A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Pagamentos

Veja como ganhar escala na transferência de valores

Veja como ganhar escala na transferência de valores

A chegada do PIX, o meio de pagamentos instantâneos do Banco Central, mostrou que agilidade agora é algo do qual as empresas não poderão mais reclamar ao fazerem transferências de valores. As transações são concluídas em poucos segundos e exigindo dados menos complexos para serem realizadas.

Mas quando o assunto é ganhar escala, segurança e eficiência no processo de pagamento, especialmente quando é preciso realizar inúmeras operações, contar apenas com o PIX pode não ser o caminho mais adequado.

Para que a tarefa de transferência de valores seja efetuada de maneira mais inteligente, outras ações são necessárias. A integração via API a uma solução para automação e gestão de pagamentos, por exemplo, garante mais benefícios ao processo.

Quando o processo de pagamentos ganha eficiência operacional (fazer mais, em menos tempo e com o menor custo), a empresa alcança muitos benefícios:

  • Ampliação do número de operações realizadas com rapidez e sem falhas;
  • Possibilidade de crescimento do negócio;
  • Imagem positiva com clientes e fornecedores, que recebem os valores corretamente e em menos tempo.

Neste artigo, trazemos algumas dicas para a sua empresa ganhar escala na transferência de valores, seja para fornecedores ou clientes, sem perder eficiência no processo. Confira!

O que fazer para otimizar a transferência de valores referentes a pagamentos?

Faça um bom planejamento financeiro

Para ganhar agilidade e eficiência nas transferências de valores devidos pela sua empresa, o primeiro passo é fazer um bom planejamento financeiro.

Esse planejamento é importante para a gestão identificar se está destinando recursos necessários para a otimização do processo de contas a pagar. Ou até se a empresa está sem caixa para arcar com os compromissos.

Isso significa também reduzir os custos desnecessários e buscar alternativas mais eficientes, até mesmo em relação a ferramentas mais modernas.

Organizar as finanças, sem dúvidas, torna o processo de pagamentos mais fluido e correto e, consequentemente, contribui para que ganhe escala.

Defina prioridades

É claro que todos os deveres financeiros precisam ser cumpridos, mas é necessário fazer um levantamento das prioridades: o que precisa ser pago primeiro e o que é menos prejudicial para a empresa caso haja atraso no pagamento.

Por exemplo, levante as compras que podem ser adiadas e cujos fornecedores sejam mais flexíveis quanto aos seus prazos.

Assim, em caso de falta de recursos, a empresa sabe que pode priorizar em outras contas, usando o capital que seria destinado para aquelas compras mais urgentes.

Essa é uma mentalidade estratégica que a gestão precisa ter para que a instituição tenha menos riscos de ficar no vermelho. Fazer essa avaliação com certa regularidade ajuda a promover uma gestão mais eficiente das finanças no negócio.

Evite custos com juros e multas

Essa é uma das dicas mais importantes para organizar os pagamentos e que está ligada à anterior. Ao definir prioridades de contas a pagar, é preciso considerar também os valores de juros e multas.

Avalie se na sua empresa é comum que fiquem atrasados justamente os pagamentos de fornecedores que cobram maiores juros e multas, o que acaba fazendo aumentar as dívidas. Se isso for frequente, é preciso cuidar mais de perto do caixa para evitar gastos desnecessários.

Só assim o gestor poderá garantir escalabilidade para o processo de transferência de valores, organizando as tarefas de maneira geral.

Existem excelentes ferramentas no mercado para evitar que a empresa se perca com as datas ou atrase pagamentos por falhas em dados bancários, por exemplo.

Reduza e automatize processos

O processo de pagamentos pode ser bastante ineficaz e demorado quando não é automatizado. Realizar vários pagamentos, um a um, digitando os dados dos favorecidos e correndo o risco de errar faz distanciar a empresa de ter um processo em escala.

É importante mapear cada uma das etapas e identificar se há alguma que pode não estar sendo realizada de maneira eficiente.

A partir de uma visão ampla do processo como um todo, fica mais fácil entender onde estão as falhas e buscar ferramentas para melhorá-las, como um sistema de gestão e processamento de pagamentos.

O Vakinha, por exemplo, site de vaquinhas online, adotou a nossa plataforma da Transfeera e conseguiu reduzir 50% das falhas nos pagamentos que fazem para os usuários.

Adote ferramentas específicas para transferências

Contar com tecnologias pode, a princípio, ser visto pela empresa como um gasto extra, mas é uma decisão importante para conseguir ganhar escala nas transferências de valores.

Por meio de APIs, é possível integrar soluções eficientes ao sistema financeiro, tornando esse processo automatizado, ágil e com menos riscos de falhas.

Mesmo que a empresa aumente o número de colaboradores dedicados a essa tarefa, é impossível conseguir a mesma agilidade e a mesma eficiência que um sistema específico é capaz de oferecer.

Uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos possibilita ampliar enormemente a escala de transferências de valores, sempre com segurança.

Um exemplo é o Polen, fintech que usa a tecnologia para descomplicar iniciativas de impacto social, que usa a nossa plataforma Transfeera para fazer quase 2 mil doações por mês.

Para saber mais sobre o assunto, separamos este material completo, onde você pode acompanhar outros pontos para dar mais escalabilidade a transferência de valores no seu negócio:

Como a escalabilidade afeta o seu negócio?

Como percebemos ao decorrer desse conteúdo, a escalabilidade é um tema muito importante no mundo dos negócios e que deve ser levado a sério por gestores de todos os segmentos.

Mas afinal, colocando em termos práticos, como a escalabilidade afeta o seu negócio? Bem, a melhor forma de respondermos essa pergunta é apresentando experiências reais de empresas que fecharam parceria com a Transfeera.

Confira abaixo!

AiqFome

A AiqFome é uma plataforma focada em delivery que opera em 320 cidades ao redor do Brasil, com 10 mil restaurantes cadastrados e 1,2 milhão de usuários.

Levando em consideração esses números, tornou-se necessário a utilização de uma solução de pagamentos para dinamizar a rotina financeira. É nesse cenário que nasceu a parceria com a Transfeera.

No ano de 2019, primeiro de parceria com a Transfeera, a AiqFome movimentou quase R$150 milhões em vendas para os restaurantes parceiros, conquistando um crescimento de 125%. Veja detalhes sobre essa expansão no case!

Quero Delivery

Reafirmando o sucesso da Transfeera com plataformas de entrega, a Quero Delivery quadruplicou os seus pagamentos utilizando nossa solução em um período de apenas 12 meses.

Para saber mais sobre a parceria de ouro entre Transfeera e Quero Delivery, acesse o case!

Monetizze

Já a Monetizze, referência quando o assunto é empreendimentos e negócios no ambiente digital, conseguiu reduzir em 44% os custos originados por transferências bancárias. Toda essa redução foi possível através da plataforma de pagamentos Transfeera.

Essa otimização rendeu resultados surpreendentes: a instituição passou a realizar todos os pagamentos do mês em apenas 30 minutos, gerando uma economia de tempo e dinheiro muito lucrativa. Quer saber como? Confira o case de sucesso da Monetizze!

Psicologia Viva

A Psicologia Viva, maior plataforma de psicologia da América Latina, utiliza duas soluções da Transfeera: a ContaCerta e a de pagamentos. A necessidade de automatizar o setor financeiro surgiu com o intuito de suprir as demandas exigidas pelo crescimento das atividades.

Como resultado dessa parceria, a startup hoje paga todos os seus psicólogos na mesma plataforma. Além disso, a Transfeera ajudou a reduzir o valor mensal gasto pela Psicologia Viva em taxas para grandes bancos em 77%. Veja este case de sucesso!

Se você se interessou por esse conteúdo sobre transferência de valores, certamente é um gestor preocupado com a saúde financeira de sua empresa e que busca soluções tecnológicas para as atividades diárias, certo?

Nesse infográfico, mostramos 5 dicas de ouro para você ganhar escala em seus pagamentos. Confira!

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!