Processamento de Pagamentos As vantagens da folha de pagamento online e com transferências automatizadas

As vantagens da folha de pagamento online e com transferências automatizadas

Fernando Nunes

Fernando Nunes

Se você já teve problemas com erros na folha de pagamento dos seus funcionários, sabe que isso pode representar um grande impacto negativo para a empresa. São muitos os detalhes referentes às leis trabalhistas, tornando esse processo facilmente suscetível a falhas. Por isso, é tão importante considerar a automação dessa tarefa com a folha de pagamento online.

Além do salário em si, o departamento pessoal tem muitos outros pontos para calcular na folha de pagamento dos funcionários. Tributos, doações e benefícios, entre outras obrigações trabalhistas, precisam ser calculadas corretamente. Do contrário, podem levar a grandes prejuízos para o orçamento do negócio.

No entanto, muitas empresas ignoram a relevância desse processo, mantendo sua realização manualmente. E isso pode ser percebido mesmo após o negócio ter ganhado escala sem modernizar alguns pontos para obter mais eficiência.

Fazer folha de pagamento online por meio de um software de gerenciamento é uma alternativa para garantir essa otimização, contribuindo para que a empresa cresça sem o risco de falhas nos cálculos de contas a pagar.

Neste artigo, levantamos as principais vantagens de fazer todo esse processo online, desde a organização da folha de pagamento até as transferências em lote dos salários de forma automatizada.

Continue a leitura e entenda por que você deve considerar esse recurso na sua empresa.

Por que implementar a folha de pagamento online na minha empresa?

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Por ser um processo que requer conhecimentos de recursos humanos, legislação trabalhista e contabilidade, o cálculo da folha de pagamento é uma grande responsabilidade, que geralmente é atribuída à área de recursos humanos ou mesmo a uma contabilidade terceirizada.

No entanto, mesmo que os profissionais sejam especializados nessa área, quando a demanda é grande, é comum acontecerem erros. Afinal, tarefas repetitivas e exaustivas estão sujeitas a falhas humanas, naturalmente.

Sendo assim, para garantir que essa atividade seja realizada com precisão, evitando erros e problemas trabalhistas com o governo e com os próprios funcionários, é imprescindível contar com uma ferramenta de automação para fazer folha de pagamento online.

Essas são algumas das vantagens de fazer essa automação:

Menos custos com pessoal

Assim como no processo manual, calcular e processar a folha de pagamento online exige muita organização e conhecimento da legislação trabalhista.

Portanto, os profissionais da área não são dispensáveis. No entanto, a empresa pode precisar de um número menor de pessoas nesse departamento, já que um sistema é capaz de cuidar de grande parte do trabalho.

Dessa forma, mesmo que a empresa tenha que investir em uma solução inteligente para fazer folha de pagamento online, a longo prazo, ela terá economia ao reduzir custos com pessoal de recursos humanos.

Conteúdos Relacionados:

Menos riscos operacionais

Além de representar menos gastos para a empresa, fazer folha de pagamento online reduz riscos operacionais, uma vez que as tarefas são realizadas automaticamente, sem a possibilidade de erros por digitação, por exemplo.

Havendo menos riscos, a empresa também consegue ter mais resultados positivos, já que esse é um empecilho para a empresa crescer e, eliminando ele, o negócio tem oportunidade de se impulsionar.

Mais agilidade

Outra grande vantagem ao adotar um sistema para folha de pagamento online é a agilidade. Por ser realizado de forma automática, o processo leva muito menos tempo.

Então, se na sua empresa o fechamento do mês leva muitos dias, fazendo por meio de uma solução, esse processo pode ser reduzido para poucas horas.

Banner AiQFome

Não só os cálculos automatizados, mas os pagamentos também

Mais do que proporcionar que os cálculos sejam automatizados, tornando a folha de pagamento mais segura, o mercado tem tecnologias de pagamento que garantem até mesmo que as transferências para os funcionários sejam feitas sem interferência humana.

A Transfeera é uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos que permite essa facilidade por meio de API.

Os dados bancários dos funcionários são inseridos uma única vez e a solução os mantém salvos e protegidos, livrando a equipe de departamento pessoal de informá-los todo mês ou sempre que for fazer um novo pagamento.

Atenta às necessidades das empresas de reduzir as falhas nessas transferências, a Transfeera também desenvolveu um validador de contas bancárias. A solução faz uma verificação nos dados da conta do funcionário antes de efetivamente fazer o pagamento.

Se houver qualquer erro nos dados inseridos, a plataforma emite um alerta e indica qual é o possível erro: o número do CPF incorreto, por exemplo. Então, o gestor tem condições de já corrigir essa falha e, aí sim, fazer a transferência para o funcionário.

Isso evita que a empresa tenha problemas com atrasos nos pagamentos por conta de falhas nas transferências, bem como gastos desnecessários pagando taxas para refazer as transações que falharam.

Depois que os pagamentos são realizados de maneira correta, a solução ainda envia os comprovantes de transferência para os favorecidos, não sendo necessário fazer isso manualmente.

Com a Transfeera, a gestão dos pagamentos fica muito mais eficiente, possibilitando aos profissionais uma visão ampla de todos os processos e a geração de relatórios para um controle de perto.

Entenda como integrar essa solução ao ERP financeiro da sua empresa neste checklist:

Banner 11 pontos para integrar uma API de pagamentos

Para saber mais sobre como a Transfeera pode auxiliar seu negócio, solicite uma demonstração:

Quero experimentar a Transfeera gratuitamente

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!