Pagamentos

Solução de pagamento automático: vantagens para serviços de delivery

Solução de pagamento automático: vantagens para serviços de delivery

Não há dúvidas de que o delivery se transformou em uma tendência em nosso país. Boa parte desse fenômeno se deu devido à necessidade de isolamento social, que fez com que restaurantes e estabelecimentos comerciais se vissem forçados a agir.

Esse cenário favoreceu o crescimento exponencial do mercado de entregas. Para acompanhar o ritmo, as empresas de delivery precisam investir em infraestrutura e otimização de processos de cash out. É aí que entra a solução de pagamento automático.

O que é uma solução de pagamento automático?

Uma solução de pagamento automático para delivery pode realizar diversas ações. Uma delas é para fazer o repasse do dinheiro de forma automatizada e em lote para entregadores e restaurantes parceiros.

Além disso, as soluções de pagamento automático podem garantir que esse repasse ocorra com taxas bancárias reduzidas. Uma boa solução possui ainda uma funcionalidade primordial para empresas de delivery: a identificação de falhas que possam causar problemas na conclusão de um pagamento.

Para evitar que isso ocorra, existem ferramentas que fazem a validação dos dados bancários ou da chave Pix instantaneamente.

Leia também:

Como uma solução de pagamento automático pode ajudar?

Um dos maiores obstáculos enfrentados por serviços de deliverys são os processos manuais e individuais de pagamentos. Esse cenário pode resultar em alguns problemas, tais como:

  • Não conseguir realizar as tarefas dentro do prazo;
  • Erros e conflitos de informações;
  • Morosidade no processo;
  • Fornecedores recebem os pagamentos em datas distintas.

A Camelo Express, empresa especializada em logística de delivery, enfrentava esses problemas e precisava garantir agilidade e praticidade de pagamentos dos empregadores. Foi então que a empresa decidiu procurar no mercado uma solução de pagamento automático para facilitar o processamento de pagamentos. Desde janeiro de 2021, tornou-se cliente da Transfeera.

Benefícios de uma solução de pagamento automático

Se a ferramenta oferece um validador de dados bancários, a eficiência do contas a pagar é garantida com transações automáticas sem falhas (como ocorre quando a transferência é feita para uma conta incorreta ou inexistente), bem como graças às transações em escala.

Além disso, com uma solução de pagamento automático, aplicativos de delivery conseguem fazer o repasse de dinheiro aos fornecedores, parceiros e funcionários de forma muito mais facilitada.

Para ilustrar, nada como um exemplo prático, concorda? Para isso, vamos voltar ao exemplo da Camelo Express. Conforme comentamos, a empresa queria diminuir o tempo gasto no processamento dos pagamentos.

Para se ter uma ideia, o tempo de processamento era de cinco dias. Além disso, havia todo o estresse decorrente dos problemas que citamos. Hoje, com a solução de pagamento automático, mesmo com uma frota três vezes maior, é possível processar todos os pagamentos no mesmo dia.

Resultados com a implementação da solução de pagamento automático

A Camelo Express optou pelo uso de planilhas para a importação dos lotes de pagamentos, bastando adaptar seus controles para estarem aderentes às informações necessárias para o envio. Mas também é possível integrar a Transfeera com outros sistemas por meio de API.

Material API Pix

Foram realizados poucos testes para alguns pagamentos e, em seguida, todos os pagamentos já foram migrados para a plataforma da Transfeera, incluindo um volume financeiro bem maior que o inicial.

Desde que a solução de pagamento automático da Transfeera foi implementada na Camelo Express, os colaboradores têm mais tempo livre para a tomada de decisão em outras frentes da empresa.

A solução da Transfeera auxiliou no processo de pagamentos realizados em prazos distintos: alguns são feitos semanalmente e outros são feitos em datas específicas.

Dessa forma, um colaborador fica responsável por efetuar toda a conciliação e enviar a folha de pagamento, enquanto o proprietário apenas revisa, envia o dinheiro e aprova.

Assim, a operação se tornou mais segura, uma vez que a Camelo Express tem controles implementados que garantem a conciliação e a circularização de todos os valores, além de evitar o repasse para contas de outros funcionários na tentativa de agilizar o processo.

A empresa ganhou agilidade, praticidade, diminuição dos erros operacionais e pagamento em larga escala, evitando conflitos oriundos da ordem em que os pagamentos eram efetuados. Além disso, o sistema de pagamentos facilitou o bloqueio ocasionado pela fragmentação do dinheiro em contas bancárias distintas, com limites igualmente distintos.

A agilidade nos pagamentos se tornou um importante fator de competitividade comercial, que, juntamente com a melhora em outros controles, colaborou para um crescimento considerável da empresa.

“Tivemos um crescimento de 100% da frota em um trimestre, bem como o volume dos pagamentos realizados e o consecutivo lucro. A perspectiva otimista é de conseguirmos dobrar o tamanho da empresa anualmente, pelo menos nos próximos 2 ou 3 anos”, afirma Marcelo Camelo, proprietário da Camelo Express.

Invista também em uma solução de pagamento automático

Assim como na Camelo Express, o setor financeiro em geral vem sofrendo transformações por conta da tecnologia. Inúmeras soluções vêm sendo criadas para facilitar a rotina das pessoas e das empresas.

Confira neste conteúdo uma visão geral sobre meios de pagamento, com todas as informações que você precisa saber para se preparar para essa nova era.

Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

Para saber como a Transfeera pode ajudar seu negócio, fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Quero testar a Transfeera

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!