Gestão Financeira Case Camelo Express: pagamento automático agilizado com a Transfeera

Case Camelo Express: pagamento automático agilizado com a Transfeera

Guilherme Verdasca

Guilherme Verdasca

Desde o início da pandemia, os pedidos de delivery têm crescido exponencialmente. O número de estabelecimentos ativos no iFood, por exemplo, cresceu 81,5%, de março a novembro de 2020, registrando mais de 100 mil novos cadastros nesse período. Esse aumento de demanda também fez crescer a necessidade de soluções para pagamento automático.

Nesse cenário, para acompanhar o ritmo intenso de crescimento, a Camelo Express, empresa especializada em logística de delivery, percebeu a necessidade de investir em infraestrutura e otimização de processos.

A empresa contrata motoboys para trabalharem nas entregas e, mesmo contando com uma taxa de turnover consideravelmente alta (aproximadamente, 30%), o crescimento do efetivo basicamente duplicou no primeiro trimestre de 2021, se comparado a dezembro de 2020.

Dessa forma, a empresa precisou buscar uma solução automatizada para facilitar o processamento de pagamentos e dar andamento a esse crescimento. A decisão foi pela Transfeera, que garante gestão e processamento de pagamento automático para a Camelo Express desde janeiro de 2021.

Continue a leitura para saber mais sobre essa parceria e entender como a Transfeera auxiliou a Camelo Express na agilidade e na praticidade de pagamentos dos entregadores.

Os desafios enfrentados pela Camelo Express antes da Transfeera

Banner Vakinha

O principal obstáculo enfrentado pela Camelo Express era não conseguir realizar as tarefas dentro do prazo. Com o crescimento constante e com a mesma janela para pagamento (5 dias), o processamento dos pagamentos se tornava cada dia mais penoso para a empresa.

Além disso, a pressão para atender o prazo acabava levando a erros e conflitos de informações, uma vez que as atividades eram realizadas manualmente.

O resultado dessa situação para a empresa era morosidade no processo e pessoas recebendo os pagamentos em datas distintas, o que gerava muitos problemas.

De acordo com o proprietário da Camelo Express, a decisão pela solução da Transfeera foi principalmente pela facilidade em operar a plataforma, por ser bem intuitiva, bem como os serviços oferecidos.

A expectativa era diminuir o tempo gasto no processamento dos pagamentos, que eram feitos manualmente e individualmente.

Antes eram necessários cinco dias para processar todos os pagamentos, além de todo o estresse decorrente dos problemas. Hoje, com a solução de pagamento automático, mesmo com uma frota três vezes maior, é possível processar todos os pagamentos no mesmo dia.

Conteúdos Relacionados:

Resultados com a implementação da solução de pagamento automático

A Camelo Express optou pelo uso de planilhas para a importação dos lotes de pagamentos, bastando adaptar seus controles para estarem aderentes às informações necessárias para o envio. Mas também é possível integrar a Transfeera com outros sistemas por meio de API.

Foram realizados poucos testes para alguns pagamentos e, em seguida, todos os pagamentos já foram migrados para a plataforma da Transfeera, incluindo um volume financeiro bem maior que o inicial.

Desde que a solução de pagamento automático da Transfeera foi implementada na Camelo Express, os colaboradores têm mais tempo livre para a tomada de decisão em outras frentes da empresa.

A solução da Transfeera auxiliou no processo de pagamentos realizados em prazos distintos: alguns são feitos semanalmente e outros são feitos em datas específicas.

Dessa forma, um colaborador fica responsável por efetuar toda a conciliação e enviar a folha de pagamento, enquanto o proprietário apenas revisa, envia o dinheiro e aprova.

Assim, a operação se tornou mais segura, uma vez que a Camelo Express tem controles implementados que garantem a conciliação e a circularização de todos os valores, além de evitar o repasse para contas de outros funcionários na tentativa de agilizar o processo.

A empresa ganhou agilidade, praticidade, diminuição dos erros operacionais e pagamento em larga escala, evitando conflitos oriundos da ordem em que os pagamentos eram efetuados. Além disso, o sistema de pagamentos facilitou o bloqueio ocasionado pela fragmentação do dinheiro em contas bancárias distintas, com limites igualmente distintos.

A agilidade nos pagamentos se tornou um importante fator de competitividade comercial, que, juntamente com a melhora em outros controles, colaborou para um crescimento considerável da empresa.

“Tivemos um crescimento de 100% da frota em um trimestre, bem como o volume dos pagamentos realizados e o consecutivo lucro. A perspectiva otimista é de conseguirmos dobrar o tamanho da empresa anualmente, pelo menos nos próximos 2 ou 3 anos”, afirma Marcelo Camelo, proprietário da Camelo Express.

Assim como nessa empresa, o setor financeiro em geral vem sofrendo transformações por conta da tecnologia. Inúmeras soluções vêm sendo criadas para facilitar a rotina das pessoas e das empresas.

Confira neste conteúdo uma visão geral sobre meios de pagamento, com todas as informações que você precisa saber para se preparar para essa nova era.

Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

Para saber como a Transfeera pode ajudar seu negócio, fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Quero testar a Transfeera

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!