A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Tecnologia

Sandbox: o que é e as vantagens de testes

Sandbox: o que é e as vantagens de testes

Como você sabe que a solução de pagamento que sua empresa está de olho é mesmo uma solução fácil de usar? Como você sabe que ela realmente atenderá às suas necessidades? É para trazer respostas como essas que existe uma plataforma chamada sandbox.

Como mostraremos, ela permite a realização de testes de forma segura e sem que para isso você precise fazer quaisquer alterações em seu ambiente. A seguir, explicamos como funciona o sandbox, quais os cuidados para implantar e muito mais. Confira:

O que é sandbox?

Um sandbox é um ambiente de teste isolado utilizado por programadores e desenvolvedores para testar novos programas, aplicativos e plataformas com segurança. Além disso, permite que esses testes sejam realizados sem que eles interfiram ou danifiquem qualquer outro ambiente e tenham ramificações no mundo real.

Vale destacar ainda que o sandbox é um ambiente protegido contra os ataques de hackers e de fraudes. Por isso, trata-se de algo bastante seguro para quem deseja fazer mudanças ou testes sem correr riscos.

Em suma, o sandbox é utilizado para muitos propósitos, como:

  • Testar uma solução, APIs ou patches;
  • Desenvolver/Testar novos recursos;
  • Testar a experiência do usuário;
  • Identificar e eliminar bugs;
  • Verificar como funciona a integração entre sistemas;
  • Detectar vulnerabilidades de segurança cibernética.

Destacamos ainda que todas as informações presentes dentro de uma sandbox costumam ser fictícias. Apesar disso, a plataforma permite que desenvolvedores e programadores vejam como um programa funcionaria dentro de um ambiente real.

Produto - API de Pagamentos

Como funciona o sandbox?

O sandbox cria um ambiente operacional que não é afetado por outros programas em execução (e que também não afeta outros programas). Para a criação desses ambientes, ele costuma partir de um software de controle de revisão.

A fim de conseguir trabalhar no sandbox e realizar testes, o desenvolvedor cria uma cópia de todos os códigos e os replica no ambiente.

Como comentamos, o sandbox funciona de maneira completamente independente e sem conexão com quaisquer aplicativos ou plataformas instalados na máquina ou na nuvem. Para que isso seja possível e o sistema original não seja afetado, ele isola uma parte do disco rígido e da memória, das outras funcionalidades.

Como acessar o sandbox?

Como você viu, o sandbox é uma ferramenta muito útil para empresas que estão procurando por uma tecnologia para otimizar seus processos financeiros. Como o ambiente de testes é fiel ao real, utilizá-lo ajudará seu e-commerce ou marketplace a ter certeza de que o investimento vale a pena.

Como sabemos da importância do sandbox, se você deseja testar as APIs da Transfeera com liberdade e segurança, pode fazê-lo via ambiente de testes. Por meio dele você conseguirá:

  • Simular transações de pagamentos;
  • Validar dados bancários;
  • Criar webhooks;
  • Consultar saldos;
  • Gerar QR Codes Pix;
  • Integrar, configurar e testar novos recursos;
  • E muito mais!

E como você pode absorver o máximo do seu sandbox?

Para absorver o máximo do sandbox, tenha em mente que é fundamental analisar o fluxo completo. Comentamos sobre isso no tópico abaixo, mas é importante reforçar aqui que a pessoa que está testando o sandbox deve se colocar no papel do usuário final.

Isso é essencial para imitar a experiência de quem utilizará a API, solução, um novo recurso etc., absorvendo, desse modo, o máximo possível.

Outra maneira de aproveitar o sandbox é lembrar-se de que ele é um ambiente de teste. Parece óbvio, mas isso quer dizer que ao utilizá-lo, use e abuse do que ele tem a oferecer. Em termos práticos, significa que a tecnologia possibilita que os responsáveis pelos testes analisem todas as possibilidades da ferramenta e possam melhor verificar questões como integração com outros sistemas e potenciais de melhorias.

Quais os cuidados para implantar o sandbox?

Existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração na hora de implantar o sandbox. O primeiro deles é saber quais dados disponíveis deverão ser replicados para o ambiente real. Ou seja, são os dados a serem mostrados para os usuários.

Falando em usuários, outro ponto de cuidado diz respeito à interação. Para lembrar, o sandbox serve para testar o ambiente. Por esse motivo, na hora de interagir com a aplicação, batemos na tecla de que o desenvolvedor/programador deve se colocar no papel do usuário final. Isso requer o uso de e-mails fictícios para poder receber notificações e avisos.

Além do mais, ao se colocar no lugar do usuário, é importante que o desenvolvedor entenda o que é relevante para essa pessoa e como ela utilizará a aplicação. Saber disso é essencial para testar critérios como usabilidade e verificar se a solução sendo testada é user-friendly.

Quais os benefícios do sandbox?

Duas vantagens bem claras do sandbox são:

  • Permitir aos desenvolvedores realizarem testes e
  • Impedir que os sistemas operacionais sejam expostos a potenciais ameaças.

Mas podemos citar ainda outros pontos positivos:

Redução de erros

Como se trata de um ambiente de testes, o sandbox permite que programas, APIs e aplicativos sejam testados reproduzindo a experiência do usuário.

Assim, quaisquer correções necessárias poderão ser feitas para que, quando o usuário for instalar o aplicativo ou programa em um ambiente real, isso seja feito com total segurança.

Aumento da relação custo-benefício

Antes de a empresa investir em uma tecnologia, como uma solução de gestão ou API, é importante que os desenvolvedores testem as funcionalidades do sistema.

O ambiente sandbox possibilita também que o usuário final compreenda, na prática, como funciona a tecnologia, quais os recursos que ela oferece, como é sua usabilidade, como ocorre a integração entre sistemas, entre outros pontos.

Colocando em outros termos, é uma ótima maneira da empresa explorar todas as funcionalidades de uma tecnologia antes de fechar o contrato.

Melhore a colaboração entre as equipes

A colaboração entre diferentes times é importante para qualquer negócio. Com os ambientes de teste, a empresa pode coletar feedback valioso de diferentes profissionais. Isso porque ele pode ser acessado por qualquer pessoa com as permissões para tal.

Otimização do tempo

A área financeira, por exemplo, não precisa parar enquanto uma solução está sendo testada. Do mesmo modo, na entrada de um novo colaborador, o mesmo pode utilizar o sandbox para aprender a usar a tecnologia em questão, sem que para isso precise comprometer o andamento das atividades do setor.

Em outras palavras, o ambiente ajuda a garantir que novos usuários aprendam com confiança, sem medo de erros. Isso dá uma certa tranquilidade aos administradores na hora de integrar novos usuários na solução.

Diminui erros de desenvolvimento

Para a empresa que desenvolve uma tecnologia (como uma API de pagamento), o sandbox é uma ótima maneira de reduzir erros como bugs ou outros problemas de fluxo de processo muito mais rapidamente.

Leia também:

Concluindo

O sandbox é um ambiente que permite aos usuários testar e executar programas, soluções, patches, APIs, novos recursos, entre outros, sem precisar parar uma operação ou afetar outras ferramentas sendo executadas.

Usar um sandbox para testar uma API, por exemplo, antes que ela rode no ambiente real, significa explorar todas as suas funcionalidades antes de fechar um contrato. Isso possibilita tomadas de decisão mais bem informadas.

Com o ambiente de testes da Transfeera você pode simular transações de pagamentos, validar dados bancários, criar webhooks, consultar saldos, gerar QR Codes Pix, dentre outras possibilidades.

Realize testes gratuitos em todos os nossos produtos e tenha acesso a nossa documentação. Clique aqui e teste agora mesmo nosso sandbox.

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!