Processamento de Pagamentos
Cuidados e vantagens do pagamento e recebimento em QR Code

Cuidados e vantagens do pagamento e recebimento em QR Code

Fernando Nunes

Fernando Nunes

A evolução da tecnologia tem permitido que sejam realizados pagamentos e recebimentos por QR Code. Lidar com finanças sempre foi uma tarefa burocrática, com a exigência de inúmeras informações e senhas para realizar transações. Mas, hoje já é possível tanto pagar quanto receber fazendo a leitura de um simples código.

Você conhece as vantagens de usar o QR Code na sua empresa? Listamos neste artigo os motivos pelos quais você precisa considerar esse novo meio de transações financeiras para facilitar o seu dia a dia.

Alguns cuidados são indispensáveis para que as operações sejam realizadas com segurança. Confira nossas dicas!

Pix: como funciona o pagamento e o recebimento por QR Code para empresas?

Para que a sua empresa faça pagamentos e recebimentos por QR Code, é necessário fazer a adesão ao Pix, o meio de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Esse método está disponível para qualquer pessoa jurídica, sendo necessário apenas ter uma conta ou carteira digital em alguma das instituições financeiras participantes, como a ContaPix Transfeera.

Tendo uma conta Pix, é possível gerar o QR Code para receber dos seus clientes. Além disso, a sua empresa passa a ter a possibilidade de fazer transferências apenas lendo o QR Code gerado pelo favorecido, seja um parceiro, um fornecedor ou um funcionário.

A leitura do QR Code é feita de forma bem simples. Basta apontar a câmera do celular para escanear o código e realizar o pagamento.

Calculadora de Taxas Pix

Quais são as vantagens de usar QR Code para pagamentos e recebimentos?

1. Praticidade

Tendo uma conta ou uma carteira digital para realizar pagamentos por meio de QR Code, fica dispensado o uso de cartões e dinheiro em espécie, possibilitando mais praticidade para o dia a dia dos clientes.

O mesmo vale para os pagamentos da empresa, que se tornam muito mais práticos com a alternativa de fazer as transações por QR Code, sem precisar digitar os dados bancários.

2. Agilidade

Os pagamentos e os recebimentos via QR Code também proporcionam muito mais agilidade para as rotinas financeiras da empresa.

No caixa, por exemplo, deixa de ser necessária a contagem de cédulas e o cálculo do troco e lidar com a instabilidade dos cartões de crédito também deixa de ser um problema.

Os pagamentos a fornecedores e funcionários passam a ser um processo muito mais rápido, uma vez que é só apontar para o código dos favorecidos e as transações estão feitas.

Conteúdos Relacionados:

3. Redução de custos

Quando a empresa opta por fazer pagamentos com QR Code, os custos acabam sendo bem reduzidos. Isso porque a gestão financeira não precisa mais pagar taxas altas para fazer transferências bancárias usando TED ou DOC. O uso mais comum de QR Code é por meio do Pix, que garante taxas bem mais baixas para as operações.

Além disso, a agilidade proporcionada pelo método contribui para a redução de custos no caso dos recebimentos. Um estabelecimento que recebe pagamentos via QR Code tem filas menores e isso pode até mesmo reduzir o número de caixas.

4. Integração

As carteiras digitais permitem que a empresa tenha quase tudo em um só lugar. É possível ter em uma única plataforma serviços de pagamento, recebimento, transferência, recarga de celular e até pagamento de boletos.

A Transfeera, por exemplo, é uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos e recebimentos e pode ser integrada via API ao sistema que a empresa já tiver, agregando funcionalidades automatizadas e garantindo que a empresa não precise entrar em cada Internet Banking das instituições em que tiver conta.

Saiba mais sobre como as fintechs impulsionam os serviços financeiros:

Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

5. Segurança

Outra vantagem do uso do QR Code para pagamentos e recebimentos é que esse método tende a ser mais seguro do que outras formas de pagamento. Isso porque conta com sistema de criptografia que impede que dados sejam roubados.

Além disso, o código é atualizado com frequência para conferir mais segurança às transações financeiras.

Quais são os cuidados necessários para usar QR Code?

Já que falamos em segurança, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que as transações realizadas por QR Code sejam realmente seguras.

Como se trata de uma novidade, os criminosos aproveitam da falta de conhecimento dos usuários para aplicar golpes.

Por exemplo, é possível que QR Codes de estabelecimentos sejam substituídos por códigos falsos. Dessa forma, quando o usuário faz a leitura do código, é enviado para um endereço que infecta o smartphone ou tablet e rouba dados.

Por isso, especialistas recomendam que, antes de usar um QR Code:

  • Confira se foi enviado por um remetente confiável;
  • Fique atento ao endereço ao qual está sendo direcionado;
  • Verifique se há erros de digitação, domínios desconhecidos ou se o endereço está encurtado.

Além disso, a orientação é que, se levado até algum formulário, nunca forneça senhas ou dados pessoais sensíveis.

Com os devidos cuidados, o pagamento e o recebimento em QR Code agilizam o dia a dia das empresas.

Sem dúvida, é uma tecnologia segura e que oferece diversas vantagens, assim como outras inovações em processos financeiros. E você, sabe em que fase de inovação a sua empresa está? Responda este quiz e descubra!

Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

 

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!