Tecnologia

Conheça o funcionamento do Plano Recorrente e suas principais vantagens

Conheça o funcionamento do Plano Recorrente e suas principais vantagens

Uma das maneiras de garantir clientes fidelizados é adotando o plano recorrente, um sistema no qual a cobrança é feita regularmente e de forma automática. Vários tipos de negócios podem adotar essa prática, mas ela é especialmente comum nos setores de serviços e assinaturas.

Além de fidelizar clientes, a recorrência é uma ótima maneira para fortalecer o relacionamento com a marca e garantir que eles continuem utilizando seus produtos ou serviços de forma consistente. Para entender melhor o que queremos dizer, continue a leitura e veja como funciona o plano recorrente, suas vantagens, como administrar assinaturas e muito mais!

O que é Plano Recorrente?

O plano recorrente é uma modalidade de pagamento que utiliza a estratégia da cobrança recorrente, a qual consiste na realização de pagamentos automáticos em intervalos regulares, como mensal, trimestral ou anual. Assim, para utilizar um produto ou um serviço, um cliente não precisa fazer compras pontuais a cada mês.

Um exemplo comum de planos recorrentes são os serviços de streaming, como Netflix e Spotify, onde os clientes pagam uma taxa fixa mensal para acessar conteúdos de maneira contínua. Outros tipos de negócios que adotam esse modelo de cobrança são as academias, os cursos de idiomas, as empresas de softwares (SaaS) e clubes de assinatura (como clube de livros ou de vinhos).

Plano Recorrente: como funciona?

No plano recorrente são feitas cobranças automáticas em intervalos regulares, de acordo com o que foi acordado entre a empresa e o cliente. Para entender como funciona esse modelo, vamos ao exemplo de uma academia que oferece diferentes planos: mensal, trimestral, semestral e anual.

Por oferecer um maior desconto, vamos imaginar que você tenha optado pelo plano anual recorrente, com pagamentos mensais via cartão de crédito. Isso significa que os pagamentos serão configurados para ocorrer automaticamente no cartão fornecido por você. Em contrapartida, você ganha o direito de acessar os serviços da academia durante o período de vigência do contrato.

Quais são as vantagens do Plano Recorrente?

O plano recorrente traz vantagens para empresas e clientes. Dê uma olhada nas principais:

Previsibilidade financeira

Nesse sistema de cobrança a empresa recebe pagamentos recorrentes, resultando em um fluxo de receita estável e previsível. No caso do exemplo dado no tópico anterior, a academia consegue ter uma melhor previsão de caixa e também um melhor controle do cash in.

Leia também:

Comodidade

Se as empresas ganham em previsibilidade, os clientes ganham com a comodidade oferecida pela recorrência. Isso acontece porque eles não precisam se preocupar em lembrar-se de realizar pagamentos para seguir utilizando um serviço ou recebendo determinados produtos.

Fidelização

O plano recorrente é uma ótima estratégia para reter clientes, evitando que eles mudem para a concorrência. Além do mais, ao oferecer um serviço ou produto de forma contínua e sem interrupções, a empresa mantém o cliente engajado, reduzindo o risco de cancelamentos.

A recorrência é também um modo de garantir que os clientes tenham um relacionamento contínuo com a empresa, fortalecendo o vínculo com a marca.

Flexibilidade

Existem, por exemplo, os planos recorrentes mensais, trimestrais ou anuais. Em outras palavras, uma das vantagens desse modelo de pagamento é que ele pode ser adaptado para diferentes intervalos de cobrança, conforme as necessidades da empresa e de seus clientes.

Identificação de problemas no Plano Recorrente

O plano recorrente ajuda a melhorar a experiência de pagamento dos clientes. No entanto, para que isso aconteça é fundamental evitar que alguns problemas ocorram, como as falhas de pagamento, a desinformação e o cancelamento complicado. Entenda melhor abaixo:

Falhas de pagamento

As falhas de pagamento podem ocorrer por diversos motivos, como é o caso de problemas no cartão de crédito do cliente. Por exemplo, um cliente que não tem limite no cartão não terá o pagamento processado. Outro tipo de falha que pode ocorrer é por problemas técnicos no sistema de pagamento, como falhas nos servidores ou erros de conexão.

Quando problemas assim acontecem, a cobrança pode não ser processada corretamente, o que além de impactar no fluxo de caixa da empresa, pode gerar interrupções no serviço para o cliente e, consequentemente, resultar em um relacionamento negativo com a empresa.

Desinformação

A falta de informação sobre como funciona o plano recorrente – como os intervalos de cobrança, os valores, e as condições de renovação e cancelamento – costuma gerar frustrações para os clientes. A solução é sempre ser transparente nos termos do contrato e fornecer informações detalhadas no momento da adesão.

Somado a isso, a fim de garantir que o cliente esteja sempre ciente de sua situação, é indicado enviar lembretes ou notificações periódicas, como no caso de um pagamento que não pode ser processado ou de um contrato próximo de chegar ao fim.

Cancelamento complicado

Outra frustração bem comum por parte dos clientes que optam pelo plano recorrente é na hora do cancelamento. Um processo complicado, demorado e burocrático para cancelar uma mensalidade, por exemplo, tem tudo para resultar em clientes insatisfeitos que se sentem presos a um serviço que não desejam mais.

Isso afeta a reputação da empresa e acaba fazendo com que o cliente não a indique para outras pessoas, o que pode prejudicar ainda mais a imagem da marca.

Qual a diferença entre Plano Recorrente e parcelamento?

O plano recorrente e o parcelamento partem do fato de que o cliente será cobrado periodicamente. Entretanto, existe uma diferença importante, que é a seguinte:

  • No plano recorrente o cliente é cobrado automaticamente em intervalos regulares e, assim, tem acesso contínuo a um serviço ou produto. No parcelamento o que ocorre é uma compra única na qual o valor total é dividido em prestações fixas até que a dívida seja quitada.

Colocando de outra maneira, no plano recorrente, as cobranças ocorrem de forma automática e regular, enquanto no parcelamento, as parcelas são definidas de uma vez, e os pagamentos são feitos até a quitação total da compra.

Um Plano Recorrente pode ser cancelado?

Sim, é possível cancelar um plano recorrente e, inclusive, a maioria das empresas oferecem essa possibilidade até para atrair mais clientes. Para isso, vale lembrar que a política de cancelamento deve estar clara e especificada no contrato. Alguns pontos devem ser levados em consideração como:

  • O cliente precisará avisar com alguma antecedência sobre o cancelamento?
  • Existe pagamento de multa para que cancelar. Se sim, qual o valor?
  • Como o cancelamento será realizado (online, via chat, no aplicativo, entre outros meios)?

Como administrar o registro e gerenciamento de assinaturas

Para entender bem o que é plano recorrente é importante saber como fazer a gestão das assinaturas. Confira estas dicas:

Automação de cobranças

O plano recorrente traz comodidade para os clientes, mas deve também ser fácil de ser gerenciado pelas empresas. Do contrário, ele pode dar muita dor de cabeça, como é o que acontece quando são enviadas cobranças duplicadas ou em atraso.

Por esse motivo, uma das maneiras mais eficazes de gerenciar esse modelo de pagamento é automatizando o processo. Ferramentas de automação permitem a configuração de ciclos de cobrança, garantindo que os pagamentos sejam feitos de forma regular e automática (isto é, sem a necessidade de intervenção manual), o que reduz erros e aumenta a eficiência.

material - guia automação financeira

Monitoramento de falhas

A estratégia de cobrança recorrente não é isenta de falhas. Para reduzir as chances de elas ocorrerem, ou para diminuir o seu impacto, é recomendado utilizar sistemas de pagamentos que:

  • Monitorem as transações em tempo real;
  • Identifiquem problemas – como cartões de crédito recusados ou dados de pagamento desatualizados -; e
  • Notifiquem automaticamente tanto a empresa quanto os clientes da falha ocorrida.

Facilidade de renovação

Os planos recorrentes costumam, na maioria dos casos, ser renovados automaticamente ao final de cada ciclo. Caso a sua empresa adote esta prática, é fundamental garantir que o cliente seja notificado sobre a renovação, com a opção de cancelar ou modificar o plano antes que a cobrança seja realizada.

Se o plano não for renovado automaticamente, lembre-se de oferecer um processo de renovação fácil e simples de modo a aumentar a satisfação do cliente e reduzir o número de cancelamentos inesperados.

Quando adotar um Plano Recorrente?

O plano recorrente é uma estratégia de cobrança vantajosa para empresas que desejam garantir receita previsível e fidelização de clientes a longo prazo. Ele costuma trazer bons resultados para empresas que oferecem produtos ou serviços de uso contínuo.

Como exemplo estão os softwares por assinatura, academias, plataformas de streaming, negócios digitais com entrega regular de produtos, entre outros.

Como implementar um Plano Recorrente para sua empresa?

Implementar um plano recorrente exige um planejamento que deve incluir:

  • O modelo de cobrança e os termos do plano: aqui é preciso definir a periodicidade da cobrança, se haverá diferentes planos ou pacotes, se será oferecido desconto ou alguma vantagem especial para planos de longo prazo e como serão as condições de cancelamento e renovação.
  • As formas de pagamento: para planos recorrentes sua empresa pode permitir pagamentos via Pix com QR Code dinâmico, boleto bancário, crédito recorrente ou débito recorrente. Há ainda a funcionalidade de Pix Recorrente, a qual explicamos aqui.
  • A plataforma: certifique-se que o sistema de pagamentos utilizado para automatizar os planos recorrentes atende às necessidades da empresa, é fácil de usar e de integrar, oferece segurança e diferentes formas de pagamento, e possui funcionalidades atrativas.

Conclusão

O plano recorrente é uma excelente solução para empresas que oferecem serviços ou produtos que uso contínuo e que buscam previsibilidade financeira e conveniência nas transações diárias. Para oferecer essa modalidade de cobrança aos seus clientes de modo que ela proporcione uma boa experiência, lembre-se de contar com o apoio de uma plataforma de pagamentos.

Com a solução da Transfeera, sua empresa consegue emitir QR Codes dinâmicos e estáticos para pagamentos Pix. A plataforma permite pagamentos via boleto bancário, boleto Pix e cartão de crédito. Outras vantagens são:

  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar e sem o Internet Banking;
  • Redução de custos operacionais bancários;
  • Experiência de checkout sem atrito;
  • Redução do risco de fraude e mais segurança com recursos robustos de autenticação de pagamento;
  • Geração de relatórios intuitivos e completos com as transações efetuadas;
  • Envio de alerta a cada nova entrada de valor na conta;
  • Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
  • Link de pagamento;
  • Multicontas e Subcontas;
  • Pagamento de boletos ou Pix em lote por planilha
  • Plataforma web, sem necessidade de instalação
  • E muito mais!

Conheça mais sobre as vantagens da plataforma de pagamentos web da Transfeera! Clique aqui, conheça as funcionalidades da nossa solução e veja como ela ajudará sua empresa a automatizar tarefas de pagamentos e recebimentos.

Produto - Pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade