Gestão Financeira
Transfeera e fintechs: como ajudamos startups a escalar o negócio?

Transfeera e fintechs: como ajudamos startups a escalar o negócio?

Desenvolver e gerenciar uma fintech é um desafio para muitos empreendedores, especialmente quando o assunto é a gestão financeira. Para que seu negócio se desenvolva, ela precisa ser eficiente, e isso significa mais do que apenas do que planilhar gastos e monitorar o caixa.

É preciso pensar em soluções para dinamizar desafios da rotina, como o oferecimento de outros canais de pagamento, como o Pix ou a redução de erros com dados bancários ou estornos. Para fazer tudo isso, você pode contar com soluções desenvolvidas com segura e tecnologia ponta da Transfeera.

A Transfeera oferece para seu negócio um API completo para centralizar as principais demandas financeiras, como splits de pagamento, contas a pagar, uso do Pix Cobrança e muito mais.

Descubra a seguir como a Transfeera está ao lado das Fintechs para organizar a rotina, simplificar os processos e deixar seu dia a dia muito mais focado no que importa: os resultados.

Transfeera e fintechs: entenda como nossas soluções auxiliam startups financeiras

Uma fintech tem como principal objetivo oferecer um serviço inovador, aliado a excelente gestão financeira. Nesse contexto, podemos classificar a Transfeera como uma fintech? Sim.

A Transfeera é uma fintech que tem como objetivo fornecer soluções que facilitem processos de validação de contas bancárias e otimização das transações econômicas para as empresas do setor financeiro e marketplaces.

Atualmente, a empresa oferece duas soluções:

  • ContaTransfeera: plataforma que gerencia os pagamentos e recebimentos;
  • ContaCerta: tecnologia de validação de dados bancários.

O mercado de fintechs é um dos maiores clientes da Transfeera. Esses negócios buscam frequentemente tecnologias que visam dinamizar a produtividade do setor financeiro. Afinal, um gestor desse tipo de empreendimento compreende bem a necessidade de contar com soluções inteligentes como as oferecidas pela Transfeera.

API Economy em constante evolução

Uma API, nada mais é que uma Interface de Programação de Aplicação. Ou seja, através de ferramentas, métodos e facilidades tecnológicas que funcionam de forma interligada a outros sistemas, realizam o envio e recepção de novas informações, buscando tornar rotinas operacionais mais fáceis e otimizadas.

Com o auxílio dessas aplicações, empresas de diversos campos de atuação podem se comunicar e trocar informações. Visando assim, melhorar a experiência do usuário final.

E a importância desse conceito ganha cada vez mais relevância no mercado. Segundo a revista Forbes, as APIs são como espécies de “colas digitais” que cada vez mais empresas utilizam em suas atividades.

Além disso, pode-se observar que uma pesquisa realizada pela Gartner comprova a crescente evolução das APIs no mercado e, consequentemente, do papel das fintechs.

Segundo o estudo, das 1000 maiores empresas do mundo, três quartos já estão usando APIs em suas estratégias.

Números da própria Transfeera evidenciam a revolução que essas aplicações trazem para os negócios.

Os marketplaces que utilizam as APIs conseguem ver uma redução de 94% de seus custos de transação bancária.

Fintechs brasileiras já são cases de sucesso

O mercado das fintechs no Brasil cresce cada vez mais, enquanto a Transfeera mostra-se como uma referência em soluções financeiras para essas startups.

No nosso portfólio de clientes da área, contamos com nomes como:

  • Pay4Fun: fintech especializada em games;
  • Vakinha: referência em arrecadação e campanhas financeiras no Brasil e América Latina;
  • Paygo: plataforma de pagamentos do grupo C6 Bank;
  • Monetizze: rede para gestão e venda de infoprodutos.

No caso da Vakinha, a empresa reduziu em mais de 50% as falhas em pagamentos para usuários apenas utilizando a solução ContaCerta.

Acesse o case e confira como a Transfeera ajudou essa gigante a potencializar a assertividade operacional.

A Pay4Fun também conseguiu resultados satisfatórios utilizando as duas soluções da Transfeera.

Antes de contar com o auxílio da solução da Transfeera, a empresa tinha um média de 300 pagamentos feitos em um mês. Hoje, utilizando a solução, são mais de 17 mil pagamentos mensais.

Além disso, com a chegada do Pix, a organização passou a receber 80% dos pagamentos através da plataforma. 

Confira como a solução da Transfeera ajudou as finanças da Pay4Fun.

Sobre a Transfeera

A Transfeera é uma fintech fundada no ano de 2017 em Santa Catarina pelos empreendedores Fernando Nunes, Guilherme Verdasca e Rafael Negherbon. Atualmente atende mais de 400 clientes pelo Brasil inteiro do segmento de marketplaces e fintechs.

A motivação inicial para o surgimento da startup foi visando a resolução de uma necessidade pessoal: os altos custos cobrados para a realização de transferências bancárias (como o TED, por exemplo).

Para fugir desses valores mais altos – que se colocados na ponta do lápis, podem fazer uma diferença considerável nas finanças -, o foco inicial da Transfeera foi juntar contas e saldos em vários bancos para que transferências interbancárias sejam realizadas com tarifas muito menores.

Transfeera em números

A Transfeera, através da ContaCerta, dinamiza processos de pagamentos de mais de 50 fintechs no Brasil, checando informações de mais de 1,2 milhão de contas mensalmente. 

No período entre fevereiro de 2020 e setembro de 2021, a empresa obteve um crescimento de 130% mais clientes do mercado das fintechs utilizando esse produto.

Segundo levantamento interno, as validações básicas tiveram um aumento de 2.362% e as validações por micro-depósito cresceram 1.634% nesse mesmo tempo.

Somente no mês de em setembro de 2021, a Transfeera fez mais de 1.200.00 validações básicas para fintechs e 162.695 validações com micro-depósito.

Soluções Transfeera

Hoje, a Transfeera conta com duas soluções que visam auxiliar a saúde financeira de startups. Confira abaixo as particularidades entre elas:

Solução para pagar

A Plataforma de Pagamentos tem como principal objetivo dinamizar as rotinas de contas a pagar. Tudo isso para garantir que você e sua equipe foquem exclusivamente nos negócios. As vantagens da solução são:

  • todos os pagamentos em um único lugar, não sendo mais necessário manter contas em vários bancos;
  • redução de taxas nas transações;
  • agilidade nas rotinas de pagamentos;
  • possibilidade de realizar pagamentos em lote;
  • produção de relatórios e indicadores sobre as atividades financeiras de seu negócio;
  • comprovante de pagamentos na palma da mão.

Solução para receber

Já a Plataforma de Recebimentos Transfeera tem como foco permitir que você automatize as rotinas de recebimentos por Pix, facilitando os processos financeiros de sua fintech e melhorando o controle do fluxo da empresa.

Dentre as principais vantagens da plataforma de recebimentos, podemos destacar:

  • pagamentos e recebimentos em um só lugar sem a necessidade de Internet Banking;
  • operações bancárias poderão ser realizadas de forma instantânea 24 horas por dia, 7 dias por semana por Pix, sem necessidade de esperar horas para a confirmação de pagamentos;
  • mais transparência na relação com seus clientes e parceiros através da automatização da confirmação de recebimento;
  • possibilidade de emitir QR Codes estáticos ou dinâmicos para fazer cobranças com Pix;
  • economia de tempo, tanto do seu quanto do cliente.

Solução ContaCerta

Já a solução ContaCerta é direcionada para a validação de dados bancários durante suas transferências.

Utilizando essa ferramenta, o gestor poderá ter a certeza de que as informações das suas contas ou chaves Pix do destinatário estão corretas, evitando fraudes. 

A ContaCerta apresenta em seu desenvolvimento 4 camadas de segurança, sendo elas:

  1. validação básica do Pix: na primeira etapa, ocorre uma validação dos dados gerais do Pix do recebedor, como e-mail, CPF, telefone, CNPJ ou chave aleatória;
  2. confirmação por Micro Depósito Pix: após a primeira fase, temos a realização de um pagamento para validar a transação. Esse procedimento garante que o titular da conta é realmente a pessoa que deverá receber o valor depositado.
  3. documento do titular: nesse processo, é possível informar o documento do titular da conta para verificar se o mesmo é realmente o dono da chave Pix;
  4. mensagem junto ao micro depósito: por fim, juntamente com a validação por micro depósito, é possível inserir uma mensagem personalizada que constará no extrato do recebedor acompanhada com um código ou identificação do depósito.

Ao utilizar o ContaCerta sua empresa terá mais assertividade nos pagamentos e menos chances de refações de trabalho.

Quer saber mais detalhes sobre como está o cenário das fintechs em nosso país? Acesse e baixe gratuitamente o nosso manual da transformação digital através de APIs!

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!