Gestão Financeira

A importância da transformação financeira e como implementar na empresa

A importância da transformação financeira e como implementar na empresa

A tecnologia vem sendo responsável por uma verdadeira mudança em todos os setores da economia. Recentemente, toda essa mudança também atingiu o setor bancário, que se viu pressionado a oferecer mais facilidades aos usuários. Desde então, a chamada transformação financeira tem ganhado proporções inimagináveis e desafiado as empresas a se adaptarem.

Inovações tecnológicas e perspectivas de crescimento estão fazendo o universo das finanças se destacar no mundo dos negócios, principalmente por ser uma área que gera impacto em vários setores.

As inovações estão transformando o dia a dia das pessoas, tornando mais simples e rápido o acesso a serviços que antes eram demorados e burocráticos, como abertura de contas e contratação de serviços de crédito.

O intenso crescimento do número de fintechs no Brasil é prova de que as empresas estão realmente com o olhar voltado para a transformação financeira, buscando revolucionar o setor. De acordo com o Fintech Mining Report 2020, hoje são 742 startups no país, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior.

Essas transformações hoje no mercado das startups financeiras são resultado de empreendedores que tiveram insights de mudança e que não se contentaram em seguir com o que tinham à disposição. Tiveram um novo olhar para o mercado financeiro.

No entanto, para embarcar com segurança nessa transformação financeira, é preciso analisar as possibilidades de tecnologias existentes e optar por aquelas que realmente façam sentido para a realidade do negócio e para a melhor experiência tanto da empresa quanto do usuário final.

Neste artigo, trouxemos dicas para você iniciar a transformação financeira na sua empresa, aproveitando todos os benefícios que ela oferece.

A importância da transformação financeira!

Bem, que a transformação financeira é um processo fundamental para a saúde econômica de uma empresa não é novidade para ninguém. Mas afinal, o que o torna tão importante assim para a sua empresa?

Em poucas palavras, a transformação financeira é essencial para a empresa por um simples motivo: através do aprimoramento de processos, tecnologias e capacitações que ela traz para o cotidiano da instituição, a tendência natural é que os indicadores internos fiquem mais favoráveis.

Assim, a empresa contará com uma defesa maior contra possíveis crises e ameaças, tanto internas quanto externas.

Material - Tecnologias financeiras

Transformação digital no sistema financeiro

Segundo pesquisas da Bain & Company, três a quatro gestores investirão em inteligência artificial nos próximos anos.

Esse cenário nos mostra um fato significativo sobre a realidade do sistema financeiro nos últimos anos: esse setor vem se tornando cada vez mais próximo das novas tecnologias. Considerando esse ponto, para uma empresa não cair na obsolescência, é essencial que constantemente atualize seus métodos operacionais.

Dentre os principais impactos que a transformação digital pode trazer no sistema financeiro, podemos destacar:

  • Insights mais precisos;
  • Assertividade na tomada de decisões;
  • Agilidade nos processos;
  • Otimização das rotinas financeiras;
  • Redução nas taxas de erro.

Quais são as tecnologias mais utilizadas na gestão financeira empresarial?

Automação

Através da automação, há a garantia de que haja um trabalho mais assertivo, sendo realizado maior otimização operacional. Sendo possível focar em campos mais estratégicos do negócio, deixando os trabalhos mecânicos para a máquina.

Além disso, essa estratégia é uma ótima aliada para gestores que buscam uma redução de custos na empresa. Como exemplo, podemos citar a experiência da Psicologia Viva, maior plataforma de psicologia da América Latina, que conseguiu reduzir o valor mensal gasto em taxas para grandes bancos em 77%. Confira o case!

Digitalização de transações/pagamentos digitais

Uma das principais mudanças do setor financeiro no Brasil é a crescente popularidade das transações e pagamentos digitais.

O Pix, por exemplo, ganha cada vez mais espaço entre os métodos de pagamento. Hoje, ele é a segunda opção mais utilizada em nosso país.

Por onde começar a transformação financeira?

Observando tantas mudanças no mercado financeiro, em relação a como lidamos com o dinheiro, como é o exemplo do recém-lançado PIX, as empresas que ainda não adotaram processos automatizados acabam ficando um pouco perdidas.

Apesar de tantas possibilidades proporcionadas pela tecnologia, há ainda uma parcela de negócios que se mantém resistente a essas novidades, acreditando principalmente que os benefícios de plataformas como essas não compensam o custo.

Mas a verdade é que, ao pensarem assim, estão ignorando as tantas falhas que um processo realizado manualmente traz. Os problemas que são gerados por esses erros são responsáveis por grande parte dos custos extras do negócio.

Sendo assim, investir em um sistema inteligente é a opção mais interessante para dar o primeiro passo em direção à transformação financeira na empresa.

É claro que, para isso, a empresa já precisa ter entendido que não entrar no fluxo da transformação significa, em pouco tempo, estar fora do mercado. Afinal, o comportamento do consumidor mudou e opções que oferecem a facilidade que ele espera existem aos montes.

Portanto, a empresa que não desenvolve um olhar para a transformação financeira, sem dúvidas, vai perdendo espaço para concorrentes.

Nesse sentido, impulsionar a transformação financeira em uma empresa é uma tarefa que precisa ser feita a partir de soluções tecnológicas que garantam agilidade, eficiência e segurança nos processos, permitindo que essa otimização seja sentida tanto por quem executa quanto por quem recebe o serviço.

Conteúdos Relacionados:

Gestão e processamento de pagamentos automatizados

Mais segurança para o setor

Antes de optar por qualquer sistema com o objetivo de iniciar a transformação financeira na sua empresa, tenha em mente que a segurança deve vir em primeiro lugar.

Quando falamos em processos financeiros, qualquer que seja o ponto que a empresa precise otimizar, é necessário considerar que é uma área que exige cuidado e transparência.

O mercado financeiro sempre foi um setor conservador. Durante um longo período, as instituições financeiras e os bancos se desenvolveram seguindo um modelo tradicional, burocrático e cauteloso.

A transformação digital abriu um cenário de oportunidades para o setor. Mas, para que esse processo possa acontecer com sucesso é necessária uma atenção ainda maior para a segurança das operações.

Nesse sentido, conte com soluções que tenham como prioridade a chamada cyber security para garantir a segurança dos dados.

Fintechs auxiliam empresas para a aplicação da transformação financeira

As fintechs têm contribuído para a transformação financeira, uma vez que facilitam muito o acesso a serviços financeiros no dia a dia, como é o caso de soluções para gestão e processamento de pagamentos.

A Transfeera é um exemplo de plataforma que permite mais praticidade para as rotinas financeiras de empresas que realizam pagamentos em lote. As transferências são automatizadas e passam por validação de dados bancários, o que garante uma redução significativa de falhas, mesmo em grandes e variadas operações.

Usando uma solução como a nossa, a empresa inicia sua transformação financeira de forma segura, a partir de uma API que permite escalar enormemente a sua atuação, aumentando também a satisfação de fornecedores e funcionários, que recebem o pagamento com transparência.

Para saber mais sobre as possibilidades de contar com uma API na área financeira, sugerimos que confira estes materiais.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!