. Assim como no Pix em território nacional, as transações poderão ocorrer nos sete dias da semana, 24 horas por dia. Elas também terão a mesma agilidade, pois levarão até 60 segundos para serem concluídas.

Na prática, significa dizer que quando o Pix internacional funcionar, será possível realizar transações entre países que fazem parte da plataforma com agilidade e menos burocracia (por exemplo, fazer compras em um e-commerce ou marketplace do exterior ou enviar dinheiro para uma conta internacional).

Para se ter uma ideia, hoje existem mais de 50 países utilizando sistemas de pagamentos e transferências semelhantes ao Pix no Brasil. Dentre eles estão: Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Índia, México e China.

Com relação às tarifas que serão aplicadas, ainda não há informações sobre isso. O que se sabe no momento é que a responsabilidade das taxas não cairá nas mãos do Nexus. Ou seja, caberá aos bancos definir os valores a serem cobrados nas transações.

Quando o Pix internacional estará disponível para uso?

Atualmente, o projeto do Nexus está na fase conhecida por “Proof of Concept” (“Prova de Conceito”, em tradução literal), na qual são realizadas simulações. A previsão é que esta etapa siga até o final de 2022.

O desenvolvimento propriamente dito do Nexus deve iniciar em 2023. Contudo, se você está ansioso, já adiantamos que como a plataforma dependerá de integrações bastante complexas, ela não estará disponível em curto prazo.

Na realidade, não existe ainda uma data exata na qual o Pix internacional poderá ser usado pela população brasileira. Estima-se que o lançamento oficial ocorra somente em 2024 ou até mesmo em 2025.

Vale lembrar também que cada país segue sua agenda, o que significa que o Pix internacional pode começar a funcionar em diferentes datas dependendo da localidade.

Quais os benefícios do Pix internacional?

Já que o Pix é internacional, vamos dar uma olhada nas vantagens que o meio de pagamentos e transferências oferecerá:

  • Possibilidade de empresas alcançarem outros mercados sem que para isso precisem adequar-se a meios de pagamentos diferentes;
  • Aumento da carteira de clientes;
  • Pagamentos e transferências rápidas, 24 horas por dia e de domingo a domingo (incluindo feriados);
  • Taxas informadas antes de um pagamento ser confirmado (isto é, ganho de transparência);
  • Tarifas serão menores do que as aplicadas em transações transfronteiriças;
  • Redução de burocracias.

Já que estamos falando das vantagens do Pix internacional, aproveite e veja o que o Pix já tem feito para empresas online. Conheça três casos de sucesso da modalidade de pagamento:

Banner Três cases de sucesso com o Pix

A Transfeera te ajuda a alavancar seu negócio com o Pix

O Pix está cada vez mais sendo utilizado pelos brasileiros. Não oferecê-lo como meio de pagamento no checkout significa perder oportunidades de fazer negócios e deixar de ter vantagens como:

  • Melhor custo nas taxas de transações;
  • Dinheiro na conta em questão de segundos;
  • Redução da taxa de abandono de carrinho;
  • Melhores tarifas, dando à empresa mais margem para oferecer descontos;
  • Melhora a gestão do estoque;
  • Atração de consumidores que não possuem cartão de crédito e débito;
  • Agilidade na entrega de mercadorias;
  • Facilidade ao usuário na hora de pagar, pois em vez de digitar diversos dados, ele apenas insere o “apelido” da conta recebedora, ou  faz um Pix “Copia e Cola” ou aponta o celular para um QR Code;
  • Transações mais transparentes.

Além dos benefícios citados, você pode alavancar ainda mais seus resultados com a automação de pagamentos via Pix. É aí que entra a plataforma de pagamentos da Transfeera que pode se integrar ao seu negócio via API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicação).

Graças a essa API, toda a rotina de cash in e cash out pode ser automatizada. Além disso, com a tecnologia seu negócio online consegue ter uma experiência de checkout sem atrito. acessar dados em tempo real, como status das transações, e muitos outros benefícios.

Conheça agora mesmo mais sobre as APIs de pagamento e o que elas podem fazer pelo seu negócio.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!