Pagamentos

O que é e como fazer pagamentos em lote automatizados

O que é e como fazer pagamentos em lote automatizados

Empresas que realizam muitas transferências em lotes podem sofrer com a burocracia e falta de agilidade. Só para você ter ideia, há casos em que organizações levam mais de uma semana para concluírem todas as transações financeiras com seus fornecedores – e mais outra para encontrar o erro quando alguma transferência é feita incorretamente.

Em tempos nos quais a competitividade exige cada vez mais gestão financeira das empresas, elas não podem se dar ao luxo de ter que perder tempo em processos financeiros que poderiam ser realizados por uma ferramenta, muito menos com a perda de reputação e de dinheiro decorrentes dos erros humanos.

Como muita coisa pode dar errado nos pagamentos em lote, neste artigo mostramos o que você pode fazer para torná-los melhor. Para isso, saiba tudo sobre transferências em lote!

O que é pagamento em lote?

É o tipo de pagamento que permite às empresas realizarem vários pagamentos em uma só vez, enviando apenas um arquivo. O objetivo é o de ganhar tempo na tarefa, além de diminuir as chances de erros e atrasos, especialmente se o pagamento for automatizado.

Mas os objetivos do pagamento em lote vão além, e para melhor exemplificar, compartilhamos com você uma história real.

O Aiqfome, terceira maior plataforma de delivery do Brasil, enfrentava um problema comum a todas as empresas que utilizam app de delivery: a dificuldade de fazer transferências de pagamento manualmente aos restaurantes cadastrados. Esse problema é particularmente sentido quando a empresa cresce, que foi justamente o caso do Aiqfome.

Depois de ter realizado várias transferências erradas aos restaurantes cadastrados na sua plataforma, a empresa decidiu automatizar os pagamentos. Para isso, investiram na solução da Transfeera para gestão e processamento de pagamentos.

Com a ferramenta, o Aiqfome encontrou na função de pagamentos em lotes a resposta para o que precisava. Ou seja, efetuar facilmente, e sem erros, uma grande quantidade de pagamento aos estabelecimentos cadastrados.

Banner 11 pontos para integrar uma API de pagamentos

Quais as vantagens da transferência em lote automatizada?

Dos principais benefícios das transferências ou pagamentos em lote está o de facilitar a vida do financeiro. Como no exemplo do Aiqfome, já imaginou o tempo gasto tendo que digitar manualmente os dados bancários de empresa por empresa para que elas recebam seus pagamentos?

Por essa razão, fazer pagamento em lote significa simplificar a rotina. E quando as rotinas financeiras do contas a pagar são automatizadas, os ganhos de produtividade são ainda maiores. Por exemplo, a solução da Transfeera envia automaticamente o comprovante de pagamento, o que contribui também para a satisfação dos favorecidos.

Maior segurança nas transferências

Com um contas a pagar agilizado, a equipe pode ser alocada para contribuir com novos projetos, realizando, assim, atividades muito mais estratégicas. Outra vantagem muito importante atualmente é a segurança.

Evita erros humanos nos pagamentos

Não precisamos pesquisar muito para encontrar empresas que acabaram perdendo tempo e dinheiro com dados bancários digitados errados. No caso da solução da Transfeera, erros de digitação são detectados já no momento em que o pagamento está sendo preenchido. Desse modo, a empresa evita ter que arcar com o valor do estorno.

Transparência nas transações

À lista de benefícios dos pagamentos em lotes, acrescentamos outro importante: a transparência das informações. Voltando ao exemplo de um app de delivery, imagine o problema que pode dar se uma transferência para um dos restaurantes cadastrados dá errado?

Quando o pagamento é automatizado, a própria ferramenta já indica o motivo da falha. O resultado é uma comunicação muito mais eficiente com o estabelecimento e uma relação mais transparente.

Maior agilidade nos processos financeiros

Como você pode ver, quem procura agilizar e tornar mais precisos os pagamentos em lote, pode encontrar benefícios importantes em uma solução para gestão e processamento de pagamentos como a Transfeera.

É possível realizar pagamento em lote via Pix?

É verdade que com o meio de pagamento instantâneo do Banco Central as empresas ganham mais rapidez para realizarem seus pagamentos. Além disso, o Pix é uma opção melhor em termos de custos do que os métodos de transferência por TED ou DOC.

Todavia, se de um lado o Pix resolve a questão de processamento instantâneo, ele não atende às necessidades de escala. Isso não significa que empresas não possam usar um aplicativo de pagamento automatizado para as transações em lote via PIX.

Com uma solução para automatizar as rotinas financeiras, o meio instantâneo de pagamentos pode ser muito bem utilizado para transferências em lote. A ContaPix, da Transfeera, por exemplo, permite a transação financeira em lote via Pix de forma automatizada e segura, garantindo toda a gestão necessária.

Como a Transfeera pode ajudar nos pagamentos em lote?

Indo direto aos resultados, veja o que o alguns de nossos clientes já conseguiram:

Tudo isso porque nossa plataforma possibilita o agendamento de um único pagamento ou de lotes por meio de uma API. Com ela, as empresas não precisam mais fazer manualmente o envio de arquivos de remessa para a instituição bancária. Nem precisam pegar o arquivo de retorno para dar baixas nos pagamentos no ERP sendo utilizado.

Aqui você pode ter uma ideia de como fazer pagamento em lote com nossa plataforma. E não esqueça: obter escala nos pagamentos em lote, e ainda garantir que isso seja feito de maneira eficiente e com custos reduzidos, é totalmente possível com a Transfeera.

Conheça agora mesmo mais sobre nossa plataforma de pagamentos!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!