A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira

O uso da tecnologia para uma boa gestão de recebíveis

O uso da tecnologia para uma boa gestão de recebíveis

A gestão de recebíveis está entre os principais processos de administração financeira de uma empresa para manter as contas em dia.

É essa organização que permite que o gestor tenha uma ideia mais precisa de quanto dinheiro deve entrar no curto prazo, o que contribui para um melhor planejamento de fluxo de caixa.

Por isso, fazer uma boa gestão de recebíveis é importante para otimizar o controle de finanças da empresa, especialmente se o negócio buscar estratégias inovadoras para torná-lo mais eficiente.

Neste artigo, preparamos uma lista de sugestões para você ter esse processo otimizado. Confira!

Como a tecnologia pode auxiliar a gestão de recebíveis?

Dentre as novidades que a revolução digital trouxe para o mundo dos negócios, certamente a automação de processos entra no ranking das mais eficientes para a saúde financeira das empresas.

Nesse sentido, não seria exagero afirmar que as soluções tecnológicas foram criadas para facilitar, otimizar e aumentar a assertividade durante o dia a dia. Mas colocando na prática, como essas inovações impactam a sua gestão de recebíveis? Confira abaixo!

1 – Redução do tempo investido

Provavelmente você já escutou aquele ditado de que “tempo é dinheiro”, certo? Bem, essa frase é verdadeira, especialmente quando a colocamos no contexto empresarial e de gestão de recebíveis.

A operação manual de uma gestão de recebíveis demanda muito trabalho, ou seja, muito tempo é investido para esse objetivo.

A tecnologia, ao assumir a realização desse trabalho, permite que a sua equipe foque seu tempo em outras tarefas mais estratégicas.

2 – Melhorias na gestão dos recebíveis

Bem, como resultado dessa otimização das atividades, as melhorias na gestão dos recebíveis serão ainda mais aparentes e naturais.

Além desse fator, também é importante ressaltar que a automatização da gestão de recebíveis garante um controle maior da área. Estamos falando de um sistema programado especialmente para o gerenciamento dessas informações.

3 – Maior segurança

Especialmente em tempos onde vazamento de dados infelizmente são recorrentes, a segurança das informações de sua empresa é fundamental para todo gestor. Uma solução focada nesse setor irá garantir uma proteção maior e integridade dos dados internos.

Além disso, a automação também reduz drasticamente as chances de falhas operacionais e, consequentemente, o gasto de dinheiro com refações.

Quando colocado na ponta do lápis, podemos perceber que esse é um capital que pode fazer falta no caixa da empresa, especialmente se os erros forem recorrentes. Portanto, esse tópico está diretamente ligado com a saúde financeira do negócio.

4 – Suporte para tomada de decisões

Por último, mas não menos importante, a automatização da gestão de recebíveis tem um relevante papel em um dos campos mais importantes para uma empresa: o processo de tomada de decisões.

Pense pelo seguinte lado: quanto mais informações precisas sobre o capital recebido no dia a dia da empresa, maior será a base para o gestor tomar suas decisões. Afinal, esses dados trazidos pela gestão de recebíveis indicará com assertividade os pontos de melhoria nesse setor.

Dicas para ter um processo automatizado

1. Pagamentos antecipados ou à vista

Receber o pagamento de contas antecipadamente também é uma forma prática de otimizar a gestão de recebíveis. Além disso, prefira sempre os pagamentos à vista na sua empresa.

Portanto, é fundamental criar maneiras de incentivar essa forma de pagamento, seja concedendo descontos, oferecendo brindes ou criando programas de fidelização para que os clientes optem por fazer os pagamentos em dia ou de forma antecipada.

2. Gestão de recebíveis

É essencial não apenas registrar, mas também acompanhar de forma periódica todos os recebíveis.

Isso garante um controle mais rigoroso sobre todos os valores a serem recebidos no curto prazo e também contribui para estimar se o caixa disponível será suficiente para quitar todos os custos do negócio.

A periodicidade desse acompanhamento vai depender do porte da empresa. Em negócios menores, pode ser realizado diariamente.

Já em empresas maiores, o intervalo também pode ser maior, sem que isso prejudique a eficiência da gestão de recebíveis.

Conteúdos Relacionados:

3. Cobrança de clientes inadimplentes

Acompanhar a inadimplência dos clientes é indispensável para uma boa gestão de recebíveis. Esse é um problema comum na maioria das empresas.

No entanto, quando o risco de inadimplência está alto, pode acabar gerando impacto no fluxo de caixa e dificultando que a própria empresa honre seus compromissos financeiros, além de refletir também no investimento para desenvolvimento do negócio.

Sendo assim, é preciso estabelecer um processo de cobrança de inadimplentes. Para isso, tenha uma política bem definida com parâmetros para seguir, lembrando que o contato deve ser educado e oferecer soluções para que a dívida seja quitada e ambas as partes fiquem satisfeitas.

Banner AiQFome

4. Relatórios financeiros

Para uma gestão de recebíveis eficiente, os relatórios e os demonstrativos financeiros são indispensáveis.

Os números apontados por esses documentos podem dar indicações valiosas sobre como está o controle das finanças, indicando problemas e questões que podem ser melhoradas.

Além disso, os relatórios também podem ser importantes para definir metas e estabelecer indicadores financeiros.

5. Automação no seu financeiro

A gestão de recebíveis pode ser uma rotina trabalhosa e que toma um tempo que poderia ser melhor utilizado em outras atividades mais importantes para o negócio.

Dessa forma, é importante utilizar boas ferramentas que não apenas facilitem esse processo, mas também contribuam para reduzir erros e melhorar resultados.

Para facilitar a gestão de recebíveis, contar com a tecnologia é um ótimo caminho. Os sistemas de gestão são excelentes aliados no controle financeiro, automatizando os processos e permitindo mais agilidade e produtividade nas rotinas.

É importante que a empresa implemente um sistema que tenha sido desenvolvido especificamente para essa finalidade, mostrando todas as transações feitas de forma clara, prática e direta.

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Como receber dos clientes com praticidade e segurança?

Considerando as vantagens da aplicação da tecnologia na gestão de recebíveis, a Transfeera desenvolveu a ContaTransfeera para receber, solução que permite receber e fazer pagamentos por meio do Pix.

O novo meio de pagamento do Banco Central já é bastante prático e inovador, mas, aliado à solução da Transfeera, ganha o diferencial de permitir que o QR Code gerado seja pago apenas pelo titular ou portador da conta, se a empresa assim desejar.

Essa configuração pode ser usada ao gerar o Pix Cobrança com o valor que o cliente deve pagar, fazendo a exigência de que apenas o titular consiga efetuar o pagamento. Ao evitar que outras pessoas paguem o QR Code gerado, a empresa se mantém aderente às melhores práticas de PLD (prevenção de lavagem de dinheiro).

A ContaTransfeera para receber também permite:

  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar, sem precisar acessar o Internet Banking;
  • Recebimento por Pix a qualquer dia e horário;
  • Alerta a cada nova entrada de valor na conta;
  • Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
  • Emissão de QR Code de cobrança reduzindo os custos com boletos;
  • Integração com o ERP financeiro da empresa.

Conheça a ContaTransfeera para receber

Saiba também sobre como os bancos tradicionais estão sendo transformados com as inovações proporcionadas pelo open banking. Confira este estudo:

Estudo market share de bancos: como a descentralização e a digitalização impactam os bancos tradicionais

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!