Lidar com finanças sempre foi uma tarefa burocrática, com a exigência de inúmeras informações e senhas para realizar transações. Mas, hoje já é possível tanto pagar quanto receber fazendo a leitura de um simples código, conhecido por QR Code.
Você conhece as vantagens de usar o pagamento QR Code na sua empresa? Neste artigo, listamos os motivos pelos quais você precisa considerar esse meio de transação financeira para facilitar o seu dia a dia, como ele funciona, os cuidados necessários e muito mais. Boa leitura!
O que é QR Code?
QR Code é a sigla para Quick Response Code (em português, Código de Resposta Rápida). É um tipo de código de barras que possui também uma série de caracteres que funcionam como o comando de um código.
Os QR Codes podem ser lidos de qualquer dispositivo móvel com câmera, que tenha um aplicativo para a leitura e que esteja conectado a internet. Eles podem conter PDFs, imagens, URLs de site, dentre outras coisas, inclusive informações para pagamento/transferência.
Existem duas formas de pagamentos por QR Code, que são QR Code estático e QR Code dinâmico. Ambos possuem o mesmo objetivo de ser uma ferramenta facilitadora de cobrança. No entanto, existem algumas diferenças entre eles:
- QR Code estático: é a opção ideal para pequenos varejistas e prestadores de serviços. Esse tipo de código pode ser usado em várias transações. Ou seja, se o negócio virtual tem um valor fixo a receber mensalmente, ele pode passar um único código que poderá ser utilizado a cada vez.
- QR Code dinâmico: conhecido por Pix Cobrança, trata-se de um código criado por venda. Assim como em um boleto, no QR Code dinâmico é possível configurar informações que vão além do valor da compra, tais como multas, descontos e juros. A opção pode ser muito vantajosa para lojistas, prestadores de serviços, fornecedores e outros usuários.
No vídeo a seguir, Rafael Negherbon, cofundador da Transfeera, explica melhor sobre os tipos de QR Code:
Afinal, como funciona o Pagamento com QR Code?
Para realizar pagamento com QR Code tudo o que o usuário precisa fazer é apontar a câmera do dispositivo móvel com aplicativo para leitura para o código. O processo ocorre de forma rápida e com segurança.
Ao fazer o escaneamento do código, o usuário recebe diversas informações. No caso de QR Codes para pagamentos, essas informações são: dados bancários, valor do produto/serviço, data de pagamento, juros, multas etc.
Entenda as diferentes formas de Pagamento por QR Code
Para saber como fazer pagamento com QR Code, é preciso entender as diferentes formas. Dê uma olhada:
Na loja física
Em negócios físicos, o pagamento por QR Code traz mais agilidade à transação. Para que ela ocorra, o lojista precisa deixar visível para os clientes uma placa com o código.
Depois de apontar a câmera do dispositivo para a imagem, a pessoa precisa inserir o valor e confirmar o pagamento.
Online
Ao fazer compras em lojas virtuais, o QR Code pode ser exibido na tela. O procedimento para realizar o pagamento é o mesmo que no caso dos estabelecimentos físicos: o cliente escaneia o código com o dispositivo móvel, verifica os dados e finaliza o pagamento.
Por Link de pagamento
O link de pagamento é uma funcionalidade que permite aos clientes irem diretamente à página de checkout em vez de precisarem entrar na loja virtual e procurar pelo produto. Isso acontece pois o vendedor envia um endereço URL para a realização do pagamento.
Nesta URL, além da descrição do produto, constam informações como: valor, data de pagamento, método utilizado, entre outras. Explicamos melhor sobre como funciona esta ferramenta de cobrança aqui.
Por falar no assunto, você sabia que os clientes da Transfeera podem enviar links de pagamentos aos seus clientes? Fizemos um vídeo para explicar a você como é o processo. Assista-o, entenda melhor sobre a funcionalidade e veja como é fácil gerar links na nossa plataforma:
Na maquininha
Muitas maquininhas de cartão de crédito geram QR Code para pagamento. Para isso, o comerciante ou prestador de serviço precisa:
- Digitar o valor da compra;
- Selecionar a opção de crédito;
- Escolher a alternativa QR Code e confirmar.
No monitor do caixa
Na hora de fazer pagamento com QR Code, o negócio físico pode gerar o código na tela do computador. Nesse caso, o cliente precisa apontar o seu dispositivo móvel para a tela, verificar as informações que aparecem em seu celular ou tablet e confirmar a transação.
Saiba as vantagens de receber ou realizar o pagamento por QR Code
Existem alguns benefícios em oferecer pagamento QR Code para seus clientes, como praticidade, agilidade, redução de custos, integração e segurança. Entenda com mais detalhes:
Segurança
Uma das principais vantagens do uso do QR Code para pagamentos e recebimentos é a sua maior segurança em comparação com outros métodos de pagamento. Isso se deve ao sistema de criptografia empregado, que protege os dados contra roubo.
Além disso, o código é atualizado regularmente, o que contribui para uma maior proteção das transações financeiras, tornando-as mais seguras.
Agilidade
Os pagamentos e os recebimentos via QR Code também proporcionam muito mais agilidade para as rotinas financeiras da empresa.
No caixa, por exemplo, elimina-se a necessidade de contar cédulas e calcular o troco, além de não precisar lidar com problemas de instabilidade dos cartões de crédito.
Os pagamentos a fornecedores e funcionários passam a ser um processo muito mais rápido, uma vez que é só apontar para o código dos favorecidos, e as transações são concluídas instantaneamente.
Leia também:
- Pagamento Pix: diferenças entre QR Code estático e Pix Cobrança
- Os desafios do Pix para empresas e como a Transfeera otimiza pagamentos
- Facebook Pay, WhatsApp Payments, Pix: o que é melhor para minha empresa?
Praticidade
Tendo uma conta ou uma carteira digital para realizar pagamentos por meio de QR Code, fica dispensado o uso de cartões e dinheiro em espécie, dando mais praticidade para o dia a dia dos clientes.
O mesmo vale para os pagamentos da empresa, que se tornam muito mais práticos com a alternativa de fazer as transações por QR Code, sem precisar digitar os dados bancários.
Redução de custos
Quando a empresa opta por fazer pagamentos com QR Code, os custos acabam sendo bem reduzidos. Isso porque a gestão financeira não precisa mais pagar taxas altas para fazer transferências bancárias usando TED ou DOC. O uso mais comum de QR Code é por meio do Pix, que garante taxas bem mais baixas para as operações.
Além disso, a agilidade proporcionada pelo método contribui para a redução de custos no caso dos recebimentos. Um estabelecimento que recebe pagamentos via QR Code tem filas menores e isso pode até mesmo reduzir o número de caixas.
Menos erros
Na hora de fazer pagamento com QR Code, a pessoa não precisa inserir nenhum dado bancário. Isso porque, como você viu, todas as informações de pagamento já estão configuradas automaticamente. A vantagem disso é a redução da chance de erros na digitação.
E como fazer um pagamento com QR Code?
Confira o passo a passo para pagar com QR Code:
- Abra o aplicativo de banco ou carteira digital no dispositivo móvel. Certifique-se de que o app tenha um leitor de QR Code integrado. Ou, então, aponte o leitor de QR Code do seu dispositivo móvel.
- Apontando a câmera do dispositivo para o QR Code, o aplicativo irá automaticamente reconhecer o código e carregar as informações de pagamento.
- Em alguns casos, o valor será preenchido automaticamente. Se isso não ocorrer, será preciso inserir o valor correto no campo indicado.
- Após revisar as informações (valor, destinatário, etc.), é necessário confirmar o pagamento no aplicativo.
- Na maioria dos casos, é solicitada uma autenticação adicional, como senha, biometria ou reconhecimento facial, para garantir a segurança da transação.
- Após a autenticação, o pagamento será processado e aparecerá uma confirmação da transação na tela do dispositivo.
Confira também como criar um QR Code para pagamento
Para isso, você pode utilizar o aplicativo do banco ou uma plataforma específica, como a Transfeera. O procedimento para a criação do QR Code varia um pouco conforme a opção que você escolher, mas de forma geral é bem simples: basta inserir os dados da conta e da transação, e gerar o código.
Compreenda o pagamento no Pix QR Code
Para que a sua empresa faça pagamentos e recebimentos Pix por QR Code, é necessário fazer a adesão ao Pix, o meio de pagamentos instantâneos do Banco Central.
Esse método está disponível para qualquer pessoa jurídica, sendo necessário apenas ter uma conta ou carteira digital em alguma das instituições financeiras participantes, como a Transfeera.
Tendo uma conta Pix, é possível gerar o QR Code para receber dos seus clientes. Além disso, a sua empresa passa a ter a possibilidade de fazer transferências apenas lendo o QR Code gerado pelo favorecido, seja um parceiro, um fornecedor ou um funcionário.
Conclusão
O pagamento QR Code é uma maneira de aproximar o público de lojas físicas e virtuais e trazer mais agilidade às transações. A maior vantagem do método está quando ele é realizado via Pix (QR Code do Pix).
As razões para isso são várias, como: redução do abandono de carrinho, recebimento em poucos segundos após o comprador confirmar o pagamento, aumento de fluxo de caixa e mais capital de giro.
Com a solução de pagamentos da Transfeera é possível criar QR Codes para receber pagamentos por meio do Pix. Dentre as vantagens de contar com a plataforma, citamos:
- Pagamentos e recebimentos em um só lugar sem o Internet Banking
- Recebimento 24 horas por dia, 7 dias por semana por Pix
- Recebimento de alerta na API a cada nova entrada de valor na conta
- Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real
- Emissão de QR Codes de cobrança
- Integração com o ERP financeiro da empresa
A integração é feita pela API Pix, que tem como objetivos:
- Tornar a integração com soluções de automação de pagamentos mais facilitada;
- Reduzir os custos aos usuários finais;
- Ampliar a concorrência no setor de pagamentos.
Para saber as possibilidades que uma API Pix oferece aos negócios e como a sua empresa pode fazer essa integração, acesse este material.