O número de usuários Pix chegou a crescer 72% em um ano. O sucesso da modalidade de pagamentos instantâneos é tanto que você já deve inclusive ter ouvido falar do Pix internacional.
A ideia por trás do mecanismo é que, ao cruzar fronteiras, ele não perca uma de suas características principais: a agilidade. Em outras palavras, a proposta é que transferências e pagamentos com moedas diferentes sejam realizadas em até um minuto.
Ao longo deste texto damos mais detalhes dessa história e mostramos qual é a previsão de internacionalizar nosso Pix. Confira!
O que é Pix internacional?
O Pix internacional é uma modalidade de pagamentos e transferências instantâneos realizada para o envio e o recebimento de dinheiro do exterior. Assim como no Pix conforme o conhecemos, nessa versão internacionalizada todo o processo também ocorre pelo ambiente digital.
Apesar de aqui no Brasil o apelidamos carinhosamente de Pix international, a modalidade se chamará Nexus. Ela integrará sistemas de pagamentos de 60 países que já adotam um modelo similar ao nosso Pix.
Quem lidera o projeto é o Bank Of International Settlements (BIS), que seria como um banco central dos Bancos Centrais. Para definir as características do Pix internacional, o BIS conduziu 30 workshops com bancos centrais, operadores de sistemas de pagamento instantâneo, entre outros.
Como funcionará o Pix internacional?
A conexão entre remetente e destinatário acontecerá pela plataforma Nexus. Assim como no Pix em território nacional, as transações poderão ocorrer nos sete dias da semana, 24 horas por dia. Elas também terão a mesma agilidade, pois levarão até 60 segundos para serem concluídas.
Na prática, significa dizer que quando o Pix internacional funcionar, será possível realizar transações entre países que fazem parte da plataforma com agilidade e menos burocracia (por exemplo, fazer compras em um e-commerce ou marketplace do exterior ou enviar dinheiro para uma conta internacional).
Para se ter uma ideia, hoje existem mais de 50 países utilizando sistemas de pagamentos e transferências semelhantes ao Pix no Brasil. Dentre eles estão: Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Índia, México e China.
Com relação às tarifas que serão aplicadas, ainda não há informações sobre isso. O que se sabe no momento é que a responsabilidade das taxas não cairá nas mãos do Nexus. Ou seja, caberá aos bancos definir os valores a serem cobrados nas transações.
Quando o Pix internacional estará disponível para uso?
Atualmente, o projeto do Nexus está na fase conhecida por “Proof of Concept” (“Prova de Conceito”, em tradução literal), na qual são realizadas simulações. A previsão é que esta etapa siga até o final de 2022.
O desenvolvimento propriamente dito do Nexus deve iniciar em 2023. Contudo, se você está ansioso, já adiantamos que como a plataforma dependerá de integrações bastante complexas, ela não estará disponível em curto prazo.
Na realidade, não existe ainda uma data exata na qual o Pix internacional poderá ser usado pela população brasileira. Estima-se que o lançamento oficial ocorra somente em 2024 ou até mesmo em 2025.
Vale lembrar também que cada país segue sua agenda, o que significa que o Pix internacional pode começar a funcionar em diferentes datas dependendo da localidade.
Quais os benefícios do Pix internacional?
Já que o Pix é internacional, vamos dar uma olhada nas vantagens que o meio de pagamentos e transferências oferecerá:
- Possibilidade de empresas alcançarem outros mercados sem que para isso precisem adequar-se a meios de pagamentos diferentes;
- Aumento da carteira de clientes;
- Pagamentos e transferências rápidas, 24 horas por dia e de domingo a domingo (incluindo feriados);
- Taxas informadas antes de um pagamento ser confirmado (isto é, ganho de transparência);
- Tarifas serão menores do que as aplicadas em transações transfronteiriças;
- Redução de burocracias.
Já que estamos falando das vantagens do Pix internacional, aproveite e veja o que o Pix já tem feito para empresas online. Conheça três casos de sucesso da modalidade de pagamento:
A Transfeera te ajuda a alavancar seu negócio com o Pix
O Pix está cada vez mais sendo utilizado pelos brasileiros. Não oferecê-lo como meio de pagamento no checkout significa perder oportunidades de fazer negócios e deixar de ter vantagens como:
- Melhor custo nas taxas de transações;
- Dinheiro na conta em questão de segundos;
- Redução da taxa de abandono de carrinho;
- Melhores tarifas, dando à empresa mais margem para oferecer descontos;
- Melhora a gestão do estoque;
- Atração de consumidores que não possuem cartão de crédito e débito;
- Agilidade na entrega de mercadorias;
- Facilidade ao usuário na hora de pagar, pois em vez de digitar diversos dados, ele apenas insere o “apelido” da conta recebedora, ou faz um Pix “Copia e Cola” ou aponta o celular para um QR Code;
- Transações mais transparentes.
Além dos benefícios citados, você pode alavancar ainda mais seus resultados com a automação de pagamentos via Pix. É aí que entra a plataforma de pagamentos da Transfeera que pode se integrar ao seu negócio via API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicação).
Graças a essa API, toda a rotina de cash in e cash out pode ser automatizada. Além disso, com a tecnologia seu negócio online consegue ter uma experiência de checkout sem atrito. acessar dados em tempo real, como status das transações, e muitos outros benefícios.
Conheça agora mesmo mais sobre as APIs de pagamento e o que elas podem fazer pelo seu negócio.