Gestão Financeira
4 dicas de como reduzir custos fixos da sua empresa

4 dicas de como reduzir custos fixos da sua empresa

Rodrigo Kratzer

Rodrigo Kratzer

Você sabe como reduzir custos fixos?

O alarmante número de 31,7 mil empresas que fecharam suas portas nos últimos anos mostra como uma gestão de custos eficiente é fundamental para a saúde financeira de seu negócio.

Segundo pesquisa do SEBRAE, os principais motivos para o fechamento de negócios estão relacionados direta ou indiretamente com custos. Quando questionados sobre pontos que poderiam ter evitado a quebra de suas companhias, empresários participantes da pesquisa citaram:

  • Menor quantidade de impostos e encargos (21%);
  • Crédito mais facilitado (21%);
  • Gestão financeira mais eficaz (13%).

Todas essas razões passam pela questão do planejamento e gestão dos custos. Os dados só evidenciam a importância de um gestor saber como reduzir as despesas em sua empresa.

Nesse artigo, separamos dicas que vão lhe ajudar a reduzir os custos fixos de sua companhia. Siga a leitura!

Como reduzir os custos fixos de um negócio?

Você sabe o que são e como reduzir os custos fixos de uma empresa? Como o nome sugere, eles são os gastos que permanecem estáveis independente do volume de produção do mês.

Por exemplo, digamos que a instituição contratou um empréstimo bancário. Nesse caso, as parcelas mensais serão as mesmas independente do número de vendas durante o período.

São exemplos de custo fixo:

  • Aluguel;
  • Serviços de internet;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Serviços de limpeza;
  • Serviços de segurança.

Agora que já sabemos o que são, a pergunta que resta é: existe a possibilidade de reduzir custos fixos de uma empresa? Felizmente, podemos afirmar que sim.

No entanto, para que isso aconteça, o gestor precisará desenvolver estratégias visando essa redução.

A importância de uma redução de custos constante

Os custos são fatores diretamente ligados com a saúde financeira de uma empresa. Eles são determinantes para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio.

Quando uma corporação não conta com uma boa gestão de custos, diversos prejuízos podem acometer suas atividades.

Em casos mais extremos, dependendo do número de despesas acumuladas, a organização pode inclusive ir à falência. Considerando esse cenário, uma das atitudes mais efetivas quando estamos falando de como reduzir custos fixos é saber fazer trade offs.

Trade Off

Esse conceito econômico consiste na decisão de uma alternativa em detrimento de outra. Ou seja, em um trade off, o gestor deverá necessariamente escolher apenas uma entre duas ou mais opções.

Um clássico exemplo de trade off é relacionado a um investimento. Quando investimos em algo, estamos abrindo mão de usar um dinheiro no presente visando lucros futuros.

Sendo assim, o gestor escolhe não utilizar uma determinada quantia por esperar que, com o tempo, aquele valor renda lucros.

Mas afinal, como os trade offs estão relacionados com a redução de custos fixos de uma empresa? Simples. É tarefa do executivo escalonar quais custos podem trazer lucros para a companhia.

Para isso, o gestor deve manter os custos mais rentáveis, abrindo mão dos que não rendem tanto.

Entretanto, essas tomadas de decisões devem ser feitas com o auxílio de um planejamento estratégico baseado em dados estatísticos.

Além da estratégia de trade off, confira abaixo 4 dicas de como reduzir custos fixos de sua empresa.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

4 dicas de como reduzir custos fixos da sua empresa

1. Faça um diagnóstico dos processos e identifique gargalos

O primeiro passo para reduzir custos fixos é conhecer bem a sua empresa e o fluxo de caixa do negócio.

O fator primordial para essa diminuição é a compreensão de quanto é gasto e quanto é recebido no cotidiano da instituição. Para isso, é fundamental realizar um diagnóstico dos processos.

É por meio desta análise que você conseguirá identificar gargalos nas atividades. Além disso, um diagnóstico dos dados de processos permite saber quais os pontos que estão trazendo mais lucro ou prejuízo para a organização.

Utilizar a tecnologia ao seu favor é uma excelente alternativa para captar e analisar essas informações. Com o auxílio de ferramentas de API, você poderá ter um direcionamento mais claro do que melhorar no dia a dia. Confira nesse conteúdo as facilidades que um API de pagamentos pode trazer para sua empresa.

2. Atente-se ao controle de jornada

Uma jornada de trabalho pesada pode dificultar a produção de um profissional. O cansaço é certamente um fator que desestimula seus colaboradores e prejudica possíveis bons resultados.

Como consequência dessa problemática, temos uma redução drástica na produtividade da equipe. Além disso, custos como pagamento de horas extras e consumo de energia também são resultados de uma jornada de trabalho desorganizada.

Considerando esses pontos, é importante que você defina uma jornada de trabalho otimizada e tranquila para todos os funcionários. Um time descansado e motivado é sinônimo de progresso e economia com os custos operacionais.

3. Implemente a automação

Adotar a automação é um fator importante para reduzir os custos fixos de sua empresa. Em primeiro lugar, essas ferramentas fornecerão todas as informações necessárias para o diagnóstico de processos citado anteriormente.

Além disso, ao utilizar softwares, o gestor conseguirá diminuir o tempo e a intervenção manual para tarefas mecânicas de baixo valor.

A automatização, ao assumir os trabalhos repetitivos, também permitirá que colaboradores concentrem-se em casos complexos que dependem da expertise humana.

E os benefícios continuam: as plataformas de pagamento fazem com que empresários economizem custos fixos relacionados com taxas de banco, rotinas operacionais e possíveis custos com erros causados pelo trabalho manual.

4. Busque ferramentas

Agora que você já sabe os benefícios da automação, chega a hora de procurar ferramentas que auxiliem as atividades cotidianas. No entanto, para que a escolha seja correta, é fundamental que você conheça as necessidades de sua empresa.

Temos no mercado uma enorme variedade de ferramentas que te ajudam a reduzir custos e gerenciar as finanças da instituição.

Sendo assim, a dica é: opte por um software que se mostre mais completo e que melhor se encaixe na realidade do seu negócio.

Exemplos de redução de custos

Telefonia e internet

Esses são dois exemplos de custos fixos fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa. Por conta disso, muitas pessoas podem se questionar sobre a possibilidade de gastar menos nessas contas.

Felizmente, podemos afirmar que sim, é possível reduzir custos com internet e telefonia.

Você pode estar pagando um valor muito mais alto do que realmente precisa sem saber. Para evitar esse erro, o gestor deve analisar alguns pontos importantes.

Questões como qual a velocidade de internet necessária, a quantidade de ligações interurbanas e etc, precisam ser examinadas.

Papel e impressões

Aqui temos mais um exemplo de como a tecnologia pode auxiliar na redução de custos de uma companhia.

O uso de papéis nas atividades corporativas vem diminuindo cada vez mais, dando lugar a aplicativos e automações. Ao investir em plataformas especializadas no setor financeiro, o gestor estará economizando os gastos que seriam destinados aos papéis.

Além disso, em caso de documentos que precisam realmente de uma versão física, procure fazer a impressão aproveitando os dois lados da folha.

Tarifas bancárias e empréstimos

Tarifas, empréstimos e encargos bancários no geral podem comprometer consideravelmente a saúde financeira de sua empresa. Pensando nisso, buscar a solução desses problemas nas fintechs pode ser uma excelente saída.

Essas instituições muitas vezes apresentam ofertas que oferecem um custo benefício ainda melhor que dos bancos, quando colocado na ponta do lápis, além de uma proteção de informação mais efetiva. Veja nesse link como funciona a segurança de dados em fintechs.

Uma outra saída para resolver essa problemática é utilizar uma plataforma de pagamento que te livre de taxas e encargos. A solução Transfeera tem como um dos principais diferenciais a possibilidade de reduzir custos e fugir das taxas bancárias.

Como a solução de gestão de pagamentos pode otimizar processos e reduzir custos?

Já pensou em uma plataforma capaz de auxiliar em todas as nossas dicas de como reduzir custos fixos? A Transfeera pode fazer isso e muito mais por sua empresa. Como os principais benefícios que o nosso software traz, podemos destacar:

  • Agilidade: por realizar as tarefas de forma automática, a plataforma garante que rotinas operacionais bancárias sejam concluídas em menos tempo;
  • Produtividade: Como uma consequência direta das tarefas serem realizadas de forma mais ágil, a produtividade geral da empresa tende a progredir;
  • Redução de custos: chega de se preocupar com os valores cobrados em encargos bancários. O sistema Transfeera garante que os usuários economizem o que seria gasto com taxas de transferência, pagamentos de multas, juros e cobranças de atraso;
  • Facilidade de integração: A plataforma pode ser integrada por meio de API ao sistema utilizado pela empresa. Sendo assim, o gestor não precisa trocar ferramentas ou abandonar processos;
  • Segurança: é uma das prioridades do software. A Transfeera garante que todas as transferências sejam direcionadas para a conta certa. Dessa forma, você não precisará se preocupar com falhas originadas por erros de digitação ou dados incorretos;
  • Pagamentos em um só lugar: a plataforma agrupa todas as formas de pagamentos. Assim, a vida de manter contas em vários bancos para se esquivar das taxas pode ficar no passado;
  • Relatórios e indicadores em suas mãos: para que você possa fazer o diagnóstico de processos e tomar decisões, é imprescindível que tenha dados norteadores em mãos. A Transfeera disponibiliza informações e relatórios diretamente na plataforma.

Conte com a Transfeera

Quer facilitar sua vida financeira e otimizar os pagamentos? A plataforma da Transfeera oferece os recursos necessários para aumentar a produtividade do setor de finanças de sua empresa.

Com o auxílio da solução da Transfeera, você poderá centralizar as transações, realizar pagamentos em lote e ter relatórios sobre as atividades à sua disposição quando quiser. Tudo isso visando um gerenciamento financeiro produtivo para seu negócio.

Banner Inovação em processos financeiros: em que fase sua empresa está?

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!