Gestão Financeira
Problemas na gestão de fornecedores? Ganhe agilidade com a Transfeera

Problemas na gestão de fornecedores? Ganhe agilidade com a Transfeera

É ótimo ver que a empresa está começando a crescer, mas é fato que algumas dificuldades também passam a surgir. Entre elas, está a de ter muitos fornecedores a pagar.

Enquanto a empresa está pequena, é fácil organizar as contas a pagar, fazendo tudo manualmente. Mas quando o número de fornecedores aumenta, essa tarefa deixa de ser algo simples.

O aplicativo de delivery de comida AiqFome é um exemplo de como o processo de pagar fornecedores se tornou bastante complexo.

Diante da escalada rápida em número de parceiros e estabelecimentos cadastrados, passou a ser impossível fazer manualmente o processo de transferências de valores referentes às vendas dos restaurantes. Afinal, a tarefa havia se tornado demorada e trabalhosa para a equipe.

A solução para otimizar esse processo foi a parceria com a Transfeera, adotando nosso sistema de gestão e processamento de pagamentos, que permitiu à empresa o pagamento em lote de forma muito mais rápida, segura e barata.

Ou seja, a possibilidade de automatizar os processos relacionados aos fornecedores a pagar trouxe mais eficiência para as rotinas financeiras.

Se o pagamento de fornecedores também é um desafio na sua empresa, tomando tempo demais no seu departamento financeiro, você precisa conhecer o que a Transfeera é capaz de fazer para garantir mais agilidade para os seus processos.

Explicamos os principais pontos neste artigo.

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Como fazer uma gestão de fornecedores eficiente na sua empresa?

Planeje suas compras

Antes de qualquer coisa, você precisa planejar com bastante cuidado todas as suas compras para garantir um pagamento de fornecedores eficaz. Para isso, é fundamental analisar os processos de produção e vendas, levando em consideração as eventuais variáveis que possam prejudicar esses setores.

Confira abaixo um passo a passo que pode te auxiliar a chegar nesse objetivo

  1. Realize um levantamento das demandas da empresa;
  2. Defina a periodicidade que serão realizadas as compras do negócio;
  3. Estabeleça o orçamento de cada setor;
  4. Estude o valor das mercadorias que serão compradas;
  5. Ao receber as mercadorias, realize a devida conferência;
  6. Registre todas as informações no sistema de gestão de estoque.

Faça um controle de pagamentos e recebimentos

Um outro ponto essencial é o constante controle dos pagamentos e recebimentos do negócio, utilizando o fluxo de caixa como ferramenta para visualizar a saúde financeira da instituição.

Para isso, você pode utilizar a tecnologia ao seu favor, visto que existem soluções voltadas para esse tipo de gestão que simplificam o processo e reduzem chances de erros operacionais.

Nesses sistemas, será possível registrar informações como folha de pagamento, tributos e custos da empresa, tudo isso de maneira detalhada, com datas de entrada, saída, valores, etc.

Monitore prazos

Após seguir os primeiros passos, a próxima etapa é o monitoramento dos prazos. Esse controle mostra-se fundamental para que nenhuma encomenda seja perdida.

Essa checagem permite que eventuais gargalos sejam identificados e resolvidos o quanto antes. Como consequência do acompanhamento, você conseguirá fugir de problemas como dinheiro saindo da conta antes do previsto e juros por atraso, por exemplo.

Contrate um ERP

Mais uma vez trazemos a tecnologia como aliada nos negócios. O ERP é basicamente um sistema de gestão com foco em integrar os dados de diversos setores do negócio, facilitando a comunicação interna da empresa.

Com o auxílio de um ERP, você poderá verificar, por exemplo, se um produto não está saindo como o esperado, ou ainda se o fornecedor não está suprindo a demanda de mercadorias.

Contando com essas informações, a gestão de fornecedores poderá ser realizada de maneira muito mais precisa e assertiva.

Invista em uma solução de automação de pagamentos

Como citamos anteriormente, uma solução de pagamentos pode cair como uma luva nas operações de seu negócio. Além de simplificar o processo de gestão de fornecedores, elas te ajudarão a reduzir custos, como gastos em retrabalhos decorrentes de erros humanos.

E os benefícios não terminam por aí. Uma solução de pagamentos fará com que sua empresa permaneça competitiva no mercado, visto que cada vez mais negócios estão inserindo novas tecnologias em suas atividades.

Como a Transfeera agiliza as transferências para fornecedores a pagar?

Automatiza tarefas repetitivas

A solução Transfeera garante agilidade principalmente pelo fato de automatizar as rotinas de pagamentos. A plataforma pode ser facilmente integrada via API ao sistema já usado pela empresa.

Depois disso, basta inserir os dados bancários dos fornecedores a pagar uma única vez para que a realização das transferências fique muito mais rápida.

Assim, deixa de ser necessário fazer os mesmos procedimentos toda vez que a empresa precisar pagar o mesmo fornecedor, já que os dados já estarão todos imputados e verificados.

Com a automatização do processo com a Transfeera, há casos de empresas que conseguem reduzir o tempo de trabalho para realização de pagamentos de uma semana para apenas um dia. Dessa forma, a equipe pode inclusive ser menor, porque o trabalho diminui.

Realiza transferências em lote

Quando a empresa tem muitos fornecedores a pagar, a maneira mais prática de realizar os pagamentos é por meio de transferências em lote. As instituições bancárias geralmente oferecem tarifas mais atrativas para a realização de transações dessa forma.

Hoje, com a facilidade do PIX, o meio de pagamento instantâneo do Banco Central, transferir dinheiro tornou-se uma tarefa muito mais ágil e barata para pessoas jurídicas. Com certeza, um formato mais vantajoso do que as transferências TED e DOC.

No entanto, usando a nossa plataforma, essas operações ficam ainda mais otimizadas. As transferências são feitas todas de uma vez e a empresa ainda tem a possibilidade de acompanhar a eficiência dos pagamentos gerando relatórios específicos para esse monitoramento de perto dos processos.

Conteúdos Relacionados:

Evita retrabalho

Outra forma de garantir agilidade usando a nossa plataforma é que as transações são todas verificadas antes de serem realizadas.

Ou seja, é feita uma validação de dados bancários de todos os favorecidos antes de efetuar os pagamentos. O sistema faz essa verificação por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ, para saber se os dados bancários inseridos estão corretos de acordo com os fornecedores a pagar.

Banner Vakinha

Essa conferência evita que o dinheiro vá para uma conta diferente da indicada ou mesmo que haja falha na transferência, no caso de os dados não corresponderem a nenhuma conta válida na instituição. Isso garante uma redução enorme de falhas nas transferências.

Um exemplo importante é do site de financiamento coletivo Vakinha, que passou a usar a Transfeera para repassar o dinheiro arrecadado aos usuários que criam campanhas em sua plataforma. Com o sistema, o Vakinha reduziu as falhas nas transferências em 50%.

Sendo assim, a equipe deixa de gastar tanto tempo refazendo transferências que retornaram por erros de dados, garantindo processos sempre ágeis e times sempre com produtividade alta.

Segurança das operações e dos dados

A segurança é um ponto muito importante para a Transfeera. Por isso, além dessa validação de dados, há a preocupação também com a proteção de dados.

Nossa plataforma assegura que a empresa estará de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garante a confidencialidade das informações armazenadas relacionadas aos pagamentos.

A operação roda integralmente na nuvem e com infraestrutura segura, de acordo com padrões internacionais do mercado. Além disso, um firewall de aplicação web é usado para proteção de todos os serviços expostos para a internet para monitorar e prevenir ataques prejudiciais ao sistema.

Se a sua empresa não consegue ganhar escala por falta de agilidade em processos como esse, é importante adotar um sistema que possibilite essa otimização.

Somos uma solução open banking que nasceu da ideia de reduzir custos e dar eficiência às transferências bancárias para empresas que precisam fazer muitas transações, tendo muitos fornecedores a pagar.

Hoje nossa plataforma automatiza pagamentos a fornecedores, realizando 4,5 milhões de pagamentos, com a liquidação de mais de 160 mil boletos e movimentação de mais de 4 bilhões de reais para nossos mais de 200 clientes como iFood, Rappi, PayGo, Vakinha, CloudWalk, Paggue, Unilever e Kimberly-Clark.

Para saber como podemos ajudar a sua empresa, fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita.

Banner solicite uma demonstração

Quero experimentar a Transfeera

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!