Tecnologia

Transformação digital: conheça os impactos no setor financeiro

Transformação digital: conheça os impactos no setor financeiro

Um grande número de empresas já percebeu que a tecnologia é essencial para seus negócios. Independentemente da área, contar com ferramentas tecnológicas significa, entre outras coisas, reduzir custos e aumentar a produtividade. Por isso, a transformação digital tem sido um assunto recorrente.

No departamento financeiro essa visão não é diferente. Basta vermos as fintechs e o próprio Pix para entendermos que a tecnologia é uma aliada para acelerar processos, reduzir a burocracia e melhorar a experiência do consumidor.

Já que a transformação digital no setor financeiro é uma realidade que veio para ficar, confira este conteúdo até o final e veja como implementá-la na sua área.

O que é a transformação digital?

A transformação digital consiste em usar tecnologias digitais para transformar ou criar novos processos e serviços. Seu objetivo é o de responder às demandas e expectativas do mercado e dos clientes.

Além disso, ela altera como uma empresa opera e interage com seu público. Por esse motivo, dizemos que ela muda a maneira pela qual o valor é entregue aos clientes.

Não apenas isso, pois a transformação digital busca também a evolução por meio da utilização de novas tecnologias, bem como repensa a abordagem atual para problemas comuns.

Quais os benefícios e impactos no setor financeiro?

O setor financeiro é considerado como um dos mais tradicionais. Todavia, é também um dos que mais rapidamente se adaptam às mudanças do cenário.

Uma delas está relacionada ao comportamento do consumidor, que cada vez mais tem buscado conveniência, agilidade e segurança de um lado, e menos burocracia de outro.  Assim, graças à transformação digital o setor financeiro viu mudanças como:

  • Aumento dos bancos digitais;
  • Desenvolvimento de APIs;
  • Soluções trazidas por fintechs;
  • Digitalização financeira;
  • Open Banking; e
  • Blockchain.

Na área financeira, a transformação digital também vem para atender a uma necessidade de transparência e segurança, principalmente quanto à prevenção de riscos, fraudes e vazamentos de dados.

Sobre seus benefícios, a lista é extensa, mas citamos três:

Melhora a experiência do consumidor

Os e-commerces e marketplaces estão aí para mostrar o quanto novos hábitos foram criados, notadamente o das compras digitais. Só para você entender o potencial do setor, o Brasil ocupa a primeira colocação no ranking de crescimento de compras online.

Para os negócios digitais, isso significa maior potencial de venda, mas também, mais concorrência. Com tantas empresas online oferecendo serviços e produtos similares, na era do virtual ganha quem possibilita uma melhor experiência durante toda a jornada de compra.

Isso nos leva à etapa do pagamento, que é um dos pontos de atuação da transformação digital. Por conta das tecnologias financeiras, hoje os sistemas de pagamento online trazem mais agilidade e segurança aos clientes.

Para exemplificar, temos as ferramentas que ajudam a ganhar tempo no processo de pagamento online, como é o caso das APIs. Portanto, pensando nas três vertentes – segurança, agilidade e transparência nas transações – a transformação digital tem sido fundamental para negócios online focarem na experiência de pagamento.

Ganho em produtividade

Ao utilizar as tecnologias financeiras para trabalhar com mais eficiência, os profissionais do contas a pagar e receber conseguem ser mais produtivos em seus processos diários.

Isso porque a transformação digital possibilita que o setor tenha uma rotina automatizada e que, assim, deixe tarefas repetitivas e operacionais para serem executadas pela tecnologia. Exemplos disso são as atividades de transferências individuais, atualização da planilha de pagamentos e envio de comprovantes de transferências para os favorecidos.

Todas elas ocupam um tempo considerável dos funcionários da área e os impedem de colaborarem para resultados. Com a transformação digital, os profissionais passam a ter mais tempo para atuarem em um nível mais estratégico, como pensar em melhorias no processo de pagamentos, analisar gargalos em processos etc.

Aumento na segurança das transações

As tecnologias no setor financeiro buscam atender a necessidade de melhorar a segurança no processo de pagamentos. Por isso, fintechs e outras empresas do setor estão constantemente investindo para que suas soluções sejam o mais seguras possíveis e que o cliente se sinta também seguro ao pagar por suas compras.

Qual o impacto do Pix na transformação digital?

Falar sobre a transformação digital no setor financeiro sem mencionar o Pix é impossível, pois ele tem mudado a maneira pela qual as transações financeiras ocorrem.

Mais ágil, com tarifas reduzidas e com uma criptografia mais segura, o Pix acelera a transformação digital nos meios de pagamentos. Boletos bancários, TED, DOC e cartão de crédito e débito, apesar de ainda serem usados, aos poucos vão perdendo força frente aos benefícios que o Pix traz para as empresas.

Dentre eles, está o fato de que o meio instantâneo de pagamentos é centrado no cliente. E no atual cenário, no qual a empresa precisa se moldar ao que pedem seus consumidores, o Pix é ideal, uma vez que proporciona uma experiência totalmente voltada às necessidades dos usuários.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Como implementar a transformação digital no setor financeiro?

Depois de entender melhor o que é transformação digital, vamos colocar a mão na massa. Veja alguns passos do que você pode seguir para implementá-la no seu negócio digital:

Identifique oportunidades de automação

Automação e transformação digital andam lado a lado. No setor financeiro, existem muitas oportunidades de automatização de processos. Por exemplo, você pode automatizar os pagamentos aos fornecedores ou até mesmo aos seus colaboradores, automatizar as transferências para que ocorram menos erros e gastos com estornos, entre outros.

O fato aqui é que as oportunidades para adotar a transformação digital no financeiro são variadas. Para identificá-las, você pode mapear os processos da área e ver aqueles que causam mais problemas ou que estão fazendo sua equipe perder em produtividade.

Determine possíveis obstáculos

Embarcar em uma jornada de transformação digital significa também ter que lidar com desafios. Por exemplo, sua equipe decidiu que precisava de um iniciador de pagamentos Pix para reduzir o número de etapas do cash out e, assim, melhorar a experiência do consumidor.

Acontece que sua empresa não tem expertise para criar uma API que faça isso. Para contornar esse obstáculo, você pode investir em uma API de Pagamentos desenvolvida por uma fintech que já possui experiência no setor.

O importante aqui é ter em mente que os obstáculos não podem ser um entrave para a transformação digital. Ao listá-los fica mais fácil para todos buscar por uma solução.

produto - API Iniciador de pagamentos

Aposte em APIs

Uma API de pagamento faz a ponte direta e segura com o sistema do usuário e instituições financeiras. Ela possui natureza escalonável e flexível, o que na prática quer dizer que pode ser integrada ao sistema online da loja virtual, podendo trazer vantagens como:

  • Experiência de checkout sem atrito;
  • Evitar erros na hora de digitar os dados;
  • Redução do risco de fraude e mais segurança com recursos robustos de autenticação de pagamento;
  • Acesso aos dados em tempo real, tais como status das transações e outras informações.

Utilizar uma API é uma maneira de implementar a transformação digital uma vez que ela realiza funções que incluem: automatização de transferências de valores de uma empresa para os seus parceiros, realização de operações em lote, envio automático de comprovantes de pagamentos etc.

Conheça mais sobre a API de pagamentos e veja como essa tecnologia financeira pode tornar sua área mais produtiva e melhorar os resultados. Entenda melhor clicando no banner.

Produto - API de Pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!