Processamento de Pagamentos Atualize o método de pagamento na sua empresa: veja como fazer

Atualize o método de pagamento na sua empresa: veja como fazer

Guilherme Verdasca

Guilherme Verdasca

A tecnologia vem modificando a forma como lidamos com o dinheiro. Já virou rotina nos depararmos a cada dia com um novo método de pagamento, sempre mais prático e inovador.

Para as empresas, essas facilidades são uma maneira de garantir eficiência para o dia a dia, tanto para disponibilizar novas formas de pagamento para o cliente quanto para otimizar os pagamentos que elas próprias precisam fazer.

A pandemia foi um fator propulsor desses novos métodos de pagamento. Algumas alternativas nunca haviam sido consideradas pela maioria das pessoas, mas hoje já se tornaram essenciais considerando os cuidados contra o vírus, já que é recomendado privilegiar as formas de pagamento a distância, como contactless e QR Code.

A necessidade do isolamento social também levou as pessoas a comprarem mais pela internet e pelos aplicativos de delivery. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada pela Agência Brasil, mostrou que as compras realizadas por aplicativos tiveram um crescimento de 30% no país durante a pandemia. Quase metade das pessoas entrevistadas (49%) declarou que pretende aumentar as compras por aplicativos após o fim da quarentena.

Há pouco tempo, alguns dos métodos de pagamento mais usados atualmente, sequer eram conhecidos pela população. Hoje já é possível contar com uma diversidade enorme deles. E é aí que se encontra a dificuldade: com tantas opções, fica difícil saber qual delas escolher.

Neste artigo, você vai conhecer os métodos de pagamento mais utilizados no momento para fazer as melhores escolhas para a sua empresa, seja para oferecer mais comodidade para os seus clientes pagarem ou para que o seu negócio tenha mais facilidade ao realizar pagamentos para fornecedores e funcionários. Siga com a leitura e fique por dentro!

Banner Como funciona cada forma de pagamento

Inove no método de pagamento: conheça as opções mais utilizadas

Com a evolução dos métodos de pagamento, as empresas são levadas a oferecer um leque cada vez maior de opções para a compra, garantindo segurança e comodidade para o cliente digital. Além disso, esses novos métodos também são úteis para a própria empresa realizar transações de pagamento para terceiros, sejam fornecedores ou funcionários.

Listamos alguns desses métodos que estão em alta no mercado e que podem fazer toda a diferença para a sua empresa, possibilitando fidelização de clientes, agilidade no checkout e no payout e mais segurança tanto para recebimentos quanto para pagamentos.

Conteúdos Relacionados:

PIX

O PIX é o método de pagamento instantâneo do Banco Central que desbancou as transferências TED e DOC. Por ser uma forma de transferir dinheiro muito mais ágil e mais barata, tornou esse processo mais fácil tanto para receber quanto para fazer pagamentos.

Pagamento contactless

A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite pagamento por aproximação com cartões ou carteiras digitais. Tornou-se mais popular principalmente depois da pandemia por ser uma forma de fazer pagamentos sem que haja contato da pessoa com a máquina.

Uma pesquisa da Mastercard apontou que 69% dos brasileiros estão experimentando o pagamento contactless, considerando principalmente a distância recomendada pela Organização Mundial de Saúde por conta da pandemia.

QR Code

O QR Code é outro método de pagamento que vem ganhando popularidade. Hoje é comum ver transmissões ao vivo que exibem o código para que os espectadores façam doações em dinheiro, por exemplo.

Para as empresas, é um meio fácil de fazer cobranças online. Pode ser usado também no ponto de venda, permitindo uma nova forma de pagar para os clientes, além dos clássicos débito e crédito.

Contas digitais

A abertura de contas digitais cresceu bastante no Brasil. Por geralmente serem gratuitas, essas contas podem ser abertas de maneira rápida e intuitiva, sem a necessidade de nenhum contato direto com a fintech.

Tudo é feito pelo aplicativo, tornando o acesso do cliente muito mais fácil a crédito e a todas as possibilidades que uma conta digital oferece. Um método de pagamento relevante também para empresas realizarem transferências.

Leia também: Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

WhatsApp Payments

O WhatsApp Payments também é um método de pagamento inovador. Está temporariamente suspenso pelo Banco Central, mas pretende ser uma maneira prática de enviar e receber dinheiro pelo próprio aplicativo de mensagens, usando cartões cadastrados na função Facebook Pay.

Transfeera

Agora falando de um método de pagamento para auxiliar a empresa a fazer transações para fornecedores e funcionários com agilidade, segurança e custo baixo, existe a plataforma de Transfeera.

A solução é responsável por diversos resultados para empresas como Vakinha e AiQFome. O site de financiamento coletivo Vakinha conseguiu reduzir pela metade as falhas nos pagamentos, enquanto o AiQFome diminuiu para menos de 3% as transferências que retornam por dados incorretos.

Isso graças ao validador de contas bancárias desenvolvido pela Transfeera, que faz uma verificação nos dados antes de efetuar os pagamentos, garantindo eficiência nas transações.

Alguns resultados de empresas com a Transfeera:

  • AiQFome  – Transferências que retornam caíram para 3%
  • Vakinha – 50% menos falhas nos pagamentos
  • Sanar – Mais agilidade e menos custos nas transações
  • Urbe.me – Processo de pagamento de uma semana para meia hora
  • Polen – Repasses para as ONGs de forma mais barata e em menos tempo

A solução da Transfeera pode ser facilmente integrada por meio de API ao ERP financeiro da empresa. Para saber mais, confira este checklist:

Os passos para integrar uma API de pagamentos confiável, segura e escalável

Para experimentar a Transfeera como método de pagamento na sua empresa, solicite uma demonstração.

Quero experimentar a Transfeera

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!