Gestão Financeira

Quais os benefícios de vender com QR Code Pix em frente ao caixa?

Quais os benefícios de vender com QR Code Pix em frente ao caixa?

O Pix é um método de pagamentos cada vez mais requisitado no varejo do Brasil. Afinal, a ferramenta oferece uma praticidade muito maior tanto para o cliente quanto para o lojista na hora de fechar uma venda. Considerando esse fato, você já pensou em disponibilizar um QR Code de Pix no seu caixa para otimizar os pagamentos?

Imagine o seguinte cenário: um cliente chega no caixa da loja para fechar uma compra. No entanto, ao perceber que esqueceu sua carteira com cartão e dinheiro em casa, ele faz a famosa pergunta ao operador: “aceita Pix?”. Caso o estabelecimento não conte com uma solução de recebimentos Pix, é provável que a venda seja perdida.

Dessa forma, para evitar esse tipo de situação e garantir que seu estabelecimento permaneça atualizado nas novas preferências de pagamento dos clientes, é fundamental apostar no Pix.

Nesse artigo, mostramos os principais benefícios de vender com QR Code em frente ao caixa. Siga a leitura!

Quais os benefícios de oferecer QR Code Pix em frente ao caixa?

O primeiro ponto aqui é compreender que o Pix é uma método que dia após dia ganha mais popularidade no Brasil. Segundo pesquisas do C6 Bank/Ipec, 67% dos brasileiros preferem utilizar a ferramenta para pagar suas compras no varejo.

Portanto, essa informação só nos prova que o setor do varejo tem muito a ganhar ao oferecer o Pix como possibilidade de pagamentos. Confira abaixo os benefícios de apresentar QR Code Pix em frente ao caixa de seu negócio:

O estabelecimento terá custos menores

A busca por melhores alternativas para economizar é um ponto em comum entre os empreendedores.

Considerando esse ponto, utilizar o QR Code Pix no caixa é uma excelente maneira de reduzir custos nas transações.

Ao contrário do que acontece com cartões de crédito e débito (que cobram taxas altas na operação), o Pix oferece ao lojista custos muito menores.

O negócio terá dinheiro em caixa mais rápido

Outra vantagem notável do Pix é a agilidade que ele garante para as transações. Como consequência, uma solução de recebimentos Pix contribui para que o negócio conte com o dinheiro recebido em caixa mais rápido.

Ou seja, pelo fato da compensação do pagamento ser imediata, o caixa do estabelecimento ficará sempre abastecido, facilitando processos como conciliação bancária e acompanhamento do fluxo de caixa.

O Pix proporciona mais praticidade tanto para as empresas quanto para clientes

“Praticidade” é outra palavra-chave que o Pix leva para a realidade de lojas físicas ou redes. Tanto o estabelecimento quanto o cliente saem ganhando com a utilização desse método de pagamento.

O principal benefício para o consumidor é a possibilidade de realizar compras de maneira rápida e intuitiva. Literalmente, basta apenas ter o dinheiro na conta, apontar o celular para o QR Code e pronto, o pagamento é processado.

No caso do estabelecimento, o lojista tem a possibilidade de realizar pagamentos para seus funcionários e fornecedores através do Pix.

O Pix é um meio de pagamento que oferece mais segurança

Devemos destacar que o Pix é um sistema disponibilizado pelo Banco Central. Sendo assim, todas as instituições que utilizam o método passam pelo crivo do órgão. Essa regulamentação é uma garantia que gera mais credibilidade ao serviço.

QR Code Estático ou QR Code Dinâmico: qual dos dois utilizar?

Quando escutamos o termo “QR Code”, associamos logo aos já conhecidos códigos formados por uma imagem quadrada que contém informações ou facilita os pagamentos.

No entanto, você sabia que existem dois tipos de QR Code com funções diferentes? Estamos falando do QR Code estático e dinâmico.

O Banco Central distingue QR Code Estático X QR Code Dinâmico da seguinte maneira:

QR Code estático

O QR Code estático estático tem como objetivo receber pagamentos mais simples e que não precisam de processos como reconciliação, integração de sistemas e automatização de processos.

Optando pelo QR Code estático, você pode escolher um valor fixo para determinado produto. Ou seja, é possível utilizar o mesmo QR Code em diversas transações. Como consequência dessa opção, os pagamentos tornam-se mais rápidos e dinâmicos.

QR Code dinâmico

O caso do QR Code dinâmico é um pouco diferente. Ele é mais indicado para situações um pouco mais formais, sendo normalmente associado a um boleto bancário.

Esse código conta com dados mais específicos sobre o produto ou serviço vendido. Por esse fator, o QR Code dinâmico é mais recomendado para pagamentos ou cobranças em marketplaces e e-commerces no geral.

Como funciona o serviço de pagamentos QR Code Pix?

Para a empresa adicionar o Pix em seus métodos de pagamento, o primeiro passo é contratar uma fintech focada na disponibilização da ferramenta.

Outro fator que deve-se prestar atenção é na qualidade da impressão do QR Code. Nesse sentido, tome alguns cuidados para a conservação e legibilidade do código.

QR Code em frente ao caixa já é realidade na rede de hotéis Slaviero

Afinal, como funciona o uso de QR Code Pix na prática?

O uso de QR Codes em frente ao caixa é muito comum entre redes dos mais diversos ramos de atuação. No ramo de hotelaria, por exemplo, essa estratégia pode trazer grandes benefícios para o negócio.

A rede de hotéis Slaviero encontrou diversas facilidades de pagamento ao adotar a plataforma Transfeera para receber Pix. No caso dessa empresa, um QR Code estático é impresso diretamente na entrada do hotel.

Assim, o hóspede conta com a possibilidade de realizar o pagamento via Pix, caso prefira. Abrir esse leque e oferecer diferentes formas para que transações sejam feitas no ambiente do hotel contribui para a melhora da experiência do cliente.

É importante ressaltar que um pagamento fácil já pode ajudar a fidelização do consumidor.

Portanto, oferecer diferentes possibilidades para que uma transação seja feita, além de facilitar a vida do cliente, o conceito do estabelecimento também sobe.

Conheça nossa solução ContaTransfeera para Receber

Quer garantir uma rotina de recebimentos automatizada e produtiva para o seu negócio? A Conta Transfeera para receber surge como uma opção ideal para esse objetivo.

A Plataforma de Recebimentos Transfeera tem como principal objetivo realizar a automatização das rotinas de recebimentos por Pix, facilitando a realização de operações essenciais para a saúde financeira do negócio, como conciliação bancária e gerenciamento do fluxo de caixa.

Dentre as principais vantagens da plataforma de recebimentos, podemos destacar:

  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar sem a necessidade de Internet Banking;
  • Operações poderão ser realizadas de forma instantânea 24 horas por dia, 7 dias por semana por Pix, sem necessidade de esperar horas para a confirmação de pagamentos;
  • Mais transparência na relação com seus clientes e parceiros através da automatização da confirmação de recebimento;
  • Possibilidade de emitir QR Codes estáticos ou dinâmicos para fazer cobranças com Pix;
  • Economia de tempo, tanto do seu quanto do cliente.

Como vimos nesse artigo, o Pix veio para se tornar um grande aliado dos gestores.

Quer saber mais dicas de como essa ferramenta pode beneficiar o seu negócio? Esse material foi desenvolvido com o intuito de acabar com todas as dúvidas que você possa ter sobre o uso do Pix em empresas.

E o melhor: tudo 100% gratuito! Acesse o link e baixe!

Material API Pix

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!