A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Pagamentos

Como solicitar estorno de pagamento? Veja algumas situações que podem ocorrer

Como solicitar estorno de pagamento? Veja algumas situações que podem ocorrer

O tempo em que a experiência de pagamento era vista como apenas mais um ponto de contato com fornecedores, parceiros e colaboradores ficou no passado. Hoje, tudo pode se resumir à máxima “diga-me quantos estornos de pagamento solicitas e te direis que tipo de empresa és”.

Brincadeiras à parte, o fato é que, além de gerar dor de cabeça, um pagamento realizado incorretamente pode prejudicar a relação da pagadora com o favorecido. Quando o erro é recorrente, a imagem do negócio pode ser danificada até o ponto em que relações são cortadas.

E para que a empresa não se prejudique ainda mais e tome uma atitude realmente significativa, ela precisa corrigir a raiz do problema, certo? Pensando nisso, neste artigo decidimos tirar as principais dúvidas e trazer a melhor solução para evitar de uma vez por todas os estornos nos pagamentos.

Banner Perguntas e respostas sobre estorno de pagamento

Quais os principais problemas em solicitar estorno de pagamento?

Quando a empresa precisa estornar uma transferência bancária, por exemplo, a equipe do contas a pagar já acende um alerta vermelho. Primeiro, porque mostra que houve falha de alguém do time ou no próprio processo de gestão de pagamentos. Segundo, porque demanda que um profissional pare o que está fazendo para consertar o erro e consequentemente, outras atividades atrasam.

Além do retrabalho e do estresse, as falhas em operações online doem no caixa da empresa. Quer um exemplo? Em um estorno de TED ou DOC o banco não faz a devolução de tarifas pagas.

Mas os custos extras podem ir além. Imagine que sua empresa fez um pagamento errado para um fornecedor. Você solicitou o estorno de transferência e recebeu o valor. No entanto, na hora de realizar o pagamento de novo se deu conta de que o mesmo acabou ficando em atraso. Nessa situação, além das tarifas bancárias que terão que ser pagas em duplicidade, será necessário acrescentar à conta os juros e multas por atraso.

Falando em atrasos, precisamos lembrar que a empresa pode ter que esperar até 5 dias úteis para que a instituição bancária realize o estorno solicitado. Se depender desse dinheiro para realizar o pagamento corretamente, os custos com multas e juros vão aumentando a cada dia que passa

Banner Case Empréstimo Sim

Como estornar uma transferência bancária errada?

Sabemos que só de pensar no significado de estorno bancário você já imagina o trabalho, os custos envolvidos e os problemas que podem gerar. Tentaremos simplificar algumas situações possíveis para que você fique atento.

Quando a instituição financeira identifica o erro

Dependendo do erro cometido, o estorno de pagamento é realizado automaticamente (ou seja, o estresse é menor). Na maioria dos casos, quando o banco identifica o erro ele pede até 5 dias úteis para devolver o valor.

É o que ocorre quando a transferência foi realizada de bancos diferentes e houve erro em algum dado informado.

Quando o valor transferido for superior ao valor real

Já se os dados bancários estiverem corretos, mas o valor transferido tiver sido superior, o estorno de pagamento não deve ser solicitado ao banco. Nesse cenário, a empresa tem que procurar o favorecido e solicitar o reembolso do valor adicional.

Uma dúvida em casos como esse é: o que acontece se o favorecido se recusar a devolver o valor pago a mais? Mais uma vez, a instituição bancária não pode fazer nada. Cabe ao pagador fazer um boletim de ocorrência e procurar a justiça porque não há a obrigatoriedade da devolução.

Quando a transferência é feita para alguém que não é o favorecido

Outro problema comum é o profissional do financeiro digitar os dados bancários de outra pessoa que tenha conta na mesma instituição (ao invés de digitar os dados do favorecido). Então, como pedir estorno de transferência?

A única maneira é entrar em contato com a instituição financeira e fazer a solicitação do estorno de pagamento, o qual pode demorar um pouco. Vale destacar que a instituição não tem obrigação de devolver as tarifas de DOC ou TED quando ocorre divergência de dados bancários.

Conteúdos Relacionados:

É possível solicitar estorno de um pagamento realizado pelo PIX?

Do mesmo modo que tem como fazer estorno de transferência, é possível realizar um estorno de pagamento efetuado pelo PIX. Aqui também algumas situações podem ocorrer.

A primeira é quando a chave PIX está correta, mas o valor pago foi maior. Quando isso ocorre, o pagador precisa solicitar que o recebedor do PIX faça a devolução do valor pago.

Já quando a transferência foi realizada com os dados errados, o processo é bem semelhante ao estorno de TEDs e DOCs. Ou seja, o pagador precisa entrar em contato com a instituição bancária e requisitar o estorno. Lembramos que o estorno do PIX é elegível para pagamentos realizados nos últimos 90 dias corridos.

Como evitar um estorno de pagamento?

Vimos que é possível tentar estornar os pagamentos errados, mas isso não é garantia de que o valor voltará para a conta da empresa e mesmo que volte, o pagamento errado já rendeu prejuízos à operação. Mas então, como evitar pagamentos errados e não precisar mais perder tempo e dinheiro com este tipo de problema?

Para evitar a dor de cabeça de ter que solicitar um estorno de TED, por exemplo, os profissionais envolvidos precisam ter cuidado redobrado na hora de digitar as informações para pagamento. A empresa pode ainda contar com um fluxo de processo que procure certificar-se de que a transação não tem erros.

Todavia, como falamos de uma operação de pagamentos manual, é muito difícil ser 100% isenta de erros. Para dar garantia de que erros humanos não ocorram e você precise se preocupar com os estornos, uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos pode ajudar – e muito.

Banner Vakinha

Além de automatizar a rotina financeira, também é possível automatizar a validação dos dados bancários diretamente no recebimento das informações cadastrais do recebedor. Isso garante que antes de processar qualquer pagamento os dados bancários estão 100% corretos, garantindo que o dinheiro seja transferido para a conta certa, sendo também uma arma contra possíveis fraudes em pagamentos.

Para saber mais, invista alguns minutinhos e veja como fazer uma gestão de pagamentos sem falhas com uma solução eficiente!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!